As Cinco Principais Razões (Erradas) Para Não Se Utilizar Testadores

4 respostas
danieldestro

Artigo antigo, mas bom:

http://brazil.joelonsoftware.com/Articles/TopFiveReasonsYouDontHave.html

4 Respostas

rogeriop80

Otimo texto e mostra bem a realidade de muitas empresas.

[]´s

richardpeder

Trabalho com Testes e acho que aquelas 5 razões traduz a falta de conhecimento da importância de se testar um software…

1 - Os erros surgem devido a programadores preguiçosos.

Somos humanos e erramos…quem codifica não tem a mesma visão de quem testa, ou seja, erros não ocorrem devido só a preguiça do desenvolvedor, mas sim pq em determinado momento o mesmo “vicia” na aplicação e não encontra erros que, na visão do usuário são latentes.

2 - Meu software está na web. Eu posso consertar os erros em um segundo.

Como se o mundo fosse só de programas web. E um programa que roda numa intranet da Caixa Federal? Ou um sistema que faz as transações bancarias, um SISBB da vida (Sistema do Banco do Brasil)? O cara vai entrar lá e arrumar os bugs que o Gerente Nacional da CEF ver?! Ou vai explicar para o usuário que foi beber uma agua e quando voltou fez um pedaço de código errado que fez com que 15 mil reais do cliente fosse pro “limbo”? :wink:

3 - Meus clientes testarão o software para mim

Essa é boa!!! Testarão por nós e ver o quanto ruim são os programas que vc desenvolve!! :slight_smile:

4 - Ninguém qualificado como um bom testador vai querer trabalhar como testador.

Testar é tedioso, mas nos dias atuas é essencial…o cliente não quer abrir o software dele e ver bugs indesejáveis, ou seja, hj em dia, um software ter Controle de qualidade é essencial…não vejo a função de um testador como “acima do suporte técnico” mas sim a função que filtra os erros “idiotas” que o desenvolvedor nunca acha (palavras de quem está no ramo a mais de 2 anos). Não sou testador, mas estou na area de testes como analista de sistemas e sei como são as coisas… :slight_smile:

5 - Não tenho verba para ter testadores!

O resumo de tudo…Não é pq os programadores são preguiçosos ou o software está na web e pode ser consertado ou os clientes testarão por vc ou ninguem qualificado como testador irá querer trabalhar como testador!
A verdade é que não se destinam verbas para a área de testes por acharem uma etapa banal do desenvolvimento, só que esquecem que, a partir do momento que não se investe em testes, investe-se num retrabalho emc ima do código errado…os testes não eliminam os erros mas amortizam os mesmos, pois quem testa é humano do mesmo jeito do que quem desenvolve! :wink:

ate mais…

cv1

Richard, pra que vc perdeu seu tempo em escrever uma versao muito menos abrangente e elegante do texto que tava linkado? :?

richardpeder

Meu ponto de vista resumido! :wink:

Não li todo o artigo…mas pelo tom dos comentários, resolvi citar algumas coisas que eu acho aqui, porem, bemm resumido!

ate mais…

Criado 14 de janeiro de 2005
Ultima resposta 15 de jan. de 2005
Respostas 4
Participantes 4