Árvores e Florestas

Olá à todos,

Eu gostaria de conhecer um pouco mais sobre a teoria de árvores e florestas, podem me indicar algum bom material para leitura?

Agradeço antecipadamente,

Leandro

Indico duas coisas:

Florestas são diversas árvores separadas. Então imagine um grafo. A partir de um grafo, você pode criar uma árvore, certo?
Agora, se você não pegar todos os nós e formar uma árvore e depois pegar os nós que faltaram e criar uma nova árvore, virou uma floresta. (viram dois grafos desconexos e sem ciclos).
Isso é bem resumido, o interessante é você ler o livro do Cormen e diversos sites sobre isso (principalmente de universidades). Eu não passo meu material da faculade pra você porque eu teria que ver com meu professor.

É muito interessante você aprender também sobre Grafos e as outras Estruturas de Dados. (É a segunda parte que eu mais gosto em Computação).
Abraço.

Obrigado pelas indicações, estou estudando para fazer um artigo sobre árvores e florestas, dentro de um disciplina de estruturas de dados. A minha maior dificuldade é em encontrar material sobre florestas.

Obrigado,

Leandro

Entendo.
A partir de um grafo você pode formar uma árvore, como eu falei.
O livro do Cormen é referência cara, não tem o que ver. Até pra todo mundo que faz Ciência da Computação que foi pro segundo ano agora eu recomendo o livro, porque é um livro muito bom, que ajuda não só na matéria de estrutura de dados, mas em maratonas e em otimização de código também.
Tem os livros do Knuth, mas eu não posso falar bem porque nunca li.
Sobre árvores tem bastante coisa na Internet e ainda tem o material da Caelum sobre Estrutura de Dados. Não sei se tem árvore, porque só baixei, nem abri :./

Abraço.