AspectJ (AOP)

6 respostas
gulira

Alguem desenvolve usando AspectJ??

Vale apena???

E será que a AOP vai ter um futuro promissor???

Quais suas opinões…

6 Respostas

jmp

Já desenvolvi.

Cada ferramenta (ou paradigma, que seja) acaba tendo seu uso em algum lugar, e com certeza AOP tem destaque.

Depurar software desenvolvido usando AOP é muito, mas MUITO chato;

Link basico: http://citeseer.ist.psu.edu/kiczales97aspectoriented.html

Se voce está perguntando se AOP vai entrar pro “mainstream” minha resposta é: provavelmente não, mas isso não quer dizer que AOP não seja muito importante para evolução de coisas que já existem ou coisas novas que irão aparecer.

É legal aprender, e guardar.

O que foi escrito é opinião pessoal.

C

AOP é bem legal para diversas coisas, como logs simples, transações, segurança, etc. O JBoss tem feito uso de AOP no seu Application Server, inclusive.

Só que nunca usei o AspectJ, prefiro usar o JBossAOP, segue a sintaxe Java, me parece bem simples e suporta anotações.

_fs

Acho uma ótima ferramenta para ter em mãos. Só cuidado para não viciar.

Apenas para dar um exemplo diferente do que sempre dão por aí, no último projeto utilizamos AOP para interceptar métodos marcados com @Remotable. Assim pegamos o objeto que chamou, enviamos para o servidor e o método é executado lá.

E o suporte do Eclipse para AspectJ é lindão.

E

AOP resolve muitos problemas enjoados de OO de forma simples, simples…tem aspectos pequenininhos que parecem mágica.

Acho que AspectJ em si deve acabar pegando, mas talvez daqui a uns 8-10 anos (Java foi criado em 95 e o boom demorou bastante). Mas pelo menos a formalização de um ambiente executável de AOP ajudou a todo mundo enxergar que a idéia é bacana, e agora muitos frameworks implementam algum nível de AOP, como o WebWork, com seus interceptors, por exemplo.

O maior problema de AspectJ, na minha opinião, é a sintaxe. Algumas coisas ficam bem difíceis de serem lidas depois de escritas. Em termos de eficiência, tem melhorado bastante nas últimas versões, com novas técnicas de weaving e tal.

Ah é, e como o lipe falou do AJDT: não use AOP sem uma boa ferramenta…só vai te dar dor de cabeça :wink:

Fabricio_Cozer_Marti

AspectJ5 o o Aspectwerkz uniram suas forças para atender a comunidade AOP, permitindo agora configuração em tempo de execução, o que é realmente vantajoso em termos de produtividade.

Se vai se tornar o futuro acho provável que sim, agora dentro de um projeto, Aspects é como um super-poder dado ao desenvolvedor, deve ser usado com muito cuidado por aqueles que realmente conhecem.

Se eu fosse você não perdia tempo e começava logo a adiquirir o super-poder :stuck_out_tongue: , dê uma olhada aqui: http://www.eclipse.org/aspectj/ , tem uns tutoriais da IBM também que explicam técnicas e conceitos de como usar AOP em diversos contextos.

E

O livro do Laddad é muito bom tb:

AspectJ in Action

Criado 13 de abril de 2006
Ultima resposta 13 de abr. de 2006
Respostas 6
Participantes 6