Artigo Intrigante

9 respostas
S

Caros colegas,
Recentemente acessando o fórum de PHP da INFOEXAME, vi um tópico que tratava sobre PHP x JSP. Entrando na thread específica fui surpreendido com alguns post´s que me surpreenderam pelo “alto conteúdo técnico e amplitude de fundamentos na condução do assunto”. Percebam que está entre aspas, e intuitivamente estou sendo extremamente irônico.
Mais surpreso ainda fiquei quando li o suposto artigo que faz questão de ser “imparcial, sério e único”. Bom, não vou comentar mais nada. Nesta altura do campeonato só posso achar graça, a partir do momento que vi que o cara no teste de conexão utilizou driver´s JDBC classe 1 para acessar o banco de dados. Nota-se que é uma sumidade na área.
Sem querer gerar polêmica, mas já gerando, acho que cada plataforma/tecnologia tem suas indicações mais adequadas, entretanto comparações amadoras, como as encontradas neste suposto “artigo” são preocupantes e/ou revoltantes. Já programei em PHP, não gostei,
mas foi uma opção pessoal e de projeto. Além de tudo o autor é confuso pacas.

Thread da INFO -> http://ferramentas.abril.com.br/aberto/forum/php/7587.shl
“Artigo” -> http://www.inf.ufrgs.br/procpar/disc/inf01008/trabalhos/sem01-1/t2/feijo/

Um abraço a todos

9 Respostas

C

Olá,
Esse tipo de comparação sempre será feito por um ou outro grupo de usuários de certa linguagem, pois programador tem muito disso, religião.
Um detalhe a que se deve observar é que JSP não foi feito para acessar banco de dados, mas sim acessar um SessionFacade que irá supri-lo de dados, usando um pool de conexões bem codificado ou até mesmo Entity Beans como é o caso em aplicações coorporativas robustas.
Conheço muito pouco de PHP, lí bastante sobre .NET e sei que HOJE não existe nada a altura de Java no lado do servidor.
Quem não gosta de JSP pode escolher dentre outros frameworks de geração dinamica baseados em Java, pois na verdade em um ambiente distribuido, JSP é apenas um tier e não o todo.
A plataforma J2EE é muito grande e abrangente para se ficar discutindo se JSP é melhor ou pior que ASP ou PHP, e no caso do J2EE o todo é muito bom.

Claudio Gualberto.
SCJP 1.4

louds

PHP é muito legal de se desenvolver, muito mais simples que JSP, porem tem suas limitações uma vez que separar a camada de lógica de negocios da de apresentação é bem menos obvio que usando JSP/Servlets.

A única coisa ruim do PHP são o monte de @ que tem que usar por todo lado…

dukejeffrie

Talvez vc queira dizer ‘$’…

Eu mudei de área na minha empresa, parei de programar em Java como havia feito nos últimos 4 anos e estava programando em PHP desde Março. PHP tem seu nicho.

Pra começar a discussão, vamos ser específicos: qualquer versão do PHP menor que 4.3 é fraca, menor que 4.1 é uma tristeza.

Mas o PHP tá vindo cada vez mais pro lado do Java, e acho que o PHP5 vai ter exceptions e tudo.

Dá pra programar OO em PHP, o que te salva muita coisa. Os arrays/hashes do PHP, descendentes do PERL, são rapidíssimos de usar. Muitas das coisas que eu fiz envolviam parsear um XML, enviar coisas por um Socket, ler de volta, e mostrar alguma coisa na tela. Posso garantir que, conhecendo os macetes da linguagem, dá pra resolver o mesmo problema com mais código em menos tempo. Isso é fantástico.

O acesso aos bancos de dados via PEAR::DB tb é muito mais simples que o JDBC. Mas continua não sendo muito OO.

Com certeza é menos robusto. Não dá pra fazer tudo o que o Java faz, e a performance cai quando a coisa esquenta muito. Mas PHP tem seu lugar, e eu hoje, provavelmente, tendo um apache configurado no meu Web Server e mão de obra pra isso, escolheria PHP pra coisas simples.

Acho que se eu já tivesse um servlet container rodando, eu provavelmente poderia reutilizar bem mais código em Java que eu já tenho, e daí não ia ter pra ninguém. Reutilização no PHP é mais difícil e complicada.

[]s!!

ozielneto

PHP é legal, mas ainda usa o antigo mecanisco do CGI, onde cada requisição cria um contexto de execução diferente… Ai o HTTPD deve controlar as Sessoes de usuário.

