Sou um programador fervoroso por Java. Porem, sempre estou atento a novas tecnologias, estudando. Nao gosto muito da M$ e suas tecnologias. Sempre critico varias de suas decisoes e estrategias. No entanto, sou da opiniao de que para falar mal tem que conhecer. Por isso sempre estou estudando o mundo windows, suas API’s e plataformas de desenvolvimento. Por isso fui ver qual e que era do ASP.NET
Quando conheci o modelo de programacao MVC para WEB achei uma grande adaptacao, muito bem planejada. Realmente foi um grande salto para a programacao web convencional, tanto que existem inumeros frameworks com suporte a ele, ate em outras linguagens, como coldfusion e ate php.
Ja a M$, desdo inicio de sua tecnologia, foi adepta do modelo baseado em eventos. A API WIn32 eh baseado nesse conceito, o VB usa muito dessa ideia tb. Agora eles conseguiram levar isso para o mundo WEB, atraves do tal de ASP.NET. Tomo a liberdade de transcrever um exemplo disso neste forum java (perdoem-me)
<script runat="server" language="VB">
Sub myAnchor_OnClick(Source As Object, e As EventArgs)
' do something
End Sub
</script>
...
<FORM runat="server">
<A id="myAnchor" runat="server"
OnServerClick="myAnchor_OnClick">
Click</A>
</FORM>
O exemplo nada mais eh que um texto linkado, onde a acao , apos o link ser clicado, eh executado no servidor. Desta forma, todo o tratamento de montar o formulario, simular a acao com um post e simular a acao no servidor eh feito pelo framework do ASP.NET. Criticas a parte, tambem sou muito mais a separacao de logica/apresentacao do MVC. Entretanto gostaria de saber se alguem conhece algum framework que apresente uma solucao semelhante, onde estivesse centrado em html, mas que permitisse um modelo de eventos executado no servidor.
Cheguei ate a dar uma olhada nos frameworks WINGS e ECHO, mas eles me pareceram mais uma adaptacao do SWING, centrado em widgets de interface e usando LayouManagers para posicionamento. Eu queria realmente algo nessa ideia, do runat=server, porem usando HTML mesmo para posicionamento e construcao.
Isso tudo porque realmente, para falar mal, tem que conhecer. Ai em qualquer discussao que tiver um VB looooser, vou poder argumentar: "Ta, se voce gosta de programar orientado a evento, tudo bem, da para fazer isso via JSP tb, basta usar o framework X."