As empresas olham muito para onde nos formamos?

Pessoal, eu já trabalho na área de desenvolvimento (esse é meu primeiro emprego), e na hora de conseguir a vaga eles nem perguntaram onde eu fiz meu curso técnico, só precisei fazer um teste. Agora estou cursando a faculdade, e minha pergunta é: No geral, as empresas ao contratarem funcionários se preocupam muito com o local onde ele fez seu curso?

Algumas empresas se preocupam sim.

A regra eh bem simples. Quanto melhor a empresa, mais exigente ela vai ser na contração.

O contrário nem sempre é verdade, existem empresas com muita exigência e péssimas para trabalhar. Mas as melhores empresas, tem como um dos motivos de estar entre as melhores, justamente o alto nível de exigência na contratação.

A regra eh bem simples. Quanto melhor a empresa, mais exigente ela vai ser na contração.

O contrário nem sempre é verdade, existem empresas com muita exigência e péssimas para trabalhar. Mas as melhores empresas, tem como um dos motivos de estar entre as melhores, justamente o alto nível de exigência na contratação.[/quote]

E nesse caso acredito que não só a instituição de ensino é o fator decisivo para contratação, mas experiencia, cursos na área de atuação e etc também serão agravantes correto?

[quote=java.teen]
E nesse caso acredito que não só a instituição de ensino é o fator decisivo para contratação, mas experiencia, cursos na área de atuação e etc também serão agravantes correto? [/quote]
Agravantes não!
São diferenciais positivos. Que agrega valor ao profissional.

É importante quando o candidato nao entra por indicacao, onde qualquer coisa de renome vai agregar ao canditado “estranho”, mesmo não perguntando vai ver no curriculo e servir como parâmetro de comparação. Mas se for por indicação geralmente não importa o local.

Pode fazer diferença em dois momentos:
1- No processo de seleção;
2- Quando o desempenho não estiver de acordo com o esperado.

Depende, mas acho que quanto mais séria a empresa é mais ela se preocupa com isso.

Tive um chefe, por exemplo, que não contratava pessoas formadas numa universidade X na minha cidade porque já teve experiências ruins com alunos de lá no passado. Já o meu chefe atual sequer se importa se o profissional se formou na universidade A ou B e tampouco aplica teste nos candidatos. Já vi gente ser contratada após 10 minutos de conversa.

Agora pense, qual das empresas citadas anteriormente possui um trabalho com maior qualidade?

Acredito que cada caso é um caso!

Já vi profissionais ruins que são formados em ótimas universidades e já vi ótimos profissionais que são formados em universidades ruins…

Acredito que não se deve julgar nenhum profissional pela faculdade que cursou…

[quote=carlospomari]Acredito que cada caso é um caso!

Já vi profissionais ruins que são formados em ótimas universidades e já vi ótimos profissionais que são formados em universidades ruins…

Acredito que não se deve julgar nenhum profissional pela faculdade que cursou…[/quote]

E ninguém falou o contrário.

Mas pouco importa se achamos isso ou aquilo. O fato é que cada empresa é livre para adotar a política que quiser na hora de contratar. Assim, alguém que tenha opinião diferente da sua, ou que tenha muitos currículos para analisar, vai acabar usando como filtro a faculdade.

É claro que não se deve julgar um profissional pela instituição em que fez o curso, mas, teremos bastante dados sobre a pessoa. Que cruzados com outros, nos darão algumas informações significativas.

[quote=ViniGodoy][quote=carlospomari]Acredito que cada caso é um caso!

Acredito que não se deve julgar nenhum profissional pela faculdade que cursou…[/quote]

E ninguém falou o contrário.

Mas pouco importa se achamos isso ou aquilo. O fato é que cada empresa é livre para adotar a política que quiser na hora de contratar. Assim, alguém que tenha opinião diferente da sua, ou que tenha muitos currículos para analisar, vai acabar usando como filtro a faculdade. [/quote]

Concordo!

Se acham que quem seleciona os candidatos não vai considerar por quê todo mundo coloca isso no currículo? Para encher linguiça é que não é, né?

Assunto bem complicado…Estou passando por um dilema parecido , estou encontrando um dificuldade enorme para conseguir um simples estagio , acho que um dos fatores que estão colaborando bastante para esse insucesso e a minha formação , a faculdade que eu curso e bem pequena , ja teve o seus dias de gloria , hoje vive momentos dificies, estou num dilema enorme , pois falta 1,6 para termina o curso e sair para comecar tudo de novo.Fora que alem disso esse e minha segunda graduação …estou num dilema enorme, e mais um agravante estou com 26 anos … estou bastante desmotivado pois apesar do esforço não consigo iniciar , na profissão.Estou fazendo varios cursos online , alura ja fiz a trilha de java , e dois presenciais na minha cidade , um dia de sabado pela manha , e outro na semana todos os dias…enfim fugi do topico…mais acredito que infelizmente faculdade ajuda banstante … pois como foi citado acima , um primeiro filtro e a formaçao, pois que esta no rh , na maioria das vezes nao entende da nossa area.

