Artigo: o desafio de controlar custos e demonstrar o retorno para investimentos em TI

Prezados,

estou passando para divulgar meu novo artigo. Ficaria contente com a participação da comunidade.

[]´s
Fernando Palma.

[size=18]
O desafio de controlar custos e demonstrar o retorno para investimentos em TI[/size]

A meta de TI, assim como qualquer setor dentro da empresa, é sempre fazer mais por menos. Ou seja, entregar com menor custo e risco possível, atendendo ou superando as expectativas. Ao aceitar este desafio, é comum que o gestor de TI visualize problemas comuns como os elencados seguir, não necessariamente na ordem em que estão registrados. Diversas vezes estes problemas são enumerados em artigos, cursos, literaturas e palestras sobre gestão de TI, na tentativa de encontrar uma definição melhor de como é complexo controlar custos e demonstrar o Retorno do Investimento. O que irei propor não é, entretanto, somente enumerar e descrever os fatores que fazem com que a atividade de gerenciamento financeiro se torne complexa, mas resumir estes desafios em uma única definição que realmente traduza o que se passa no dia-a-dia do gestor de tecnologia, quando se trata de gestão financeira. Uma definição que, talvez, acrescente ou sintetize tentativas anteriores de traduzir.

Um segundo objetivo é demonstrar que os desafios financeiros de TI não são necessariamente de natureza financeira. Pode parecer estranho, mas este fenômeno será descrito principalmente no desfecho.

Para atender a estes objetivos, o artigo foi planejado sob uma estrutura que apresente por si só uma conexão dos problemas com a conclusão. A estrutura é resumida a seguir.

Estrutura deste artigo:
No decorrer do artigo, serão apresentados diversos problemas que são considerados comuns quando se trata em controlar custos e justificar investimentos em TI.
Serão descritas três proposições que traduzem o ponto em comum encontrado em um ou mais problemas. Cada proposição é uma resposta para um ou mais problemas descritos, e pode ser lida também como uma suposição de alta probabilidade. Por exemplo, se uma empresa não pagou aos funcionários, cortou custos e está com as contas atrasadas, a proposição é que esta empresa esteja mal financeiramente, pois é um ponto em comum aos três problemas relatados.
O resumo das proposições será o desfecho do texto.

1. O Orçamento

Continue lendo:

http://www.portalgsti.com.br/2009/09/principais-desafios-da-ti-iii.html

Bacana o artigo cara!

PS: Só uma dica, crie uma thread específico sobre o seu portal e a responda a cada novo artigo ao invés de criar novas threads.

Ok, sugestão aceita!