Ola amigos, estou com um problema eu tenho minha Class java, que é o managebean, e tenho meu arquivo de interface o .xhtml
mas na hora quando eu associo o evento ao botão do click da erro…
aqui é meu managebean
[code]package com.formulario.bean;
import javax.faces.bean.ManagedBean;
import javax.faces.bean.RequestScoped;
@ManagedBean(name = “loginCadastroForm”)
@RequestScoped
public class PessoaCadastroFormBean {
//Atributos
private String login;
private String senha;
//Metódos Getter
public String getLogin() {
return login;
}
public void setLogin(String login) {
this.login = login;
}
public String getSenha() {
return senha;
}
public void setSenha(String senha) {
this.senha = senha;
}
//Metódo construtor
public PessoaCadastroFormBean() {
}
public String onBotaoSalvarClick()
{
System.out.println("Úsuario logado com sucesso!");
if(login != null && login.length() > 0 && senha != null && senha.length() > 0){
System.out.println("Úsuario logado.: "+login+" - Senha.: "+senha);
}
return null;
}
}
[/code]
Aqui é meu arquivo de interface
[code]
<?xml version = "1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>
<h:head>
<title>Cadastro de Clientes</title>
</h:head>
<h:body>
<h:form id="PageForm">
<center>
<h:outputText value="Bem vindos" /><br/>
<h:outputText value="Sistema de Login JSF 2.0 mais AJAX" /><br/><br/>
<h:outputText value="Login.: " />
<h:inputText id="txtLogin" autocomplete="true" value="#{loginCadastroForm.login}" />
<h:outputText value=" Senha.: " />
<h:inputSecret id="txtSenha" autocomplete="false" value="#{loginCadastroForm.senha}" />
<br/><br/>
<h:commandButton id="btSalvar" value="Logar" title="Clique aqui para Cadastrar." action="#{loginCadastroForm.onBotaoSalvarClick()}" />
<h:commandButton id="btCancelar" value="Cancelar" title="Clique aqui para cancelar." action="#{loginCadastroForm.onBotaoCancelarClick()}"/><br/>
</center>
</h:form>
</h:body>
[/code]
e aqui é a mensagem de erro,
HTTP Status 500 -
--------------------------------------------------------------------------------
type Exception report
description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.
exception
javax.servlet.ServletException: /Cadastro.xhtml @19,89 value="#{loginCadastroForm.login}": Target Unreachable, identifier 'loginCadastroForm' resolved to null
javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:606)
root cause
javax.el.PropertyNotFoundException: /Cadastro.xhtml @19,89 value="#{loginCadastroForm.login}": Target Unreachable, identifier 'loginCadastroForm' resolved to null
com.sun.faces.facelets.el.TagValueExpression.getType(TagValueExpression.java:100)
com.sun.faces.renderkit.html_basic.HtmlBasicInputRenderer.getConvertedValue(HtmlBasicInputRenderer.java:95)
javax.faces.component.UIInput.getConvertedValue(UIInput.java:1030)
javax.faces.component.UIInput.validate(UIInput.java:960)
javax.faces.component.UIInput.executeValidate(UIInput.java:1233)
javax.faces.component.UIInput.processValidators(UIInput.java:698)
javax.faces.component.UIForm.processValidators(UIForm.java:253)
javax.faces.component.UIComponentBase.processValidators(UIComponentBase.java:1214)
javax.faces.component.UIComponentBase.processValidators(UIComponentBase.java:1214)
javax.faces.component.UIViewRoot.processValidators(UIViewRoot.java:1172)
com.sun.faces.lifecycle.ProcessValidationsPhase.execute(ProcessValidationsPhase.java:76)
com.sun.faces.lifecycle.Phase.doPhase(Phase.java:101)
com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.execute(LifecycleImpl.java:118)
javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:593)
note The full stack trace of the root cause is available in the JBoss Web/7.0.13.Final logs.
--------------------------------------------------------------------------------
Alguem me ajuda por favor !!!
