ArrayList<? extends ALGO> ... ArrayList<?>

11 respostas
JAVA_S

Galera, eu estou estudando o SCJP 5, e me deparei com o seguinte problema:

Suponhamos que eu tenha uma classe:

public abstract class Animal{

.

.

.

}

e uma outra:

public class Dog extends Animal{

.

.

.

}

Em uma outra classe eu tenho o seguinte método:

public class DB{

public ArrayList<? extends Animal> fazAlgo(){

.

.

.

}

}

e tenho uma outra classe assim:

public class DBFilha extends DB{

public ArrayList<?> fazAlgo(){

return super.fazAlgo();

}

}

eu gostaria de saber oq essa instrução ( ArrayList<?> )significa e como o java entende…

Alguem sabe???

11 Respostas

ViniGodoy

O wildcard ? é mais usado no valor de entrada do método, não no retorno.

Dizer List<?> significa dizer que é uma Lista, em que o tipo interno pode ser qualquer coisa.
Dizer List<? extends X> é dizer que é uma lista, em que o tipo interno pode ser qualquer coisa que seja filho de X.
E dizer List<? super X> é dizer que é uma lista, em que o tipo interno pode ser qualquer coisa que seja pai de X.

Por exemplo:

Essa método aceita como parâmetros de entrada uma Lista das classes Number - ou qualquer uma das suas filhas (Long, Integer, Short, Byte, Double, Float) - e um comparador, que pode ser da classe Number ou qualquer um dos seus pais (no caso, creio que só Object).

E retorna uma lista de objetos do tipo Number, provavelmente ordenada.

Ratao

Legal ViniGodoy, eu tbm nao sabia rsrsrs… Valew pela explicação.

anderson.bonavides

É bom frizar que sempre que utilizamos <?>, <? extends Animal> não podemos alterar um conjunto mas podemos vizualizalo. Podemos alterar quando se trata de <? super Dog>.

LPJava

bom depois da aula de vinny so vou complementar… é o que o anderson falou quando vc tem <?> vc nao pode add nada ao conjunto pq para o compilador vc pode adicionar a coisa errada ao conjunto... entao se ver na prova um metodo que tenha uma lista usando <?> e logo em seguinda add pode marcar que nao compila.