SÃO PAULO - A partir de mais de 150 mil relatos enviados por profissionais, o site “Glassdoor” compilou as 25 perguntas mais inusitadas feitas a candidatos durante entrevistas de emprego ao longo de 2011.
Muitas delas foram direcionadas a pessoas interessadas em cargos gerenciais. Confira a seguir:
Ranking
Pergunta
Cargo e empresa
1
Quantas pessoas estão usando o Facebook em São Francisco numa sexta-feira às 14h30?
Gerente de vendas do Google
2
Não vou falar nada por cinco minutos; me entretenha.
Associado de programa de liderança da Acosta
3
Se os alemães fossem o povo mais alto do mundo, como você provaria?
Gerente de marketing da Hewlett-Packard
4
O que você acha de gnomos de jardim?
Funcionário do supermercado Trader Joe’s
5
As suas notas na universidade refletem seu potencial?
Associado de marketing da consultoria Advisory Board
6
Mahatma Gandhi teria sido um bom engenheiro de software?
Analista da Deloitte
7
É preferível ser o melhor funcionário e ter colegas que te odeiam ou o número 15 com colegas que gostam de você?
Associado de vendas da ADP
8
Como você curaria a fome mundial?
Funcionário da Amazon
9
Quarto, mesa ou carro - qual você limpa primeiro?
Funcionário da Pinkberry
10
A vida te fascina?
Analista de impostos da Ernst & Young
11
Se te derem 20 lâmpadas e um prédio de 100 andares, como você determina em que andar elas quebram?
Engenheiro da Qualcomm
12
Por favor, soletre “diverticulite”.
Gerente de engenharia da EMSI
13
Liste cinco usos para um grampeador sem grampos.
Analista de negócios da Evalueserve
14
Quanto os moradores de Dallas gastaram com gasolina em 2008?
Gerente na American Airlines
15
Como você colocaria um elefante em uma geladeira?
Assistente no Horizon Group
16
Você tem um buquê de flores. Todas menos duas são rosas, todas menos duas são margaridas e todas menos duas são tulipas. Quantas flores você tem?
Consultor de projetos da Epic System
17
Quantos aviões estão voando sobre o Kansas neste momento?
Analista de demanda da Best Buy
18
De quantos jeitos diferentes é possível levar água de um lago no pé de uma montanha para o topo da mesma?
Estagiário de engenharia nos parques Disney
19
Quanto é 37 vezes 37?
Corretor assistente da Jane Street Capital
20
Se você fosse um super-herói, que superpoder você teria?
Auditor da seguradora Rain and Hail
21
Se você fosse um programa office da Microsoft, qual você seria?
Funcionário de e-commerce da Summit Racing
22
Coca ou Pepsi?
Gerente de projetos do grupo United Health
23
Você está expirando ar quente?
Gerente de clientes da Walker Marketing
24
Você está em um barco a remo, que está em um grande tanque cheio de água. Você tem uma âncora a bordo, que você joga no tanque (a corrente é longa o suficiente para a âncora deitar inteiramente no fundo). O nível de água do tanque aumenta ou cai?
Engenheiro mecânico da Teslo Motors
25
O que você acha daqueles palhaços no congresso?
Trainee da Consolidated Electrical
algumas até chegam a fazer sentido, como a do google que eles querem avaliar o que voce faz ao encarar uma questao fora da sua zona de conhecimento
um amigo meu que fez entrevistano google recebeu uma pergunta do tipo: “O mercado de cana de açucar e alcool deve crescer quanto para suportar a frota de 2016 juntamente com a copa ?”, eu saberia a resposta rs …
[quote=mcarabolante]algumas até chegam a fazer sentido, como a do google que eles querem avaliar o que voce faz ao encarar uma questao fora da sua zona de conhecimento
um amigo meu que fez entrevistano google recebeu uma pergunta do tipo: “O mercado de cana de açucar e alcool deve crescer quanto para suportar a frota de 2016 juntamente com a copa ?”, eu saberia a resposta rs …[/quote]
Mesmo por que, a copa é em 2014…
Na realidade, perguntas que destoam de coisas específicas são sempre uma forma de testar a capacidade de raciocínio, interação e conhecimento da atualidade.
