As faculdades se rendem à Microsoft

IMHO

Não é posição socialista e tals, mas é revoltante ver como faculdades se vendem para a MS, inclusive públicas.

Deveria ser inconstitucional ensinar coisas proprietárias em faculdades públicas.

Mais: http://cibermundi.wordpress.com/2011/06/28/porque-as-escolas-deveriam-usar-exclusivamente-software-livre/

A microsoft tem sim tecnologias boas e tudo mais, mas ensinar tecnologias exclusivas da MS é o estado a favor do poder privado de forma indireta.

A MS tem sim se tornado um pouco mais SL recentemente, mas está muito atrás de empresas que exclusivamente adotam padrões abertos.

Esse post vem após eu saber que uma amiga aprendeu bastante ASP na faculdade e viu pouquíssimo C, Java e PHP (tecnologia alternativa ao ASP (ou vice versa)).

Queria ouvir a opinião de vocês quanto a isso :slight_smile:

Um amigo me mandou um link muito interessante para embasar mais a discussão

http://en.windows7sins.org/education/

Realmente, é complicado isso…
Minha faculdade (FATEC) está em processo para abrir pós-graduação em Engenharia Web ano que vem, e temo que a linguagem principal utilizada será .NET…

Enfim, complicado!

Mas também, a microsoft não é nada boba… hehe, realizou contrato com o Centro Paula Souza, que administra as Fatec’s e Etec’s, onde disponibiliza softwares gratis aos alunos cadastrados… haha

[quote=Jesuino Master]IMHO

Não é posição socialista e tals, mas é revoltante ver como faculdades se vendem para a MS, inclusive públicas.

Deveria ser inconstitucional ensinar coisas proprietárias em faculdades públicas.

Mais: http://cibermundi.wordpress.com/2011/06/28/porque-as-escolas-deveriam-usar-exclusivamente-software-livre/

A microsoft tem sim tecnologias boas e tudo mais, mas ensinar tecnologias exclusivas da MS é o estado a favor do poder privado de forma indireta.

A MS tem sim se tornado um pouco mais SL recentemente, mas está muito atrás de empresas que exclusivamente adotam padrões abertos.

Esse post vem após eu saber que uma amiga aprendeu bastante ASP na faculdade e viu pouquíssimo C, Java e PHP (tecnologia alternativa ao ASP (ou vice versa)).

Queria ouvir a opinião de vocês quanto a isso :slight_smile:

[/quote]

Boa noite,

Ao menos na instituição de ensino a qual eu estou matriculado, a preferência é por Software gratuíto, inclusive em uma determinada ocasião em que um grupo de alunos teve problemas ao apresentar o seu trabalho utilizando uma ferramenta paga, a professora que ministrava a matéria, no caso, puxou a orelha deles.

Mas, houve a presença da Microsoft em um dado momento em que a mesma disponibilizou, para os graduandos, 1 licença de cada um de seus Softwares, obviamente, com a intenção de, no mínimo, propagar os seus produtos em detrimento aos produtos oriundos de Software Livre.

[]'s

[quote=Jesuino Master]Um amigo me mandou um link muito interessante para embasar mais a discussão

http://en.windows7sins.org/education/[/quote]

Isso é lindo!

[]'s

[quote=leonhard32]Realmente, é complicado isso…
Minha faculdade (FATEC) está em processo para abrir pós-graduação em Engenharia Web ano que vem, e temo que a linguagem principal utilizada será .NET…

Enfim, complicado!

Mas também, a microsoft não é nada boba… hehe, realizou contrato com o Centro Paula Souza, que administra as Fatec’s e Etec’s, onde disponibiliza softwares gratis aos alunos cadastrados… haha[/quote]

Também fiz Fatec, infelizmente sei que programa é esse :frowning:

Lembro que tivemos que aprender SQL Server e uma suíte da MS na aula de DW. Meus amigos brigaram e o professor deixou que fizéssemos atividade paralelas em uma ferramenta de nossa escolha. 2 Grupos usaram Pentaho :slight_smile: Escolheram o Pentaho por opção própria.

