Artigo Java vs C + Plataforma

16 respostas
A

Fala ae pessoal…

Por favor, nao atirem pedras rs*

Recebi esse artigo e achei interessante postar… sei la, gerar um debate para as pessoas opinarem…

http://igbt.sel.eesc.sc.usp.br/pipermail/nsl-usp/2001-June/001296.html

[]´s :roll:

16 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Ahhh… isso, de novo, não!!! :frowning:
Vamos fazer alguma coisa mais produtiva e inteligente do que debater Java vs. C vs. C++ vs. C# vs. Delphi vs. Python vs. Scheme vs. ASM vs. Fortran vs. … , por favor!!

A

Daniel,

Sinceramente nao entendi sua atitude, afinal, nao sei qual foi o sentido do seu “produtivo”, porém, falar que discutir linguagens nao é inteligente, acho meio “bitola Java” isso…

Gosto mto do Java, porem, foi estudando “fazer cgi em C” que pude entender mto do funcionamento do Java e os “porques” de tal coisa ser melhor, tal coisa ser pior e com isso contornar determinadas solucoes…

Falar q isso nao é inteligente ou produtivo acho absurdo, se nao quer participar de uma discussão desse tipo, nao tente impedir, simplesmente nao acompanhe…

D

Não é por nada Allan… é que esse tipo de assunto é recorrente aqui no fórum. Tem dezenas de threads sobre essas comparações. A maioria delas acaba gerando flamewars que realmente não levam a nada. É por isso que ele respondeu assim. Cansa!

Desde que me conheço por programador que me acho esbarrando nesse tipo de discussão. Acho que todos. A bem da verdade, nunca tirei uma gota de proveito (IMHO).

:wink:

A

Dango…

Acredito que topicos assim para algumas pessoas “cansam” justamente pelo fato da falta de discussao…

Algumas pessoas falam: “Chega, nao discuta mais isso”, mas nao chegam a pensar q talvez metade dos frequentadores do forum nao saibam dar 5 BOAS respostas pq usar Java ou “X” (qualquer outra coisa). Usar uma linguagem pq vc foi com a cara dela? é isso entao?

Tal falta de discussao inteligente e sem “purismos” para nenhum lado seria sempre mto interessante… porem, isso nao nunca acontece, sendo esse tópico, por exemplo, já “morto” por isso, sendo que poderia ser bem melhor aproveitado…

Postei esse assunto justamente no tema “OFF-TOPIC”. Mas se o grande e “ÚNICO” objetivo desse forum é postar mensagens de Java (coisa até coerente, porem, pq ter um OFF entao?), blz…

O link que passei na primeira mensagem, liga outras mensagens, e as pessoas q postaram nao falam como algumas pessoas, assim: “Ó, o C é a melhor linguagem do mundo, mais rapido q tudo e por isso qualquer outra coisa é um lixo!!!” mas sim, mesmo q com poucos argumentos e até de uma forma meio grosseira, o kra argumentou de forma bem legal o porque de tudo o q ele disse…

Mas tudo bem, nao vou ficar discutindo isso, até pq nesse forum, esse assunto nao tem interesse…

[]´s

R

Alguém utiliza um mesmo aplicativo desktop em Java no Linux e no Windows ?

urubatan

eu uso o eclipse, o jedit, o jplucker, o DbVisualizer e o Squirrel no windows e no linux :slight_smile:

R

Salve Urubatan !
Não fui claro. Digo, um aplicativo que você criou. Ou seja, um sistema criado por você em Java (desktop) no qual é utilizado tanto no Linux quanto no Windows.

louds

Eu uso eclipse em windows, solaris e linux.

Esse argumento de compatibilidade de fonte é BESTEIRA para C/C++, isso não existe.

Pode ser que funcione para aplicativos que usem 1 toolkit como gtk+, wxwindows ou QT. Porém somente uma parte da sua aplicação vai ser portavel, a interface, e ela vai ser tão alien em alguns SOs quanto java.

Agora vejamos, eu escrevi um pequeno mp3 player, para tocar o som vou precisar usar uma API nativa de cada SO, que é completamente diferente dos outros. (read/write/ioctl no linux e a API de som no windows).

Veja que eu falei de uma coisa mais complexa, como som. Mas recursos comuns, como acesso a banco de dados, networking, io mapeada/multiplexada, pipes e muito mais é COMPLETAMENTE diferente entre SOs como windows e linux. Cade meu ReadFile no linux? Cade meu mmap no windows? Cade meu pool no windows? Cade meu WaitForMultipleObjects no linux? Cade? Cade? Não só elas tem nomes, assinaturas diferentes mas comportamento e semantica muuito diferentes.

Ou seja, com C/C++ você faz a casquinha multiplataforma e o resto todo fica engessado em uma plataforma.

Entretanto isso dificilmente é um argumento para um estudante ou programador. Isso é um argumento muito forte para corporações que desejam garantir independencia de fornecedor e preservar os recursos já investidos. Java/.NET possui um ROI muito maior que C/C++. Eu acho quase impossivel que dois projetos igualmente geridos, com o mesmo budget e restrições de tempo que sejam viaveis em Java/.NET possam ser feitas em C/C++ com a mesma qualidade.

