Array básico

2 respostas
M

eu to começando essa parte agora...so q não ta dando certo um programa q eu tentei fazer aqui
nesse programa eu quero armazenar 10 valores num vetor de 10 posiçoes e imprimir o valor q ta na posição array[3]:

import javax.swing.*;
public class ex2 {
	public static void main(String[] args) {

int array[] = new int[10];

String a;
	int i,qua;

for (i=0; i<array.length; i++){
		a = JOptionPane.showInputDialog(" Digite a quantidade do " + i + " vendedor");
		qua = Integer.parseInt(a);
		qua = array[i];
										}

JOptionPane.showMessageDialog(null, " valor: " + array[3]);

}	
}
mas so ta imprimindo 0...qual o erro nesse programa? abraço

2 Respostas

F

È porque o int i inicia com 0; mas a cada passada ele aumenta 1…Está estranho esse programa…Tente sempre mesmo testando fazer as boas práticas , como iniciar a classe com letras maiusculas, e dar nomes "mais reais " as variáveis…O que vc queria??? imprimir o mesmo número do array que foi escrito no painel:???Porque assim o painel inicia com 0, vc coloca qualquer número ele , aparece novamente(pois está no loop e vai aparecer 10x) e o número do vendor aumenta sempre 1…Seu array tem 10 posições , mas os elementos estão vazios…todas as 10 posições possuem 0, vc deve armazenar algum valor na posição 3

import javax.swing.*; 

public class ex2 {
   public static void main(String[] args) {

int array[] = new int[10];

String a;
  int qua;

for (int i=0; i<array.length; i++){
      a = JOptionPane.showInputDialog(" Digite a quantidade do " + i + " vendedor");
      qua = Integer.parseInt(a);
       array[i]=qua;
       JOptionPane.showMessageDialog(null, " valor: " + array[3]);
  }

}   
}

ha agora eu entendi o que vc queria…hehehehe, basta inverter o a declaração do valor do array…o que vc tava fazendo era dando um valor a qua do array na posição i…mas é ao contrário…

S

troque a linha

qua = array[i];

por
array [i] = qua;

Criado 30 de junho de 2005
Ultima resposta 1 de jul. de 2005
Respostas 2
Participantes 3