Pentaho: http://www.pentaho.com/

É interessante deixar claro que software livre != Software Gratuito. É possível sim ganhar dinheiro com SL. Vejam Red Hat e a própria Pentaho. Então o argumento de que SL não é interessante para o mercado não é tão válido. Por exemplo, na briga dos servidores Linux é muito usado, nos celulares temos Android(Pró atividade anti troll: aquele esquema de patente que a Google paga a MS, na verdade o Android contínua livre. Muitas empresas que não tem nada a ver com a Google estão usando Android nos seus aparelhos) e Java/PHP/C no desenvolvimento de aplicações.

Usar formatos proprietários também é, sempre na minha opinião, no mínimo retroceder…

[quote=getAdicted][quote=Jesuino Master]IMHO

Não é posição socialista e tals, mas é revoltante ver como faculdades se vendem para a MS, inclusive públicas.

Deveria ser inconstitucional ensinar coisas proprietárias em faculdades públicas.

Mais: http://cibermundi.wordpress.com/2011/06/28/porque-as-escolas-deveriam-usar-exclusivamente-software-livre/

A microsoft tem sim tecnologias boas e tudo mais, mas ensinar tecnologias exclusivas da MS é o estado a favor do poder privado de forma indireta.

A MS tem sim se tornado um pouco mais SL recentemente, mas está muito atrás de empresas que exclusivamente adotam padrões abertos.

Esse post vem após eu saber que uma amiga aprendeu bastante ASP na faculdade e viu pouquíssimo C, Java e PHP (tecnologia alternativa ao ASP (ou vice versa)).

Queria ouvir a opinião de vocês quanto a isso :slight_smile:

[/quote]

Boa noite,

Ao menos na instituição de ensino a qual eu estou matriculado, a preferência é por Software gratuíto, inclusive em uma determinada ocasião em que um grupo de alunos teve problemas ao apresentar o seu trabalho utilizando uma ferramenta paga, a professora que ministrava a matéria, no caso, puxou a orelha deles.
Mas, houve a presença da Microsoft em um dado momento em que a mesma disponibilizou, para os graduandos, 1 licença de cada um de seus Softwares, obviamente, com a intenção de, no mínimo, propagar os seus produtos em detrimento aos produtos oriundos de Software Livre.

[]'s[/quote]

Você é um sortudo :slight_smile:

É um exercito a favor de uma empresa privada. Eles notaram isso e reforçaram esse programa. Olha a parceria com a FATEC por exemplo:

http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/projetos/msdnaa/tutoriais/Live-edu-2009-cartaz-a3.jpg
http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/projetos/msdnaa/

Pra que tanto marketing em uma instituição pública? Isso deveria ser ilegal.

qual o problema de usar software pago na faculdade?

em outros cursos isso nao é problema, Auto Cad…etc…

a microsoft disponibiliza ferramentas express, tenho instalado na minha maquina e da pra aprender normal

e outra a faculdade vai ensinar os conceitos pelo amor de deus

se professor perguntar, qual banco vocês querem aprender? Oracle, mysql, sql server ou db2?
meu…ele vai ensinar SQL, tanto faz o banco…TANTO FAZ…

se o professor vai ensinar com java ou .net tanto fazz, ele vai ensinar a maioria do que é ANSI
orientação a objetos etc…

e mais uma outra hehe, faculdade é sempre basico, se contar que vai aprender alguma tecnologia profundamente na faculdade esquece…

  • na visão de programador sou contra o software livre, na visão de analista de suporte e empresario sou a favor do software livre,

ouço comentarios sobre a dismistificação do conhecimento, todo conhecimento distribuido, o conhecimento perde valor…

