As faculdades se rendem à Microsoft

[quote=Hmuller]Na minha universidade (FURG) eu acho que ocorre o contrário. Quase tudo que usamos é SL.

Agora nós conseguimos a licença da Microsoft (MSDNAA), então temos a opção de ter Windows, mas mesmo assim, utilizamos (na faculdade) muito mais Linux.

[/quote]

Valeu por postar. É um exemplo legal o seu. Você não precisa se prender as ferramentas da MS, mas tem a possibilidade de ir para o mundo dela se quiser.

A faculdade não precisa colocar na grade produtos da MS como aconteceu com a minha em algumas matérias e acontece em outras faculdade também…

na minha facu eles assinaram um acordo com a MS, que professores e alunos poderiam baixar de graça programas com w xp, w 7, visual studio, w server, e outros muitos, fique contente, pois vou aprender a trabalhar ñ só com linguagem computacional, mas tbm com varias ferramentas que hoje estão na maioria das empresas, ñ vejo problemas em faculdades gratuitas ou ñ assinarem acordo com a MS, alias no laboratório de redes da minha, todas as maquinas estão com linux, então pq aprender só com um tipo de conteúdo, free ou pago.

Acho que o problema, se é que tem problema é da faculdade e não da Microsoft, fiz o curso técnico em uma escola estadual. Os softwares utilizados eram tanto da Microsoft como
open source, nos laboratórios as maquinas tinham instalados vários SO, Microsoft e Linux. A escola também tinha um acordo ou contrato, não sei e “ganhamos” os softwares da Microsoft.

O fato é que os alunos nunca estarão 100% satisfeitos. Se você deixa tudo open source, muita gente irá reclamar que a faculdade não ensina ferramentas de mercado, que a infra-estrutura é precária, que tem muita coisa importante que está sendo deixada de fora, etc.
Se você ensina com ferramentas pagas, os fãs de open source reclamam o contrário.

O ideal é ensinar um pouco dos dois e, até mesmo, as diferenças entre eles. Mas, como já foi falado, o papel da faculdade é ir além da faculdade, e formar alguém que entenda de computação.
Que saiba as implicações de escolher essa ou aquela ferramenta, e que saiba porque certa linha de código é mais eficiente ou elegante que outra linha.

[quote=ViniGodoy]O fato é que os alunos nunca estarão 100% satisfeitos. Se você deixa tudo open source, muita gente irá reclamar que a faculdade não ensina ferramentas de mercado, que a infra-estrutura é precária, que tem muita coisa importante que está sendo deixada de fora, etc.
Se você ensina com ferramentas pagas, os fãs de open source reclamam o contrário.

O ideal é ensinar um pouco dos dois e, até mesmo, as diferenças entre eles. Mas, como já foi falado, o papel da faculdade é ir além da faculdade, e formar alguém que entenda de computação.
Que saiba as implicações de escolher essa ou aquela ferramenta, e que saiba porque certa linha de código é mais eficiente ou elegante que outra linha.[/quote]

Na faculdade onde estudei um professor colocou Ubuntu em todas as máquinas. Reclamaram e tiraram tudo…

[quote=ViniGodoy] o papel da faculdade é ir além da faculdade, e formar alguém que entenda de computação.
Que saiba as implicações de escolher essa ou aquela ferramenta, e que saiba porque certa linha de código é mais eficiente ou elegante que outra linha.[/quote]

Concordo plenamente,

vou começar a aprender complexidade de algoritmos, pareceu um assunto extremamente interessante, mais como curso sistemas de informação, vai ser apenas o basico, PQP

[quote=douglaskd][quote=ViniGodoy] o papel da faculdade é ir além da faculdade, e formar alguém que entenda de computação.
Que saiba as implicações de escolher essa ou aquela ferramenta, e que saiba porque certa linha de código é mais eficiente ou elegante que outra linha.[/quote]

Concordo plenamente,

vou começar a aprender complexidade de algoritmos, pareceu um assunto extremamente interessante, mais como curso sistemas de informação, vai ser apenas o basico, PQP

[/quote]

Seja autodidata nisso, se aprofundando no assunto.

