As fontes dos textos são instaladas junto à aplicação? Qual é melhor: mysql ou Java DB?

Oi pessoal,

acontece o seguinte, estou criando aqui um formulário simples de cadastro de empresas e de funcionários, e gostaria de deixá-lo com uma aparência mais gostosa de se olhar…
Então, resolvi usar uma fonte mais bonita do que o basicão dialog12:

é igual em html, que precisa ter a fonte instalada no pc, senão ele usa a fonte padrão?
Tenho que deixar o arquivo das fontes dentro do .jar e setar da classe para ele?
Como está sendo feito hoje em dia? LibreOffice é Java puro, e não usa dialog12…

E mais uma coisa: vou precisar de um banco de dados…

Se usar mysql, a máquina em que eu instalar meu software vai precisar ter mysql instalado, tem como eu evitar essa condição?
Seria melhor eu usar Java DB, que já é uma classe própria do Java?
Qual solução está sendo usada por padrão hoje em dia?
Se eu portabilizar o mysql, posso usá-lo junto ao software. É seguro?

Não quero fazer todo um percurso, descobrir devia ter feito de outro modo e fazer manobras num código grande!

Valeu desde já, pessoal!

[quote=lucasribeiro]
é igual em html, que precisa ter a fonte instalada no pc, senão ele usa a fonte padrão?
[/quote]É

Isso pode ser feito mas não é tão trivial assim de fazer. Basicamente você precisa criar uma fonte a partir de um “resource stream”.

[quote]
Como está sendo feito hoje em dia? LibreOffice é Java puro, e não usa dialog12…
[/quote]Conversa. Ele é quase inteiro em C++; alguma coisinha é Java.

Alguma máquina na rede em que seu programa estiver instalado deve ter o MySQL. Seu programa é multi-usuário?

Depende do que você quer fazer, é claro.

Um exemplo do que eu falei (botar uma fonte no .jar) :

http://www.java2s.com/Code/Java/2D-Graphics-GUI/Loadfontfromttffile.htm

Seria melhor eu usar Java DB, que já é uma classe própria do Java?

Se seu programa vai ter um acesso apenas por vez, pode usar DerbyDB, HSQLDB, H2, Firebird, … em mode standalone.

Agora, se seu programa tem acesso simultâneo de múltiplos usuários, não será possível usar esses bancos sem instalar o servidor deles. Dai, volta a ter a mesma questão que tinha em relação ao MySQL.

Bezier curve,

O que é um resource stream? Resource é recurso, e stream é fluxo de informação; seria um suporte à renderização das fontes?

Sério! Eu passei pelos arquivos quando estava procurando o ícone das aplicações…

Olha, no site sim. Em modo desktop, não. É melhor usar mysql em tudo, né?

Basicamente, software para cadastro de empresas, disponível como desktop e também online.

Romarcio, “se possível”, pretendo que o desktop seja standalone e portável (em termos né, ainda depende da jvm).
Portabilizar, de preferência, o mysql é uma saída né?
Posso usar o mesmo driver para db portável e para o do pc, com 2 endereços diferentes para o drivermanager?

Pessoal, tá valendo…

[quote]
Posso usar o mesmo driver para db portável e para o do pc, com 2 endereços diferentes para o drivermanager? [/quote]

Acho que depende do banco que escolher. Alguns drives para modo Standalone não são os mesmos para o modo Servidor.

Pessoal, valeu…