[quote=douglaskd]qual o problema de usar software pago na faculdade?

em outros cursos isso nao é problema, Auto Cad…etc…

a microsoft disponibiliza ferramentas express, tenho instalado na minha maquina e da pra aprender normal

e outra a faculdade vai ensinar os conceitos pelo amor de deus

se professor perguntar, qual banco vocês querem aprender? Oracle, mysql, sql server ou db2?
meu…ele vai ensinar SQL, tanto faz o banco…TANTO FAZ…

se o professor vai ensinar com java ou .net tanto fazz, ele vai ensinar a maioria do que é ANSI
orientação a objetos etc…

e mais uma outra hehe, faculdade é sempre basico, se contar que vai aprender alguma tecnologia profundamente na faculdade esquece…

  • na visão de programador sou contra o software livre, na visão de analista de suporte e empresario sou a favor do software livre,

ouço comentarios sobre a dismistificação do conhecimento, todo conhecimento distribuido, o conhecimento perde valor…[/quote]

concordo… concordo em partes na verdade, na maioria delas, só não acho que é exatamente isso por que tem lugar que ao invés ensinar a programar, OO por exemplo, estruturas de linguagens, etc, se focam em ensinar a tecnologia x, e não a programar, ao invés de ensinar o conceito, ensina a usar aquela ferramenta x… isso sim é errado na minha opinião, mas não vejo nada de errado ensinar a programar, coceitos de programação, ensinar recursão por exemplo usando c#, para mim considerar que é errado usar ferramenta paga me parece tão equivocado quanto considerar errado usar ferramentas open sources (ou free se for o caso).

Não vejo nenhum problema nisso. Enquanto você não está gostando vários outros estão.

A UFSC também entrou no programa estudantil da MS (essa coisa de licenças gratuitas - exceto para o pacote Office). Mas em geral, quando necessário programar, usa-se Java nas aulas (inclusive tivemos aula com o Pentaho também, Jesuíno. Baita ferramenta!).
Na realidade, me valeram as licenças gratuitas pra testes. Se eu precisar testar performance de servidor, por exemplo, está lá à minha disposição pra testar. A maioria dos softwares eu nem cheguei a baixar e pegar o serial.
E olha, eu também não concordo em usar software pago na universidade pública, mas desde que se OBRIGUE o aluno a usar. Aí é punk, acho sujeira. “Só aceito planilha em .xls”, eu cheguei a ouvir de um colega de outra universidade. Se o aluno não tiver dinheiro, a universidade está fomentando a pirataria. Aí é sacanagem!
Fora isso, eu não vejo mal, não. Universidade é lugar de aprender a estrada, o caminho cada um escolhe depois. Se você quiser aprender as ferramentas, estão lá pra você, sem custo, e cabe a você decidir o que aprender ou não.
Eu não uso… mas tem quem goste. Acho que não dá pra levar tudo tããão a ferro e fogo assim.
E no mais: se tens a ferramenta aí, aproveita pra usar e dizer com propriedade o que ela tem de ruim. Fiz isso com o SharePoint! iaheuiheaui
Abraço, gurizada!

Correto.
Eles nunca vão conseguir agradar a todos.
Como já disseram aí acima, o importante é a faculdade ensinar os conceitos.
Se vc não gosta da ferramenta, aprenda outras por fora. Assim vc vai estar mais preparado pro mercado de trabalho, seja para uma vaga para Java ou .Net … não esqueça, às vezes oportunidade ou a necessidade falam mais alto que o radicalismo.

Olá,

SL != Software pago…

Claro, pois o curso é da ferramenta.

Na faculdade o curso é de programação a objetos, SQL, etc, não dá ferramenta.

Não sei o que você trabalha, mas o mercado de banco de dados é altamente voltado para ferramentas. Muitas oportunidades são claras ao dizer que quer um especialista em um SGBD X.

