As 10 melhores

Na opinião de vcs quais são as 10 melhores linguagens de programação de todos os tempos…?? ai vai minha lista.

[quote]
C
Java
Python
C#
Ruby and Ruby on Rails
php
Delphi
Cobol
lisp
Pascal[/quote]

ruby on rails e delphi nao sao linguagens de programacao

Pq delphi não é :?:

pq delphi é uma IDE para se trabalhar com Object Pascal …

porque ruby on rails não é…?

Olá

Delphi não é uma linguagem e sim um ambiente de programação que usa Object Pascal. Como C e C++ são 2 linguagens diferentes, então Pascal e Object Pascal também podem ser consideradas como linguagens diferentes.

Sei lá quais são as melhores linguagens mas as que mais me deram grana na vida foram: Fortran, Assembler, Clipper (na verdade não é uma linguagem e sim um p-code) e Java.

Sempre adorei C e também gosto de C++. Mas ganhei pouco dinheiro com elas.

[]s
Luca

hum, agradeço pelas explicações…
Eu programei um bom tempo em Pascal e Object Pascal(vulgo Delphi) e nunca soube disso :roll:
mas será que o pessoal de RH iria entender se eu colocasse Object Pascal no meu currículo ? :wink:

[]s

Pra min e Python e Java, assembler é linguagem de montagem não conta já cheguei a mexer com assembler, mas foi do processador mips que tem arquitetura risc de 32 bits não sei se alguém conhece, os processadores da família intel x-86 tem uma assembler porco na minha opinião, quem quer estudar assembler pega o simulador do processador mips o spim e do caralho tipo se vc tem uma operação em java

x= x+y;

em assebmer é o seguinte 
add $s0,$t1,$t2

tipo que $ representa um registrador como é de 32 bits tem 32 registradores $t1 e $t0 é temporário quando deixar de usar ele perde o valor tipos que $t1 e $t2 são as variáveis x e y são somadas e ficam no registrador $s0 que não é temporario… e interresante saber isso, claro k isso que mostrei não é nadaaaaa,
saber o que acontece por baixo da linguagem de alto nível é interresante…!

Sem querer fugir muito do tema central do tópico, mas já fugindo, o correto é Assembly ou Assembler? Sempre pensei que a linguagem em si se chama Assembly, e o montador é que é o Assembler.

Se não me falha a memória( original na kbeça é complicado rs ), assembly é a linguagem e assembler é o compilador…

[]s

Olá

Eu acho que você está certo.

E é linguagem sim. Há sistemas enormes com milhares de linhas totalmente escritos em Assembly. Um exemplo era o antigo sistema de billing da Telemar quando ainda se chamava Telerj. E muitos bancos ainda usam sistemas em Assembly.

[]s
Luca

Obrigado pela confirmação, paulovittor23 e Luca.

[quote=edymrex]porque ruby on rails não é…?[/quote]RoR é um framework web para desenvolver com Ruby.

Cara assembler quer dizer montador linguagem de montagem não é linguagem de máquina como todo mundo acha…! linguagens de máquina são números na binários…! tem como vc pode converter pra linguagem de máquina para um assembler na mão exemplo:

em java

x=y+v;

em assembler

add $s0,$t1,$t2

o processador não e de 32 bits… os bits são divididos da seguinte forma

[add] [$s0][$t1][recebe o resultado][shant][funct]
6 5 5 5 5 6

pra ficar mais fácil o 1º que ocupa 6 bits e o operador que pode ser mul sub add entre outros
rs que coloquei o registrador e de 5 bits e o operando 1
rt e o operando 2
rd recebe o argumeto e passa para o registrador de destino que é $s0 swant e a quantidade de bits a serem deslocado isso ai e pra outra coisa…
funct retorna a função que o op faz se for uma adição ele recebe 32 sub 34 o resto não de e soh para mostra qual operação devera ser feita…!
galera pega o spim e mexe vcs vão aprender fácil assembler…! quem faz ciência da computação pelomenos em universidades federais ve muito…! vo passar uma calc que fiz na facu toda comentada em assembler vcs vão enteder fácil…!

voltando para a linguagem de maquina bem
no esquema que eu mostrei soh não tem add $s0,$t1,$t2 e a unc que retorna a operaçã a ser feita… bem passando pra decimal fica assim
[0,17,18,8,0,32]

o que eu fiz bem, 32 bits não é para informar o processador da adição…?? intão ele pega o campo add que é a soma com o último que é 32 0+32=32 intão é adicão agora porque 17 e 18 e simples $t1,$t2 estão na ordem de 17 e 18 dos registradores e o temporário está em 8 agora substitue tudo que aparece o binário, pode fazer isso na calc do windows seu pc entede
a operação:
x=y+v;
como
000000 10001 10010 01000 00000 100000

isto sim é linguagem de máquina não assembler…!

Delphi é sim uma linguagem de programação, no inicio era Object Pascal, mas depois foi renomeada para Delphi.

Rails é considerada uma DSL para Ruby, logo é razoável ser listada como uma linguagem também.

meu voto ai vai para o php… ja ganhei dinheiro com a linguaguem. .e realmente eu acho uma linguaguem de programacao bastante eficiente nunca tive dor de cabeça nem problemas com o php… ja o asp… nao vou votar no java pq ainda to estudando e agora so to investindo. Mas java e php foi as linguaguens que bastante tive uma produtividade bastante prazeroza ate para aprender. As outras linguaguens nunca programei… tirando pascal, C e delphi - onde os dois primeiros vi na facul e delphi começei a estudar depois desistir… mais eu particulamente gostei mais de vb que o delphi… :smiley:

Acredito que a linguagem depende de o que vc vai fazer… mas meio às cegas, eu votaria assim:
JAVA
C#
Ruby
PHP 5
C++
Python
Pearl
Lisp
Javascript (???)
DarkBasic (???) num é bem uma lg de programação mas eu curtia… rs

Na opiniao de vcs quais sao as 10 melhores linguas de todos os tempos? A minha lista seria:

1 - Koreano
2 - Alemao
3 - Latim
4 - Ingles
5 - Portugues
6 - Italiano
7 - Polones
8 - Japones
9 - Tupi-Guarani
10 - Holandes

Na opiniao de vcs quais sao as 10 melhores linguas de todos os tempos? A minha lista seria:

1 - Koreano
2 - Alemao
3 - Latim
4 - Ingles
5 - Portugues
6 - Italiano
7 - Polones
8 - Japones
9 - Tupi-Guarani
10 - Holandes[/quote]

Poxa, a melhor lingua com quem já tive contato em todos os tempos, foi de uma ex-namorada minha, mas rapaz que lingua ela tinha… :smiley:

Vulgo Boca Loca!

AEiuAEIuAIEHAEIuhAEIUhEIHAEiHAEiehiaehehAEI

brincadeira!