Para quem tiver interesse em aprender sobre WebGL, estou escrevendo uma série de artigos sobre o assunto:
http://www.pontov.com.br/site/index.php/webgl
A WebGL já implementa o pipeline fixo da OpenGL 3.0, sem o suporte para os comandos da OpenGL 1.0. Então, se você aprendeu computação gráfica usando comandos como glBegin, glEnd, glVertex, glTranslate, vai se supreender ao descobrir que esses comandos não existem mais…
Os artigos vão cobrir os shaders básicos para iluminação e texturização, através de um exemplo prático (a construção de um terreno). O exemplo do artigo de amanhã pode ser visto aqui:
http://www.pontov.com.br/webgl/heightmap/
Também estou utilizando vários elementos do HTML5, como por exemplo os Promises. Por isso, os exemplos são testados apenas no Chrome (mas sei que rodam no Firefox também) e não rodam em celulares (talvez nos mais parrudos, mas no meu Moto G não rodam).
Os artigos não falam só de webgl pura. Estou aproveitando para explicar vários conceitos de computação gráfica, já que eles servem de suporte para as minhas aulas na pós de jogos da PUCPR.
PS: Se você quiser fazer um jogo usando WebGL, não recomendo que faça “na unha” como estou fazendo nos artigos. Embora seja uma boa conhecer como as “entranhas” da WebGL funcionam, é muito mais produtivo usar frameworks como a Unity ou a three.js.