Pelo menos isso na minha faculdade não tenho que reclamar. Passamos por todas as ferramentas, hoje da nossa turma alguns trabalham com SQL Server

Na prática, no mercado gigante, não casos isolados. Pense em alguém que trabalhe com .NET e não tem nada a ver com a MS. Faça o mesmo com Java e Oracle.

Depende do curso superior. Mas alguém que sai com pré conhecimento X é bem provável que vá trabalhar com isso, pelo menos nos primeiros empregos.

Deveria ser ilegal instituição pública usar software pago? Ilegal é restringir parcerias que só tendem a agregar valor, interessante é a iniciativa da turma de um colega aí de outro post, onde eles próprios foram atrás de alternativas. No Brasil o que mais falta são as parcerias de empresas com faculdades, para haver uma integração maior do que o mercado demanda. Acontece demais aluno terminando o curso mas não tem uma direção.

[quote=maior_abandonado][quote=douglaskd]qual o problema de usar software pago na faculdade?

em outros cursos isso nao é problema, Auto Cad…etc…

a microsoft disponibiliza ferramentas express, tenho instalado na minha maquina e da pra aprender normal

e outra a faculdade vai ensinar os conceitos pelo amor de deus

se professor perguntar, qual banco vocês querem aprender? Oracle, mysql, sql server ou db2?
meu…ele vai ensinar SQL, tanto faz o banco…TANTO FAZ…

se o professor vai ensinar com java ou .net tanto fazz, ele vai ensinar a maioria do que é ANSI
orientação a objetos etc…

e mais uma outra hehe, faculdade é sempre basico, se contar que vai aprender alguma tecnologia profundamente na faculdade esquece…

  • na visão de programador sou contra o software livre, na visão de analista de suporte e empresario sou a favor do software livre,

ouço comentarios sobre a dismistificação do conhecimento, todo conhecimento distribuido, o conhecimento perde valor…[/quote]

concordo… concordo em partes na verdade, na maioria delas, só não acho que é exatamente isso por que tem lugar que ao invés ensinar a programar, OO por exemplo, estruturas de linguagens, etc, se focam em ensinar a tecnologia x, e não a programar, ao invés de ensinar o conceito, ensina a usar aquela ferramenta x… isso sim é errado na minha opinião, mas não vejo nada de errado ensinar a programar, coceitos de programação, ensinar recursão por exemplo usando c#, para mim considerar que é errado usar ferramenta paga me parece tão equivocado quanto considerar errado usar ferramentas open sources (ou free se for o caso). [/quote]

Se focar a tecnologia que não depende de uma empresa em sí é interessante.

Quando passamos a ensinar tecnologia de uma instituição alvo, estamos simplesmente favorecendo ela…

Se vocês olharem as minhas postagens anteriores saberão que eu trabalho com Microsoft.

Eu não estou querendo entrar no mérito político da discusão, mas vejam isso:

… e ele está coberto de razão.

[]'s

[quote=Jesuino Master][quote=maior_abandonado][quote=douglaskd]qual o problema de usar software pago na faculdade?

em outros cursos isso nao é problema, Auto Cad…etc…

a microsoft disponibiliza ferramentas express, tenho instalado na minha maquina e da pra aprender normal

e outra a faculdade vai ensinar os conceitos pelo amor de deus

se professor perguntar, qual banco vocês querem aprender? Oracle, mysql, sql server ou db2?
meu…ele vai ensinar SQL, tanto faz o banco…TANTO FAZ…

se o professor vai ensinar com java ou .net tanto fazz, ele vai ensinar a maioria do que é ANSI
orientação a objetos etc…

e mais uma outra hehe, faculdade é sempre basico, se contar que vai aprender alguma tecnologia profundamente na faculdade esquece…

