Array (tem como relacionar um com outro)?

2 respostas
ValterCEC

Gente, tenho que fazer um programa onde tenho 5 lojas, cada loja vende 10 produtos (não interessa o que, sim valores dos produtos), eu tenho que entrar com valor(R$) do produto em cada loja, por exemplo produto numero 5 na loja 7, produto 3 na loja 1, ou seja vou entrar com produto e loja relacionando cada produto entrado com sua loja. Eu tenho que exibir um relatorio com total de vendas de cada loja, ou seja (produto1 + produto2 + produto3 … +produto 10). E ainda tenho que ter o total do total de todas as lojas (loja1 + loja2 + loja3 … + loja5).

Abaixo essa imagem pode ajudar e me entenderem:

Tentei usar vetores, mas nao consegui relacionar os dados. sou iniciante em java, este é um exercio simples, mas eu nao cnsegui, espero que possam me ajudar.
Desde ja agradesco as ideias.

obs: não quero a resposta, so quero um caminho pra eu saber pra onde eu vou.

2 Respostas

wagnerfrancisco

Ao invés de pensar em vetores, você deveria modelar classes. Uma classe Loja que contém produtos (classe Produto). produtos pode ser uma coleção como um Set ou um List, pra não haver limite de quantidade.

Para saber o total e vendas da loja, a sua classe Loja pode contabilizar os valores de seus produtos.

Para saber o total de vendas de todas as lojas, você pode percorrer todas as lojas somar o total de venda de cada loja.

Maycon_Ricardo

Você pode usar estrutura de dados.Criando uma classe com a quantidade de produtos(variaves e sets gets) e depois instanciar como list (Loja(Qtd produtos ) loja = new Loja(Qtd produtos):wink: Assim vc poderá criar quantas lojas quiser e ainda ter o valor de cada uma.
Dicas nessse post:http://www.guj.com.br/java/65061-estrutura-de-dados-em-java

Criado 26 de agosto de 2012
Ultima resposta 26 de ago. de 2012
Respostas 2
Participantes 3