[quote=ViniGodoy]O fato é que os alunos nunca estarão 100% satisfeitos. Se você deixa tudo open source, muita gente irá reclamar que a faculdade não ensina ferramentas de mercado, que a infra-estrutura é precária, que tem muita coisa importante que está sendo deixada de fora, etc.
Se você ensina com ferramentas pagas, os fãs de open source reclamam o contrário.

O ideal é ensinar um pouco dos dois e, até mesmo, as diferenças entre eles. Mas, como já foi falado, o papel da faculdade é ir além da faculdade, e formar alguém que entenda de computação.
Que saiba as implicações de escolher essa ou aquela ferramenta, e que saiba porque certa linha de código é mais eficiente ou elegante que outra linha.[/quote]

Hrerere, he mano véio eu ate acho que esse eh o ojetivo de todas (faculdades) e todos (alunos e professores) mas no meio de disso tudo tem uma grande engrenca, horas de voo, que poucos estao dispostos a pagar e essa eh a grande diferença.

Não concordo com a adoção de .NET como linguagem oficial de uma faculdade pelo seguinte motivo: nem todo mundo usa Windows, e sempre terá coisas que não funcionarão em MAC ou Linux.

Vou reviver esse post, muitos me chamaram de Xiita, etc, mas eu tinha falado o que o Maddog viria a falar anos depois:

bjos

[quote=Jesuino Master]Vou reviver esse post, muitos me chamaram de Xiita, etc, mas eu tinha falado o que o Maddog viria a falar anos depois:

bjos[/quote]

C# devia ser banido das faculdades ? windows também ?

"Esse post vem após eu saber que uma amiga aprendeu bastante ASP na faculdade e viu pouquíssimo C, Java e PHP (tecnologia alternativa ao ASP (ou vice versa)). "

Implicando

Julga todas as faculdades do brasil por causa de uma pessoa.

Nem todo mundo, mas a maioria usa Windows.

[quote=douglaskd][quote=Jesuino Master]Vou reviver esse post, muitos me chamaram de Xiita, etc, mas eu tinha falado o que o Maddog viria a falar anos depois:

bjos[/quote]

C# devia ser banido das faculdades ? windows também ? [/quote]
Pois é, seria loucura.

Eu continuo com a mesma opinião de 8 anos atrás. O papel da faculdade não é ensinar ferramenta, mas computação. Nesse sentido, não faz diferença se o software é pago ou não.

O Free Software tem o desafio de se tornar mais popular, para estimular que as faculdades o adotem. Enquanto o MS Office ainda for o carro chefe das empresas, e o Windows o principal e indiscutível SO de mercado, vai ser difícil que faculdades queiram buscar alternativas. É claro, que isso é um ciclo vicioso, mas ficar de mimimi nunca ajudou, e nem vai ajudar.

Muitas faculdades usam o Windows por um motivo simples: é bem mais barato usa-lo do que contratar profissionais especializados em Linux, treinar professores e perder alunos que não querem mais cursar lá por não aprenderem a ferramenta que estão usando em sua própria empresa (ou futura empresa).

Eu tive toda minha educação em Windows. Mas nunca tive problema ao migrar de ambiente. Hoje trabalho com ele, com Mac e com Linux - justamente porque a formação foi sólida o suficiente para me fazer entender de software, e não de “um software”. Faz diferença o cara estudar C# ou Java? Faz diferença ele usar MySQL ou PostgreSQL? Ou o melhor é ele saber organizar classes, normalizar tabelas de banco, saber as diferenças de paradigmas, etc?

Voces tao reclamando de barriga cheia!!
Nao tou querendo dizer que tecnologia tal eh melhor ou algo do tipo…
Mas a decisão da faculdade de vcs nao chega perto da influencia
que a decisao que a minha tomou!!
Lá até que se ensina Java,mas o professor eh um lesado…
pra ele Java ainda nao tem Enum…,a JDK de lá se nao me engano eh a
1.4!!
Mas voltando a microsoft,o fdp de um professor que tem louvor por .net
abriu um curso profissionalisante gratuito da ms!!
Resultado,tou desempregado pq as 4 empresas de desenvolvimento migraram pra
.net ao invez de Java por nao ter profissionais qualificados!!
Me sinto que nem o cara de Java4Ever…todo mundo na ms e eu sou uma ilha
em Java…,vcs podem ate me achar tolo mas nao migro meu miolo pra ms nem
a pau.
Prefiro voltar a suporte e aguentar usuario porre que nao sabe ligar o fio…
Aff,desculpa minha revolta!!Tem cara na faculdade que nao sabe o que eh
um procedimento em pascal e ta muito bem empregado que essa merda de
tecnologia…,eu sou quase certificado;faço a prova segunda feira;programo
razoavelmente bem e nao acho oportunidade pela fila da puta da ms.
Teve uma empresa que falou que tinha vontade de implementar Java mas
nao era viável pelo falta de pessoal.

Vcs nao sabem a luta desestimulante que tem sido…mas enfim!!

Que Bill Gates morra!!Maldito dos…,a seatle computer deveria ter explodido!! :twisted:

O post anterior foi bem longo…mas façam desse exemplo um lab.
A ms cobra e Java é razoavelmente melhor…,os caras precisam
tirar alguma vantagem,eles fazem o que?Tiram os profissionais
que mechem com Java nao deixando outra alternativa a nao ser
pegar .net e adotar como ling. mae dos aplicativos…
Puta que pariu,pensei que a sindrome ms de onde eu moro
era um caso isolado,parece que os fdps querem infectar todo canto
com isso…

Sinceramente, não acho que as faculdades se renderam à microsoft. Ela tem uma parcela dominante do mercado e está com uma política agressiva de disseminação de suas ferramentas. E outra, .Net, que eu me lembre, é gratuito tal qual o Java mas não há ferramentas gratuitas para o mesmo. (Bem, na verdade há, mas é limitada).

Infelizmente, não há como ensinar conceitos de programação, utilizando uma linguagem, sem ensinar a utilizar a linguagem.
Quando fiz minha faculdade, a linguagem mandatária foi C (C++ foi apenas no último ano). Java mesmo, aprendi por conta e por escolha própria.
O mesmo valeu para base de dados que foi Oracle, mas antes do professor ensinar Oracle, deu uma porrada de conceituações de Modelagem de Banco de Dados relacional que carrego até hoje e, qq que seja o SGBD usado, os conceitos se mantém inalterados, o que muda é como implementar.

[quote=fabiocsilva]O problema de adotar as ferramentas da Microsoft é que elas rodarão onde mesmo, onde, onde? Isso: no Windows. Isso é um problema? Sim, é um problema grande. Primeiro porque mesmo pagando um valor promocional ou até mesmo simbólico, esse valor poderia ser revertido em infra-estrutura ao invés de licenças. E segundo é que obviamente isso vai limitar seu contato com ferramentas concorrentes(que em muitos casos são melhores). Pra quem é ingênuo de achar que Linux e Windows caminhariam lado a lado, é claro que a Microsoft tenta impedir via contrato a adoção de concorrentes. Por um acaso isso até aconteceu na faculdade em que estudei: instalaram Windows em todos os laboratórios do departamento de Ciências Exatas e da Terra. Anteriormente rodavam linux(na época um connectiva) para Windows. Isso é ridículo.[/quote]Para você pode ter parecido ridiculo, porém, muitos usuários simplesmente não se adaptam ao linux por falta de saber como utilizá-lo.