Java não é uma questão de “eu posso trabalhar tão baixo na plataforma quanto eu desejar”, mas sim de “eu tenho uma ótima ferramenta que me produz ótimos resultados em um bom time-frame”.

Jair_Rillo_Junior

“allansk”:
Dango…

Acredito que topicos assim para algumas pessoas “cansam” justamente pelo fato da falta de discussao…

Algumas pessoas falam: “Chega, nao discuta mais isso”, mas nao chegam a pensar q talvez metade dos frequentadores do forum nao saibam dar 5 BOAS respostas pq usar Java ou “X” (qualquer outra coisa). Usar uma linguagem pq vc foi com a cara dela? é isso entao?

Tal falta de discussao inteligente e sem “purismos” para nenhum lado seria sempre mto interessante… porem, isso nao nunca acontece, sendo esse tópico, por exemplo, já “morto” por isso, sendo que poderia ser bem melhor aproveitado…

Postei esse assunto justamente no tema “OFF-TOPIC”. Mas se o grande e “ÚNICO” objetivo desse forum é postar mensagens de Java (coisa até coerente, porem, pq ter um OFF entao?), blz…

O link que passei na primeira mensagem, liga outras mensagens, e as pessoas q postaram nao falam como algumas pessoas, assim: “Ó, o C é a melhor linguagem do mundo, mais rapido q tudo e por isso qualquer outra coisa é um lixo!!!” mas sim, mesmo q com poucos argumentos e até de uma forma meio grosseira, o kra argumentou de forma bem legal o porque de tudo o q ele disse…

Mas tudo bem, nao vou ficar discutindo isso, até pq nesse forum, esse assunto nao tem interesse…

[]´s

o que o Daniel quis dizer, é que já TEVE e sempre TEM várias discussões a respeito disso. Então se alguém tiver alguma dúvida sobre, é mais fácil ir no Pesquisar do fórum e procurar sobre esses “debates” que com certeza irá encontrar

A

Louds…

Gostei do seu post, porem, uma duvida… vc chegou ao ponto mais de aplicativo, falando das API´s e tal…

O artigo q eu passei, dava uma certa importancia do comportamento da JVM nos SO… tipo, o linux tem um jeito de gerenciar memoria diferente do Win… porem, a JVM se comporta igual nos dois SO… Consequentemente, se o linux “tiver” (falo “tiver” para nao gerar discussao entre SO´s) um modo de gerenciar memoria melhor que o Win, o Java será melhor no linux… Isso foi só um exemplo q ele citou…

Por outro lado, o kra puxou a sardinha pro lado do C falando q o C nao depende de nenhuma JVM, ou seja, vc pode “modelar o funcionamento” do seu sistema de acordo com o SO…

[]´s

Allan.

louds

“allansk”:
Louds…
Por outro lado, o kra puxou a sardinha pro lado do C falando q o C nao depende de nenhuma JVM, ou seja, vc pode “modelar o funcionamento” do seu sistema de acordo com o SO…
Allan.

Sim, com C vocé não só pode como não tem opção de escrever código que depende da plataforma em questão.

Agora nem sempre isso é bom, funciona quando a aplicação não vai sair do mundinho dela, vai ser sempre o mesmo SO, compilador e arquitetura.

Quer um exemplo bem simples?

Estou desenvolvendo do windows um componente java para ser executado no linux. E vou precisar modificar ZERO linhas de código da minha aplicação para rodar ele no linux.

Se eu estivesse usando C, não poderia desenvolver exclusivamente na estação windows que estou.

Esse é meu dia-a-dia, estação windows, servidores linux, código java só não é multi-plataforma quando o desenvolvedor é uma topeira de primeira classe, com C é o oposto. Logo java é a ferramenta ideal para esse trabalho.

A

Louds…

Concordo, isso que vc falou de multi-plataforma é sem dúvida uma vantagem enorme do java…

O que realmente me chamou a atencao dakele artigo foi funcionamento da JVM igual nos SO… era isso que eu queria ver se é verdade ou nao… se é tanta desvantagem assim ou nao…

Vou citar umas partes do artigo e gostaria de saber a sua opiniao:

A história de rodar tanto em linux quanto em Windows, não é só java que faz isso. O gimp roda em windows, ele é feito em C/GTK, compilado com gcc para Windows. (não são dois códigos fontes; é o mesmo, ligeiramente modificado e recompilado para outra plataforma; programação multiplataforma é um dos pontos fortes em gnu/linux).

o q o kra falou acima, nao tira merito nenhum do Java, pelo contrario, tenta igualar o C ao Java… agora olha o q ele citou abaixo:

Acho que não fui justo aqui… Java realmente consegue rodar
quase igual tanto no windows quanto no windows (alguns detalhes
realmente furam), mas no geral, ela faz o que diz nesse ponto:
faz seu software rodar tão ruim no linux quanto roda no windows…
… assim voce nao da motivos para seus colegas que usam windows
ter inveja de voce; fica tudo lerdo e ineficiente do mesmo jeito…

esse comentário acima, em especial, que me chamou a atencao… qual sua opiniao a respeito disso?