  • na visão de programador sou contra o software livre, na visão de analista de suporte e empresario sou a favor do software livre,

ouço comentarios sobre a dismistificação do conhecimento, todo conhecimento distribuido, o conhecimento perde valor…[/quote]

concordo… concordo em partes na verdade, na maioria delas, só não acho que é exatamente isso por que tem lugar que ao invés ensinar a programar, OO por exemplo, estruturas de linguagens, etc, se focam em ensinar a tecnologia x, e não a programar, ao invés de ensinar o conceito, ensina a usar aquela ferramenta x… isso sim é errado na minha opinião, mas não vejo nada de errado ensinar a programar, coceitos de programação, ensinar recursão por exemplo usando c#, para mim considerar que é errado usar ferramenta paga me parece tão equivocado quanto considerar errado usar ferramentas open sources (ou free se for o caso). [/quote]

Se focar a tecnologia que não depende de uma empresa em sí é interessante.

Quando passamos a ensinar tecnologia de uma instituição alvo, estamos simplesmente favorecendo ela…
[/quote]

Não tem nada a ver isso. Dá pra tirar uma premissa dessa sua afirmação : produtos pagos são menos “tecnológicos” do que os não-pagos.

Ah claro, eu não vou mais ensinar Flex, pq a política da Adobe em relação à openSource é falaciosa. Ou então, eu não vou mais usar Spring, afinal tem uma empresa por trás. Ou então, eu não vou mais usar Alfresco pois apesar do produto ser openSource, a documentação não é… Não julguem a aplicação pelo modelo comercial dela, pelo amor de deus, isso é IMATURIDADE pura.

Direcionado à generalidade: Pelo amor de deus, quando essa mentalidade de Microsoft == Babilônia do software vai sumir?! Quando diabos vai ter uma maturidade de mercado?!

Acho que não fui claro. Não é sendo político, não fui claro mesmo.

Imagine a siutação que falei do SQL Server e suas ferramentas de BI. Nós não iríamos ver mais nada de nenhuma outra ferramenta. Seria essa até o fim.

A sala conhecia outras ferramentas e com uma briga básica conseguiram distorcer o plano da aula para abrir possibilidade de termos a liberdade de escolha. Esse é um grande ponto.

Por que o título se refere a Microsoft e não a: “Faculdades se rendem a uma só ferramenta”? Por que é uma empresa privada e como toda empresa visa lucro. Você acha que em um momento a MS vai apresentar alguma solução concorrente? Você acredita que vai existir tipo uma transparência por parte deles? Ou parte da IBM, ou da Oracle em seus programas semelhantes?

Agora, se concordar com a parte acima, me responda: Quem ganha mais nessa abordagem? O aluno ou a empresa? A faculdade não está de certa forma sendo uma aliada da MS (ou X empresa) e não do conhecimento? Não seria mais interessante ter algo neutro, que não tenha interesses de terceiros? Imagine que pudessemos ter sempre a possibilidade de conhecer várias ferramentas após o ensino do conceito, não o ensino do conceito atrelado a uma ferramenta privada.

Quando seguimos padrões como nossos colegas já afirmaram, o problema(acredito que esse é um problema) é diminuido.

Vejo que algumas pessoas estão achando que o ponto principal é a MS, mas o mesmo problema seria apresentado se esse programa “faculdade emrpesa” focasse em Oracle, Google, etc. Repito, uma empresa privada por trás foca em lucro.

Agora voltando o meu case que cite mais acima. Eu pro exemplo obtei por usar Business Objects que:

  • É uma das primeiras ferramentas de BI;
  • um dos líderes do setor;
  • tem uma necessidade gigante de profissional;
  • É da SAP, uma outra empresa MUITO MAIS business que a MS.

Só meus colegas nunca iriam saber dessa ferramenta pela faculdade…

Esse é um dos pontos. Realmente não acham que isso pode ser prejudicial nem um pouco?

Agora um ponto que é baseado puramente em opinião pessoal e ideologia é sobre o poder privado estar frequente em escolas públicas. Mas essa é uma discussão de barzinho, como futebol e religião, que a gente vai ficar discutindo e não chegaremos em lugar nenhum.

