Assert

Gostaria de saber qual a finalidade do Assert, estou meio confuso.

Ele é usado só na fase de desenvolvimento para depuração ou ele permanece no código?

Permanece no codigo. Voce pode rodar sem as assertions usando o parametro -da da JVM.

assim perfomace e na fase de desenvolvimento… vamos supor que vc tem uma parte do seu codigo… que ele sempre deve ser verdadeiro(true), ai va que algum engraçadinho da sua equipe… mude para false… ai é interessante usar assert, apenas para facilitar a depuração… por exemplo:

  • vc pode uma mensagem de assert - dizendo " a linha 10 foi alterada para false".

pois quando executar com assert habilitada para testar seu codigo… se alguma das assert for false uma exceção ocorre seguida da mensagem(se vc desejar). Eu uso assert nesses caso… é bem legal… cara… mais uma dica:

  • assert nao pode causar efeitos colaterais no seu codigo ,ou seja, seu programa nao pode ter resultado diferentes… com ela habilitado ou desabilitado… ela nao serve para testar condições como if… se vc chegar para seu gerente e dizer… “po na minha maquina funcionava tranquilo” uhauh claro assert tava habilitado hehe

flw! qualquer duvida so gritar… espero ter ajudado :smiley: