As consultorias dependem de indicação de Profissionais pra fechar contratações em Java
9 respostas
Javart
É uma realidade que isso venha a acontecer e mesmo porque novamente aquela idéia de quem indica é realmente melhor do que você querer sair batendo em porta em porta de empresas disputando vaga.
Em um processo de contratação ao que venho participando até almoçar com os profissionais e conversar muito é o que esta sendo realizado para depois levar o candidato a uma entrevista onde se dilui aquela forma de fazer um mapa astral sobre certificações ou provas e não conseguir um material humano desejável e adaptável a realidade da empresa, bom é o que vem acontecendo e acredito que e vá a ser assim daqui pra frente com todos, a forma de seleção se modernizou esta indo se socializando mais agora.
Realmente indicação é uma boa para quem já está a muito tempo no mercado.
Mas para quem está começando agora ficará um pouco difícil, pois talvez tenha passado apenas por um estágio, conhece poucas pessoas.
Agora um processo que tenha almoço envolvido? Maneiro! [=
M
marcosalex
Já participei de entrevista durante um almoço. Curti demais, mas infelizmente não foi a melhor oferta na época.
O problema é que tem muita gente meia boca no mercado e avaliar um profissional durante uma simples entrevista, um teste escrito, um diploma ou uma certificação não é suficiente pra ter segurança de acertar. Acho que todo mundo conhece casos de gente que saiu bem na entrevista, teste, era certificada e foi um desastre.
Outro problema é que depois de contratado, sai muito caro trocar o profissional e começar todo o processo outra vez. Por isso o feedback dos profissionais que já conhecem a pessoa é importante.
E não é só na nossa área não, ultimamente na construção civil também estão tendo o mesmo problema.
ViniGodoy
Eu já participei de uma entrevista num jantar. E foi um ótimo emprego.
PS: Se o autor do tópico depender de indicações do pessoal do GUJ para entrar num emprego, vai continuar procurando para o resto da vida.
W
WilliamSilva
PS: Se o autor do tópico depender de indicações do pessoal do GUJ para entrar num emprego, vai continuar procurando para o resto da vida.
+1.
fantomas
Apesar de já ter indicado pessoas, ainda acredito que o profissional tem que pensar em não depender de indicações, tem que pensar que é independente; se a indicação rolar e for uma boa beleza, é uma coisa resultante das boas relações e de um bom trabalho…uma consequência da caminhada.
Do lado das consultorias é lógico que é melhor; ao invés de publicar a vaga e ter 500 curriculos para analisar e uma fila de 30 pessoas para entrevistar certamente é melhor pegar 4 indicações resolver a questão de imediato e pronto.
Entrevista durante o almoço ainda não fiz…Participei de uma em um café tamando uma lata de coca cola, sei lá…foi legal rsrsrs. Nada contra…mas quando os “psicologos” se metem muito em alguns setores normalmente da merda.
flws
Felagund
eu prefiro muito mais a não indicação, nem que o processo seletivo seja desgastante, ou custoso, não somente uma entrevista (eu prefiro uma conversa casual, bem mais facil conhecer a pessoa, o termo entrevista normalmente afeta um funcionário :P), mas também código. Indicações podem ser tão ruins quanto entrevistas, as vezes, o cara indica alguém por indicar sem conhecer, e acaba se queimando se o cara não for um bom profissional. Eu prefiro sempre me abster, nunca indico ninguém…
Cofor
Eu adoraria que os processos fossem mais meritocráticos, sem a confusão idiota do RH com as sopas de letrinhas.
De preferência se inspirando bastante nessa matriz
Acredito que deva realmente se exaurir essa questão de fazer um mapa astral do candidato pois o material humano é o que vai valer o investimento, ninguém quer contratar um Dr.Sinistro da vida, quer soluções em meios de sociabilidade e partilha, veja essa matéria “Contrata-se profissional sem nível superior”