Array

[color=blue]Boa tarde pessoal[/color]

Comecei a desenvolver um pequeno programa, mais estou com dificuldade para continuar porque terei que usar array tridimensional e ainda estou fraco neste assunto. Se alguem puder me ajudar estarei muito grato!

O Problema é o seguinte:
[color=darkblue]Tenho que desenvolver um programa onde os usuarios irao digitar a especie de um animal (Bovino, Caprino ou Ouvinos), Neste programa eu tenho que calcular a media do peso de cada especie para os animais do sexo masculino e feminino.[/color]

Abaixo segue até onde eu consegui fazer:

import java.io.*;
public class fazenda
{
public static void main(String args[])
{
int caprinos[]=new int[5];
int ovinos[]=new int[5];
int bovinos[]=new int[5];
String sexo[]=new String[5][];
float peso[]=new float[4];
//medias[]=new float[5];
int contcapri=0;
int contsexo=0;

BufferedReader entrada;
        entrada = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in));

try
        {

System.out.println(" Digite o numero de caprino macho");
           caprinos[contcaprim] = entrada.readLine();

System.out.println(" Digite o peso do macho");
           caprinos[contcapri] = entrada.readLine();

System.out.println(" Digite o numero de caprino femia");
           caprinos[contcaprif] = entrada.readLine();            
        }     
             catch (Exception e)
        {
            System.out.println("Ocorreu um erro durante a leitura...");
        }
    }
}

Mas como vc esta pensando em usar os arrays tri-dimensionais?? O que quero dizer eh: o que vc deseja colocar nas entradas dos arrays???

Eu precisaria colocar o peso do animal por exemplo: Bovino 100 KG e o sexo por exemplo masculino no final eu preciso saber a media do peso de bovinos masculinos e femininos. A mesma coisa para caprinos e ouvinos.

Por isso eu comentei sobre o arry tridimensional. para guardar 3 variaveis o peso, o sexo e a media de cada especie.

Que tal fazer uma classe Animal com os atributos espécie, peso e sexo? E guardar cada animal numa lista?

A média de cada espécie é feita em cálculos à parte

Com cordo com com o Bruno, já que voceesta com dificuldades com os arrays voce pode optar por uma saida mais simple! Tenho certeza que vc vai se enrolar quando tiver que percorrer os elementos do array tridimensional!!!

Pode ser, mais eu precisaria chamar esta classe depois nao é verdade? eu ainda estou iniciando no mundo java.
Voce teria algum exemplo de como ficaria isso??
obrigado!!!

É algum trabalho de faculdade?

Ainda nao estou fazendo facu.
Estou tentando resolver alguns exercicios enquanto nao consigo um estagio na area.

Faz objeto. Mesmo :shock:

Fazenda possui uma lista de caprinos, outra lista de ovinos e assim por diante. Ou então faz uma lista de animais, se preferir.

O problema é que eu nao sei muito bem usar objetos
[color=green]Se alguem tiver alguma solução como exemplo eu fico grato.[/color]

Se isso ainda não lhe ajudar, tem outros vários tutoriais no link “Artigos” do GUJ e google afora.

Obrigado!!!

Mais voces se importariam de me mostrar como ficaria este problema por que eu sou muito ancioso e queria saber como iria ficar este problema.

[color=blue]Obrigado dinovo [/color]

:shock:

A gente morre e não vê de tudo.
Se vc não sabe fazer classes e quer programar em java, é uma ÓTIMA hora para aprender.

ok, de qualquer forma valeu pela a ajuda

A Caelum tem ótimas apostilas, vale a pena aprender por lá:

Obrigado novamente.

A class animal:

class Animal {// class é a palavra reservada do java para poder criar uma class, Animal o nome da class
       //Atributos...
       double peso;
       char sexo; // caso vc queira se referir ao sexo como F ou M, ou seja usando apenas um char

}

Dando umas olhada nas apostilas da caelum vc entenderá bastante coisa sobre classes
:wink:

usa um construtor pra ficar mais bacana