Array de botões usando NetBeans

Sou noob com NetBeans (e com o resto também ^^) e nao consigo fazer um array de botoes ja que a IDE cria uma variavel cada vez que eu adiciono um novo botao… como faço entao?

Pra que voce precisa de um Array de botoes?

na verdade é de check boxes, para testar com um loop qual check está selecionada…

acho q é isso q vc procura
segue em anexo

+/-
eu to usando o netbeans pra fazer a interface manualmente adicionando as checkboxes e tal
soh q ele cria uma variavel para cada check e a minha ideia era ter um array

Mas voce tem certeza que voce precisa disso? Ter um objeto pra cada um seria mais interessante.

Ou você só precisa saber quantos estão selecionados e não quais?

E pelo NetBeans voce nao consegue mudar isso… ele nao deixa voce mudar o código que ele vomita pra fazer as telas.

Obs: A sua foto é do Matanza?

Nada impede que você crie esse array de checkboxes manualmente:

private JCheckBox[] arrCheckBoxes; private void criaArrayCheckBoxes() { arrCheckBoxes = new JCheckBox[10]; arrCheckBoxes[0] = primeiraCheckBox; arrCheckBoxes[1] = segundaCheckBox; ... }

Para ficar mais flexível, você pode usar um ArrayList em vez de um array para armazenar essas checkboxes.

olha soh vou dar o exemplo do que eu to tentando fazer…
é tipo um cartão de loteria onde vc marca os numeros que quiser.
cada vez que vc clica na check ele tem q armazenar o numero q vc clicou mas caso ela tenha sido desmarcada, o numero correspondente nao pode ficar armazenado, por isso, usando um loop eu vou testando isSelected(); e os numeros que estiverem marcados vao ser armazenados

nao sei se ficou claro mas é por ai…
os codigos do netbeans sao muito sujos…

ah… minha foto eh o Dimebag Darrell do Pantera :slight_smile: