Opa galera,estou aqui para saber de vcs se podem me ajudar sobre o assusnto array multidimensional em java.Pode ser com exemplo,tutoriais,ou postando seus comentários…
Agaradeço desde já!! 
Opa galera,estou aqui para saber de vcs se podem me ajudar sobre o assusnto array multidimensional em java.Pode ser com exemplo,tutoriais,ou postando seus comentários…
Agaradeço desde já!! 
Faça pesquisa aqui no fórum que você poderá encvontrar várias informações úteis. :joia:
ou pergunte diretamente…
tipo, como se declara? como atribuir valor?
vc ja conhece o conceito de vetor multidimensional ???
[]'s
a melhor implementação depende do que vc quer fazer, mas genericamente é assim:Object[][] objarray = new Object[n][m]; // cria um array bi-dimensional de Object
// percorre qq array bi-dimensional
for (int i = 0; i < objarray.length; i++) {
for (int j = 0; j < objarray[i].length; j++) {
System.out.println("array("+i+","+j+") = "+objarray[i][j]);
}
}
A dimensão do array define a quantidade de for’s aninhados necessários
Opa,pessoal seguindo a dica do amigo dok,dei uma pesquisada no forum e achei umas coisas a respeito.Desculpas ter incomodado com outro tópico,era pra ter pesquisado primeiro.
Valew!!! 
Um array multidimensional é uma matriz…
Declarar uma matriz é bem simples:
int [][] matriz:
Uma coisa importante a ser dita é que em JAVA (diferentemente de outras linguagens) n ão tem arrays multidimensionais realmente, mas apenas arrays de uma dimensão. Os arrays multidiemnsionais são montados como “arrays de arrays”.
Vamos considerar um exemplo:
int [][] matriz;
matriz = new int [5][6]
Neste caso o array matriz é na verdade um array que contem 5 elementos cada qual sendo um array de seis numeros inteiros.
A expressão matriz[i] refere-se ao i-ésimo subarray ou seja, a iésima linha da tabela.Ela por si só é um array e matriz[i][j]refere-se ao j-ésimo elemento dentro do array [i].
Veja Figura:
www.comp.pucpcaldas.br/~al550252544/multidimensional.jpg
Isso é um pouco da teoria, foi retirada do livro core java - fundamentos, arrays multidimensionais é uma parte que deve ser bem estudada para não gerar problemas dificeis de serem encontrados durante a programação…principalmente operações com arrays como copiar arrays verificar igualdade etc…
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Um abraço
Até a próxima
marcosslash e viecili,obrigado pela ajuda!!!
Mas lembre-se, se você for usar array para montar listas, é melhor utilizar Collection, pois possuem métodos para auxiliar na sua iteração, evitando que você tenha que implementar e entender listas gigantescas com arrays manuais.
Além de ficar mais fácil de entender, fica mais fácil de você implementar e melhora o desempenho, já que é PADRÃO, utilizar as tecnologias já previamente testadas e aprovadas que JAVA oferece.
Dê uma olhada Vector() também…ok!?