Arredondamento e calculo

Oi Gente

Estou estudando uma forma de calculo, mas estou esbarrando em “formulas”.

Tenho uma linha de codigo que so mostra parcelamento quando o valor da parcela ultrapassa 250,00/(o valor maximo de parcelamento é em 5)

por exemplo: ele deve 500,00 vai aparecer que ele pode pagar em 2 x 250, se deve 650, (1 x 650 ou 2 x 325)

isso é so para aparecer o calculo para o usuario, nao precisa guardar nada, pois mais para frente ja tem um metodo especifico que mostra juros,total etc

eu coloquei um codigo assim:

<h:panelGroup rendered="#{numeroBean.parcelamentoFinal.total > 499.99 }"> <h:outputText id="cartaoteste" value="Você pode paggar em até :#{numeroBean.valorTotal / 10 }"> --> parcelamento no maximo em 10x ..

    Pesquisei uns calculos, mas sempre esbarra na forma de divisao para mostrar o n de parcelamento. 
    
    Tem alguma dica para isso?

não entendi muito bem o que vc quer, tem como vc ser mais clara? se tiver acontecendo algum erro posta tbm…

t+

por exemplo:

Quando o valor final for > 500 ele mostra um texto desta forma:
voce pode pagar em : 2x250
ou outro exemplo: se o valor for: 650: voce pode pagar em 2x325(sempre respeitando o valor minimo da parcela que é 250)

creio que essa linha de cima que preciso aplicar alguma formula

pq vc nao faz isso no managedBean, vc pode criar um arraylist e adicionar os valores nesse array, e na sua pagina é so percorrer esse array. mais facil.

t+

[quote=tatiana.sch]por exemplo:

Quando o valor final for > 500 ele mostra um texto desta forma:
voce pode pagar em : 2x250
ou outro exemplo: se o valor for: 650: voce pode pagar em 2x325(sempre respeitando o valor minimo da parcela que é 250)

creio que essa linha de cima que preciso aplicar alguma formula[/quote]

Só lembrando, como você está utilizando JSF, deve pensar em MVC…

Assim sendo, (quase) toda a lógica deve ficar na camada de controle ou seja, no managed bean…

voces entenderam? eu ja tenho um metodo que calcula isso tudo, mas apos a identificacao do funcionario! nao quero criar tudo de novo, apenas para mostrar um texto dizendo que ele pode parcelar, entende!?
eu poderia chamar o metodo desta regra toda nesta tela, mas ela depende de identificacao do funcionario etc etc
o texto seria apenas para mostrar as possibilidades de pagamento…

Pelo que entendi…

Ela ja tem um metodo para isso, mas o processo só possibilita ela utiliza-lo, passando por algumas etapas(regra de negocios), mas ela quer ter uma previa antes,

“Acho” que neste caso seria bom desenvolver uma classe especifica para isso…

Entao pessoal, resolvi fazer um calculo só para esta parte(embora eu nao ache necessario…mas)

no managed:

   <managed-property>
            <property-name>calculoBean</property-name>
            <value>#{calculoBean}</value>
        </managed-property>

no jsf:

   <h:panelGroup id="calculo" >
                             <t:div id="blocoTeste" >
                                      <h:outputText id="testeCalculo"  value="#{calculoBean.qtdeParcela}" >
                                                </t:div>
   </h:panelGroup>

O metodo faz o calculo correto, mas na hora de chamar no jsf para mostrar as parcelas ele esta se perdendo! :confused:

O erro esta no managed?

grata,