Já participei de processos seletivos em que o entrevistador simplesmente chegou na sala onde os candidatos estavam e perguntou “Quem leu a gazeta do povo* hoje?” todos os que levantaram a mão foram para a próxima fase, os que não leram (ou não mentiram que leram) foram eliminados (eu fui eliminado).
Isto não é novidade, é algo que, in ou felizmente acontece todos os dias por aí.
De qualquer forma, ainda é melhor que teste do sofá…
*Gazeta do povo é um jornal impresso, publicado no Paraná, para quem não for daqui.
[quote=drsmachado][quote=mcarabolante]algumas até chegam a fazer sentido, como a do google que eles querem avaliar o que voce faz ao encarar uma questao fora da sua zona de conhecimento
um amigo meu que fez entrevistano google recebeu uma pergunta do tipo: “O mercado de cana de açucar e alcool deve crescer quanto para suportar a frota de 2016 juntamente com a copa ?”, eu saberia a resposta rs …[/quote]
Mesmo por que, a copa é em 2014…
Na realidade, perguntas que destoam de coisas específicas são sempre uma forma de testar a capacidade de raciocínio, interação e conhecimento da atualidade.
Já participei de processos seletivos em que o entrevistador simplesmente chegou na sala onde os candidatos estavam e perguntou “Quem leu a gazeta do povo* hoje?” todos os que levantaram a mão foram para a próxima fase, os que não leram (ou não mentiram que leram) foram eliminados (eu fui eliminado).
Isto não é novidade, é algo que, in ou felizmente acontece todos os dias por aí.
De qualquer forma, ainda é melhor que teste do sofá…
*Gazeta do povo é um jornal impresso, publicado no Paraná, para quem não for daqui.[/quote]
uma pergunta que sempre é feita é: diga 2 defeitos seus, e o que faria/fará para melhorar…
vou começar a perguntar 2 defeitos da empresa e o que será feito para melhorar…hehe
uma pergunta que sempre é feita é: diga 2 defeitos seus, e o que faria/fará para melhorar…
vou começar a perguntar 2 defeitos da empresa e o que será feito para melhorar…hehe
[/quote]
Nessa minha foram 3 defeitos. Quando eu falava o cara respondia “Esse não vale, fala outro.”, nessa hostória acho que acabei falando uns 5 ou 6.
A pergunta: Se te derem 20 lâmpadas e um prédio de 100 andares, como você determina em que andar elas quebram?
Engenheiro da Qualcomm No andar que as coloca???
Eu nem a pergunta entendi :shock:
[quote=Mstanguine]Uma pergunta que sempre me intriga, é quando perguntam: “Você quer mesmo trabalhar aqui na empresa?”
Tipo como se fossem responder: “Não, só vim na entrevista porque não tinha nada pra fazer, e vim da umas voltas por ai.”[/quote]
Esse tipo de pergunta é um clássico.
Mas serve para identificar a motivação do candidato.
Se a única motivação é $$$, geralmente o mesmo é reprovado.
Se o mesmo demonstra entusiasmo, vontade, ele é aprovado.
Agora, a mais cretina é “Por que eu devo te contratar?”
“Sei lá, hoje o sol está em saturno e o meu horóscopo dizia que eu ia encontrar o amor da minha vida e um ótimo emprego” seria uma resposta bem bacana.
