As vantagens do Seam?

10 respostas
Grinvon

Estamos começando um novo projeto Java usando richfaces, na verdade esse está sendo o meu primeiro contato real com richfaces, antes disso trabalhei com struts durante um ano e outros frameworks web, além de ter ficado maior parte do tempo com Swing.

Estava vendo um projeto em Seam que uma pessoa da empresa trouxe para nós observármos, mas a princípio não consegue perceber uma vantagem real do seam do que o tradicional richfaces + facelets, já que esse sistema daqui será pequeno, não mais do que uns 40 casos de uso.

Algumas coisas que percebi do seam:

Como sou leigo tanto em richfaces quanto seam, as coisas se tornaram meio obscuras, portanto queria saber quais as reais vantagens, o que vocês observaram que sem o seam daria um puta trabalho para fazer. Obrigado pela atenção.

10 Respostas

Michel_Sancovich

kra, t recomendo dar uma lida em http://www.devmedia.com.br/resumo/default.asp?ed=58&site=6
(Revista Java Magazine nº 58), lá que eu conheci o Seam e até agora só estou desenvolvendo com ele. É muito prático… vc leva segundos para desenvolver o CRUD, é parecido com o Ruby on Rails… vc só precisa do banco de dados que o Seam faz todo o “resto do processo”.

Espero ter ajudado e t+

Luiz_Aguiar

Amigo desculpe mas o Seam esta anos luz de disntância do RoR.

Grivon, se já tem pessoas com bom conhecimentos em Richfaces/JSF na equipe, eu não usaria o Seam. Participei de um projeto que o Seam atrapalhou muito, se fosse em Richfaces apenas, teria tido um resultado bem diferente.

Mas cada caso é um caso, boa sorte.

Michel_Sancovich

está anos luz a frente mesmo, porem eu fiz akela colocacao só para os leitores se situarem na ideia

Grinvon

Michel_Sancovich:
kra, t recomendo dar uma lida em http://www.devmedia.com.br/resumo/default.asp?ed=58&site=6
(Revista Java Magazine nº 58), lá que eu conheci o Seam e até agora só estou desenvolvendo com ele. É muito prático… vc leva segundos para desenvolver o CRUD, é parecido com o Ruby on Rails… vc só precisa do banco de dados que o Seam faz todo o “resto do processo”.

Espero ter ajudado e t+

Obrigado, darei uma olhada.

Grinvon

Luiz Aguiar:

Grivon, se já tem pessoas com bom conhecimentos em Richfaces/JSF na equipe, eu não usaria o Seam. Participei de um projeto que o Seam atrapalhou muito, se fosse em Richfaces apenas, teria tido um resultado bem diferente.

Opa Luiz,

No nosso caso o projeto é pequeno, acredito que não terá mais do que umas 15 telas, e temos o projeto para finalizar até o final de janeiro. Então acho que só o tempo para aprender e ter maturação com o Seam será em vão para esse projeto. Mas mesmo assim não deixarei de estudar e tentar implementar o Seam para projetos futuros, caso ele realmente valha em relação ao tradicional (JSF + Facelets). Mas por enquanto acho que vamos de rich mesmo.

Luiz_Gustavo

Luiz Aguiar:

Opa, tudo jóia Luiz?

Poderia citar algo específico em que o Seam foi problemático?
Aqui na empresa usamos o richfaces com mais frequência, e ele nos é ideal.
Mas já ouvi falar bastante do Seam.

abraços!

Michel_Sancovich

kra tem esse tutorial que é muito bom: http://www.jboss.com/products/seam/SeamHBTools.html

Michel_Sancovich

esse aqui tb é muito bom:

http://www.thescreencast.com/2007/06/jboss-seam-generator-and-eclipse-ide.html

ceduardo.roque

Luiz Aguiar:

Concordo. Só que um dos objetivos de o seam ter sido feito foi fazer frente ao Ruby on Rails (isso eu ouvi esta semana da boca de um cara da JBoss que foi no meu trabalho dar uma palestra sobre o Seam). Tudo bem que ele também disse a pachorra de que o Seam “salvou” o JEE… :idea: ele quase foi expulso da sala… mas afinal, ele era um representante da JBoss…(na verdade, ele era da Red Hat e ficava no projeto do Seam lá)…

E foi o que eu disse pro cara da Jboss sobre o que você falou: O seam funciona bem pra fazer o trivial (CRUD automático a partir dos wizards do eclipse), mas no dia a dia nao é isso que encontramos, não é mesmo? :wink:

Além do que, eu mesmo fiquei fantasiado com a “produtividade” do Seam, mas me sinto mais confortável utilizando RichFaces/Facelets/Faces também. :smiley:

Abraços

ceduardo.roque

faelcavalcanti

na epoca da virada do netbeans, ele começou a trabalhar bastante esta abordagem, com CRUD´s semi-prontos, recursos automatizados, posteriormente hoje algumas coisas prontas como no uso do appfuse ou swing app framework por exemplo.

talvez seja uma estratégia de incentivo a comunidade de forma a explorar o que mais precisam.

Criado 25 de setembro de 2008
Ultima resposta 25 de set. de 2008
Respostas 10
Participantes 6