Ja os JavaServlets, dentro do J2EE, mudou esse conceito, pensando-se em ambientes ditribuidos…

Ou seja, PHP não suporta ConnectionPooling, HighAvailable Sessions, ThreadConcurrence, etc…

A comparação foi infeliz. Não dá pra comparar os dois modelos.

[]'s

louds

caramba oziel, vc realmente sabe alguma coisa sobre php ou ta simplesmente falando 1 monte de buzzwords?

Existe uma coisa chamada mod_php, que te permite executar php no apache, IIS e, acho eu, Iplanet dentro do contexto do webserver, ou seja, não é CGI. E isso existe desde o século passado. Assim como sessions dentro do contexto do php.
Talvez voce tenha se confundido pelo fato do php vir com um executavel que te permite rodar scripts php fora de um contexto web, ou então pelo fato que num container web p/ j2ee php so rode como cgi.

ConnectionPools são perfeitamente possiveis em PHP. PHP funciona perfeitamente no apache 2.0, ou seja, multi-threaded. Se por HighAvailable Sessions, voce se refere a clusterização, load balancing e fail-over, da sim, vc pode fazer isso com apache. Mas se vc se refere a sessions persistentes em banco que podem migrar de servidor, bom ai, ate onde eu sei, teria que ser implementado na mão…

Eu diria que da para comparar sim, mas concordo com voce quanto a ela ter sido infeliz.[/quote]

Rafael_Steil

mod_php nao funciona, da muito pau ( mod_php, nao o php como modulo dinamico do apache ). E PHP tambem NAO funciona direito com Apache 2.0… faz um seculo que sai Apache 2 e PHP ainda nao se acertou com ele ( http://www.php.net/manual/en/install.apache2.php )… Tem gente que arrisca, mas os relatos sobre bugs animais ainda sao muito comuns por ai…

Nao to dizendo que PHP eh ruim, mas eh como o Oziel disse, trabalha no modelo CGI.

Ah, e come memoria pra caramba… ( e muito disso se deve ao fato de nego pensar que memoria eh infinita… ja vi varios casos de “programadores” usando a funcao file() direto para pegar arquivos ENORMES… depois dava pau e achavam ruim… tsc, tsc, )

Rafael

louds

Agora voce me pegou, pq eu sempre tive ambos como sendo a mesma coisa.
Quanto a estabilidade, conheço 1 provedor que hospeda mais de 1000 dominios, usa mod_php e não tem reclamação alguma de pau…
PHP no apache2 funciona legal se o apache tiver configurado pra usar prefork, no modo mt, ainda é meio arriscado.

Se você quiser, onde trabalhamos usamos ele como modulo estatico do apache e isapi do IIS e não temos problema algum.

“Rafael Steil”:

Ah, e come memoria pra caramba… ( e muito disso se deve ao fato de nego pensar que memoria eh infinita… ja vi varios casos de “programadores” usando a funcao file() direto para pegar arquivos ENORMES… depois dava pau e achavam ruim… tsc, tsc, )
Rafael

PHP realmente é mais sucetivel a programadores ruins, a API ate colabora para isso. Já vi gente fazendo a mesma coisa que vc descreveu, so que em java, pegava arquivos pequenos, 1k, 2k, 100k… e lia o arquivo todo em uma String.

Uma grande vantagem que vejo no php é a maior agilidade no desenvolvimento, primeiro que modificar 1 arquivo php não resulta em vc esperar 1 ano pelo container recompilar a maldita classe e rodar apache + php localmente usa menos de 10mb de ram, com tomcat ou jetty isso é quase impossivel.

dukejeffrie

Eu acho a comparação bem feliz. Como toda boa comparação, é inconclusiva, deixa pontas soltas, etc. Ótimo assim.

Infeliz de quem não tem opção. Pra mim, o que tá errado é o modelo de “aplicação com tela no browser”, mas essa é uma outra discussão. Pra fazer coisas simples, é bem mais rápido usar php.

Mas Java é muito mais robusto. Dá pra reutilizar muito mais código. Vc não depende mais do banco de dados pra transações. Dá pra escrever código mais fácil de manter. Dá pra usar código pronto baixado da internet.

Mas pra fazer um site, PHP é mais indicado. Um site manda muito mais dados do que recebe, tem requisições simples e, de modo geral, um layout muito bem definido. Como eu disse antes, é um nicho. Pra fazer um sistema complexo, com mil formulários, prefiro Java.

[]s!

louds

Acho que no quesito ‘usar código pronto baixado da internet’ o perl da um show, o CPAN é de longe a maior biblioteca de programas.

Criado 9 de junho de 2003
Ultima resposta 16 de jun. de 2003
Respostas 9
Participantes 6