O maior problema, nesses casos, é o camarada aprender a criar um sistema web em .Net mas não entender o protocolo HTTP, ou criar um sistema desktop mas não entender a diferença entre um processo e uma thread, ou pior, pode ficar fera em uma determinada tecnologia mas não consegue fazer um script que apague determinados arquivos.

Nesses casos o camarada tem que ficar antenado nas paradas.

[quote=AUser][quote=Jesuino Master][quote=maior_abandonado][quote=douglaskd]qual o problema de usar software pago na faculdade?

em outros cursos isso nao é problema, Auto Cad…etc…

a microsoft disponibiliza ferramentas express, tenho instalado na minha maquina e da pra aprender normal

e outra a faculdade vai ensinar os conceitos pelo amor de deus

se professor perguntar, qual banco vocês querem aprender? Oracle, mysql, sql server ou db2?
meu…ele vai ensinar SQL, tanto faz o banco…TANTO FAZ…

se o professor vai ensinar com java ou .net tanto fazz, ele vai ensinar a maioria do que é ANSI
orientação a objetos etc…

e mais uma outra hehe, faculdade é sempre basico, se contar que vai aprender alguma tecnologia profundamente na faculdade esquece…

  • na visão de programador sou contra o software livre, na visão de analista de suporte e empresario sou a favor do software livre,

ouço comentarios sobre a dismistificação do conhecimento, todo conhecimento distribuido, o conhecimento perde valor…[/quote]

concordo… concordo em partes na verdade, na maioria delas, só não acho que é exatamente isso por que tem lugar que ao invés ensinar a programar, OO por exemplo, estruturas de linguagens, etc, se focam em ensinar a tecnologia x, e não a programar, ao invés de ensinar o conceito, ensina a usar aquela ferramenta x… isso sim é errado na minha opinião, mas não vejo nada de errado ensinar a programar, coceitos de programação, ensinar recursão por exemplo usando c#, para mim considerar que é errado usar ferramenta paga me parece tão equivocado quanto considerar errado usar ferramentas open sources (ou free se for o caso). [/quote]

Se focar a tecnologia que não depende de uma empresa em sí é interessante.

Quando passamos a ensinar tecnologia de uma instituição alvo, estamos simplesmente favorecendo ela…
[/quote]

Não tem nada a ver isso. Dá pra tirar uma premissa dessa sua afirmação : produtos pagos são menos “tecnológicos” do que os não-pagos.

Ah claro, eu não vou mais ensinar Flex, pq a política da Adobe em relação à openSource é falaciosa. Ou então, eu não vou mais usar Spring, afinal tem uma empresa por trás. Ou então, eu não vou mais usar Alfresco pois apesar do produto ser openSource, a documentação não é… Não julguem a aplicação pelo modelo comercial dela, pelo amor de deus, isso é IMATURIDADE pura.

Direcionado à generalidade: Pelo amor de deus, quando essa mentalidade de Microsoft == Babilônia do software vai sumir?! Quando diabos vai ter uma maturidade de mercado?![/quote]

Oi AUser,

Por favor, leia meu comentário acima.

Não, cara, não tem nada a ver isso.

Nossa! também não tem nada a ver… Você acha que eu sou um socialista barbudo que quero destruir o poder privado? :stuck_out_tongue:

Não é o modelo comercial dela, é se tornar algo comum uma empresa, e só uma, ser a base do aprendizado. Temos opções e muitas vezes elas são até melhores.

O que me parece é que a MS chega na faculdade, propõe o programa deles e nada disso que estamos discutindo é pensado, é discutido, sabe?

Parece que temos um problema. toda vez que criticamos algo relacionado a MS, somos xiitas. Podemos falar da Oracle, da falecida Sun, da Google, mas quando falamos da MS somos discípulos do Stallman…