Em que curso já é formado?
Não entra nessa de que RH não conhece nossa área, RH não precisa conhecer a área, apenas conhecer como se seleciona candidatos para determinada área, a escolha final normalmente cabe ao setor solicitante.
Só vai encontrar RH especializado em TI se for uma empresa de TI, ou se for uma empresa especializada em seleção de pessoal de TI.

Pela lógica:
Supondo que, o indivíduo X tenha uma faculdade privada SUPER FODA, e tenha a experiência Y
E o indivíduo Z, com uma faculdade EAD LIXO, tenha a mesma experiência Y
e ambos com a mesma idade, experiência, mesmo conhecimento e etc.

Concluímos que:
O indivíduo Z teve que se esforçar mais.

[quote=Mitidiero]Pela lógica:
Supondo que, o indivíduo X tenha uma faculdade privada SUPER FODA, e tenha a experiência Y

Concluímos que:
O indivíduo Z teve que se esforçar mais.[/quote]

E como se mede “a mesma experiência”?

[quote=Mitidiero]Pela lógica:

Concluímos que:
O indivíduo Z teve que se esforçar mais.[/quote]

Discordo.
O indivíduo X, se esforçou mais desde o pré-vestibular, no vestibular e durante o curso.
Como na parte profissional você considerou que são equivalentes, então, X se esforçou mais.

Gusukuma,

O individuo X numa faculdade pública teve muito mais suporte e incentivo, iniciação científica e etc, o indivíduo Y teve que conquistar tudo isso por si próprio, é nítido a força de vontade que foi necessária no individuo Y para poder se igualar ao individuo X.

Eu vivi as duas realidades, fiz faculdade privada (um lixo) e hoje faço mestrado na Unicamp, em 1 semestre de unicamp vc aprende mais do que uma faculdade inteira meia boca.

Mitidiero, seu pressuposto é correto do ponto de vista teórico, mas tem uma falha catastrófica do ponto de vista prático. Quando se analisa o currículo, faz-se a entrevista, etc. estão justamente tentando medir a experiência do candidato.

É importante ressaltar que em momento nenhum o contratador conhecerá plenamente a experiência do candidato. Mesmo após todo o processo, você só vai ter um feeling sobre essa experiência.

Por isso, apesar de teoricamente ser verdade que se X e Y tem a mesma experiência e Y se dedicou mais, será impossível, numa entrevista, para fins práticos, aferir isso.

Nesse caso, o contratador geralmente vai dar preferência para quem teve a melhor faculdade. Pois, como você mesmo ressaltou, as chances desse cara ter tido melhores professores, iniciação científica, etc. é maior e, portanto, há mais chances desse cara ser mais experiente - mesmo que na entrevista a percepção seja semelhante.

Ou, pelo menos, as chances são maiores desse cara ter tido uma formação mais sólida, e ter mais facilidade para ser treinado na empresa onde será contratado.

Agora, em contratações de plenos e seniores, a faculdade dificilmente é levada em conta. Geralmente, vai se avaliar os projetos que o cara participou e como ele os explica na entrevista.

A faculdade só tem um peso muito grande nos primeiros empregos, ou caso você esteja tentando entrar no meio acadêmico.

Tem que entender o seguinte. O contratador vai procurar diferenciar os candidatos. Se a experiência prática é igual, ele vai procurar outros atributos: comunicação, formação, linguas estrangeiras, etc. O critério de prioridade para esses atributos varia de contratador para contratador. Há empresas que dão muito valor a faculdade, outras pouco.

Então, como existem muitas empresas e muitos contratadores diferentes, com prioridades diferentes, é impossível que sua faculdade jamais pese numa entrevista de emprego. Cada diferencial que você tiver será um ponto positivo em algum momento.

O que Y terá que fazer, nesse caso, é mostrar ao contratador que ele teve mais experiências interessantes que X por ter se dedicado mais. Provavelmente, Y teve que correr atrás fazendo cursos fora, desenvolvendo projetos e buscando o mercado de trabalho mais cedo. E é isso que Y terá que mostrar na entrevista, que ele tem mais experiência prática. Se isso vai ser mais relevante para o contratador do que a experiência teórica do X… isso só o contratador poderá dizer.