[]´s

Daniel_Quirino_Olive

“allansk”:
Daniel,

Sinceramente nao entendi sua atitude, afinal, nao sei qual foi o sentido do seu “produtivo”, porém, falar que discutir linguagens nao é inteligente, acho meio “bitola Java” isso…

Gosto mto do Java, porem, foi estudando “fazer cgi em C” que pude entender mto do funcionamento do Java e os “porques” de tal coisa ser melhor, tal coisa ser pior e com isso contornar determinadas solucoes…

Falar q isso nao é inteligente ou produtivo acho absurdo, se nao quer participar de uma discussão desse tipo, nao tente impedir, simplesmente nao acompanhe…

Legal. Eu sou um bitolado completo em Java. Sou mesmo. Como eu disse, em um tópico anterior, tenho muita grana investida em ações da Sun Microsystems/IBM/BEA/Oracle e quero que todo mundo use Java para as minhas ações ficarem cada vez mais valorizadas. :smiley:

Agora, acho que você poderia ter aproveitado um dos zilhões de tópicos abertos que ou criticam Java ou o comparam com alguma coisa. Quer saber alguns tópicos de debates "Java versus "? Então aí vai uma listinha:
:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=9200
:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=9138
:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=8594
:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=8219
:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=7985
:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=7942
:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=5910
:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=6898
:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=2113
:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=6792
:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=6358
E por aí vai…

O que eu quis dizer com o post anterior foi que, ao invés de perdermos tempo em mais um debate inócuo, poderíamos discutir soluções para problemas reais. Ao invés de discutirmos “se C é ou não melhor do que Java”, poderíamos simplesmente botar a massa cinzenta para funcionar e pensar em uma forma de ajudar, por exemplo, o Phillip Calçado em seu projeto Cereal (http://www.jroller.com/page/pcalcado/20040308#prevayler_ejb_the_cereal_project).
Bom, é isso. Desculpe se ofendi alguém.

guariba

Daniel, um detalhe importante é que talvez para frequentadores antigos do fórum certos assuntos já podem ter sido esgotados, cansativos, ou seja lá qual adjetivo pejorativo se queira usar. Para outros que ainda não passaram por este “stress” talvez seja muito interessante a discussão.

Esse negócio de “vai lá na opção pesquisar…” pode ser uma ótima sugestão mas nunca uma exigência tipo “só posta um assunto aqui depois de ter pesquisado, lido, decorado todos os resultados”.

E como o Allan muito bem colocou: “Se não te interessa o assunto, simplesmente não leia”. Simples assim.

Faltou um pouco de tolerância e bom senso. :cry:

Hempx

faz seu software rodar tão ruim no linux quanto roda no windows…
… assim voce nao da motivos para seus colegas que usam windows

Perdoe-o porque ele não sabem o que estão falando…

E como o Allan muito bem colocou: "Se não te interessa o assunto, simplesmente não leia". Simples assim.

Não acho que o pessoal está reclamando porque isso já foi discutido varias vezes… tbm acho erro do staff do guj da um importancia a uma discussão que parece mais discussão de boteco…
VELHO VCS NÃO CAIRAM NA REAL DA INFORMATICA ATÉ HJ… NÃO EXISTE O MELHOR PRA TUDO… NÃO EXISTE A MELHOR SOLUÇÃO…

vc fazendo uma escolha vai ter vantagens e desvantagens… o mundo da informatica ao contrario que muitos pensam… nunca foi perfeito!!! Então sejam profissionais e parem com esse fanatismo infantil.

:arrow: Qual será a proxima discussão… Flamengo ou Vasco???
logico q é mengao campeão domingo mhueahueauheau :lol:

_fs

Sabem o que me irrita? Mas me irrita de verdade? É o tipo de discurso desse pessoal adepto às tecnologias Microsoft. Observem:

• Programador java: “Java é muito melhor por causa disso disso e disso.”
  • Programador C#/.Not: “Java é um lixo.”

A diferença é clara. No caso A a pessoa (que não conhece a outra linguagem) salienta as qualidades da tecnologia que usa. No caso B, que é a maneira de 90% dos artigos e opiniões que eu já li, o cara não tem mais nada pra falar, a não ser tentar denegrir com argumentos falsos uma tecnologia que ele nem conhece, pois a que ele usa não está preparada para o mundo de hoje.

Eu fico muito puto. O desgraçado nunca escreveu UMA LINHA em java e tenta “argumentar contra java”. Desculpem moderadores … mas eu quero que todas as pessoas assim VAO TOMAR NO COPO (editado pelo mala do Daniel :smiley: ).

Argh que raiva … já perdi um negócio grande porque a pessoa que tomava decisoes pensava assim … que LIXO.

Bah.

Criado 15 de abril de 2004
Ultima resposta 16 de abr. de 2004
Respostas 16
Participantes 10