Já trabalhei por um bom tempo com PHP e agora estou trabalhando com Java!
Posso dizer algumas falhas em PHP q já comentei aqui no portal q é a segurança que é muito dependente do SO onde está instalado o servidor… outro problema dele é a transação cliente servidor onde o cliente pede uma requisição para o servidor e a string passada pode ser facilmente retida por qq um, a não ser q se use o protocolo HTTPS ou algum outro tipo de protocolo de segurança, que não é desenvolvido para PHP… apesar de contar com encriptação foda do UNIX não adianta nada se o seu cliente não contém essa encriptação… um ponto muito positivo é que os scripts PHP são muito leves e executam em uma veolocidade mais rápida que JSP/JAVA em um “ambiente CGI” q apresenta algumas falhas de segurança também…
Pontos positivos de Java até onde eu vi é que possuí protocolos como IIOP, SOAP e RMI que são padrões da linguagem, coisa que o PHP não tem, e o servlet que é mais eficiente que o ambiente CGI onde roda os scripts PHP.
De ASP eu não posso falar muita coisa, mas oq agente pode esperar de uma linguagem orientada a eventos e pouca orientação a objeto não é muita oisa no cenário de hoje porém ASP .NET tem crescido muito em rendimento, mas acho que não vai muito longe…
Falar em OO o PHP não possuía um suporte total a OO, sendo q qnd eu modelava os sistemas com a mesma aquitetura que em Java eu perdia muitos objetos pq ele não enxergava em outras camadas, porém isso o deixa mais rápido, pois é uma linguagem estruturada que simula OO.
Bem, é isso oq eu acho, realmente vc pode fazer tudo com PHP, mas tem limitações de segurança como escrevi e Java/JSP é mais evoluído para esses serviços que exijam muita segurança coisa q torna o desenvolvimento em PHP mais complexo, não impossível!
[]'s