Ontem eu tive uma conversa muito louca com uma analista de RH (psicóloga) em uma entrevista. Os dois serios, de frente um para o outro: ela me indagou: como seria trabalhar em uma pastelaria, em uma empresa cujo os prazos são apertados, etc… Eu disse: se eu soubesse onde eram guardados o “queijo” e o “presunto”, tranquilo… =)
Ontem eu tive uma conversa muito louca com uma analista de RH (psicóloga) em uma entrevista. Os dois serios, de frente um para o outro: ela me indagou: como seria trabalhar em uma pastelaria, em uma empresa cujo os prazos são apertados, etc… Eu disse: se eu soubesse onde eram guardados o “queijo” e o “presunto”, tranquilo… =)
[]'s [/quote]
eu ja diria: seria maravilhoso, se a pastelaria fosse minha e os prazos eu que os apertasse :twisted:
[]'s [/quote]
Essa você precisa ter bastante paciencia para responder…senão…
A famosa “Por que devemos te contratar ?” soa um tanto igual a “Por que o cachorro atravessou a rua ?” …
resposta dos sonhos “porque voces estão a 5 meses procurando um desenvolvedo enquanto eu estou a 1 dia procurando emprego, alias por que eu deveria trabalhar pra voces ?” levantar chutar a cadeira e ir embora like a boss
[quote=mcarabolante]A famosa “Por que devemos te contratar ?” soa um tanto igual a “Por que o cachorro atravessou a rua ?” …
resposta dos sonhos “porque voces estão a 5 meses procurando um desenvolvedo enquanto eu estou a 1 dia procurando emprego, alias por que eu deveria trabalhar pra voces ?” levantar chutar a cadeira e ir embora like a boss[/quote]
Já passei por perguntas como essas durante uma contratação. Vieram várias respostas à cabeça:
Porque eu sou foda. Aliás, eu devo perguntar: porque eu deveria trabalhar aqui?;
Porque essa empresa é uma merda e vocês não vão achar mais ninguém pra preencher, mesmo;
Porque vocês precisam de um funcionário e eu preciso de emprego;
Porque sim;
Porque com um salário ridículo desses e o tanto de exigências, eu sou o único idiota disponível;
Se você não sabe, porque eu deveria saber? Isso é o seu trabalho, não o meu.
Aliás, eu nunca ví, em nenhuma dessas relações de perguntas famosas, se o Google pergunta isso. Soa extremamente prepotente (aliás, se tiver alguém de RH que lê isso e está passando por aqui, fica a dica: nunca, jamais, pergunte isso numa entrevista, porque é a coisa mais patética do mundo a se perguntar).
[quote=Maracuja][quote=mcarabolante]A famosa “Por que devemos te contratar ?” soa um tanto igual a “Por que o cachorro atravessou a rua ?” …
resposta dos sonhos “porque voces estão a 5 meses procurando um desenvolvedo enquanto eu estou a 1 dia procurando emprego, alias por que eu deveria trabalhar pra voces ?” levantar chutar a cadeira e ir embora like a boss[/quote]
Essa pergunta me remete a pensar na mentalidade escravocrata de muitas empresas do Brasil. Ainda vigora no Brasil o pensamento de que a empresa esta fazendo um favor em lhe dar um emprego. [/quote]
true…
mas as coisas estão mudando…
uma hora ou outra alguem vai entrar no SINDPD e tocar o terror… :twisted:
“Sei lá, hoje o sol está em saturno e o meu horóscopo dizia que eu ia encontrar o amor da minha vida e um ótimo emprego” seria uma resposta bem bacana.
e
“resposta dos sonhos “porque voces estão a 5 meses procurando um desenvolvedo enquanto eu estou a 1 dia procurando emprego, alias por que eu deveria trabalhar pra voces ?” levantar chutar a cadeira e ir embora like a boss”
Criatividade das respostas, tem bastante… Só falta a coragem…Rsrsrsrs
Temos que aprender a entrevistar os entrevistadores tambem - equilibrar o jogo.
Estas perguntas na minha opinião denotam fraqueza do contratante na maioria das vezes; pode ser falta de experiência ao entrevistar, sonegação de informações sobre o projeto e por ai vai…dificil saber.
Nestes tempos de mercado aquecido o risco de se pegar bombas são bem grandes tambem, os proficionais insatisfeitos começam a procurar melhores oportunidades deixando as roubadas para outros; natural isto acontecer. Se estava ruim para quem saiu pode ser ruim para vc tambem que quer entrar.
Portando aprendamos a entrevistar quem esta a nossa frente tambem, temos que chegar na entrevista preparados com boas perguntas para detectar o pior e o melhor da empresa.
[quote=mcarabolante]A famosa “Por que devemos te contratar ?” soa um tanto igual a “Por que o cachorro atravessou a rua ?” …
Essa pergunta me remete a pensar na mentalidade escravocrata de muitas empresas do Brasil. Ainda vigora no Brasil o pensamento de que a empresa esta fazendo um favor em lhe dar um emprego.