Erro
description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.
exception
javax.servlet.ServletException: /Cadastro.xhtml @19,89 value="#{loginCadastroForm.login}": Target Unreachable, identifier ‘loginCadastroForm’ resolved to null
javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:606)
Log de erro do eclipse
[code]15:18:19,389 WARNING [javax.enterprise.resource.webcontainer.jsf.lifecycle] (http-localhost-127.0.0.1-8080-2) /Cadastro.xhtml @18,89 value="#{loginCadastroForm.login}": Target Unreachable, identifier ‘loginCadastroForm’ resolved to null: javax.el.PropertyNotFoundException: /Cadastro.xhtml @18,89 value="#{loginCadastroForm.login}": Target Unreachable, identifier ‘loginCadastroForm’ resolved to null
at com.sun.faces.facelets.el.TagValueExpression.getType(TagValueExpression.java:100) [jsf-impl-2.1.7-jbossorg-2.jar:]
at com.sun.faces.renderkit.html_basic.HtmlBasicInputRenderer.getConvertedValue(HtmlBasicInputRenderer.java:95) [jsf-impl-2.1.7-jbossorg-2.jar:]
at javax.faces.component.UIInput.getConvertedValue(UIInput.java:1030) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIInput.validate(UIInput.java:960) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIInput.executeValidate(UIInput.java:1233) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIInput.processValidators(UIInput.java:698) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIForm.processValidators(UIForm.java:253) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIComponentBase.processValidators(UIComponentBase.java:1214) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIComponentBase.processValidators(UIComponentBase.java:1214) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIViewRoot.processValidators(UIViewRoot.java:1172) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at com.sun.faces.lifecycle.ProcessValidationsPhase.execute(ProcessValidationsPhase.java:76) [jsf-impl-2.1.7-jbossorg-2.jar:]
at com.sun.faces.lifecycle.Phase.doPhase(Phase.java:101) [jsf-impl-2.1.7-jbossorg-2.jar:]
at com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.execute(LifecycleImpl.java:118) [jsf-impl-2.1.7-jbossorg-2.jar:]
at javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:593) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.internalDoFilter(ApplicationFilterChain.java:329) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.doFilter(ApplicationFilterChain.java:248) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.core.StandardWrapperValve.invoke(StandardWrapperValve.java:275) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.core.StandardContextValve.invoke(StandardContextValve.java:161) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.jboss.as.web.security.SecurityContextAssociationValve.invoke(SecurityContextAssociationValve.java:153) [jboss-as-web-7.1.1.Final.jar:7.1.1.Final]
at org.apache.catalina.core.StandardHostValve.invoke(StandardHostValve.java:155) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:102) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.core.StandardEngineValve.invoke(StandardEngineValve.java:109) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:368) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:877) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.coyote.http11.Http11Protocol$Http11ConnectionHandler.process(Http11Protocol.java:671) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint$Worker.run(JIoEndpoint.java:930) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at java.lang.Thread.run(Unknown Source) [rt.jar:1.6.0]
15:18:19,412 ERROR [org.apache.catalina.core.ContainerBase.[jboss.web].[default-host].[/CadastroClientes].[Faces Servlet]] (http-localhost-127.0.0.1-8080-2) Servlet.service() for servlet Faces Servlet threw exception: javax.el.PropertyNotFoundException: /Cadastro.xhtml @18,89 value="#{loginCadastroForm.login}": Target Unreachable, identifier ‘loginCadastroForm’ resolved to null
at com.sun.faces.facelets.el.TagValueExpression.getType(TagValueExpression.java:100) [jsf-impl-2.1.7-jbossorg-2.jar:]
at com.sun.faces.renderkit.html_basic.HtmlBasicInputRenderer.getConvertedValue(HtmlBasicInputRenderer.java:95) [jsf-impl-2.1.7-jbossorg-2.jar:]
at javax.faces.component.UIInput.getConvertedValue(UIInput.java:1030) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIInput.validate(UIInput.java:960) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIInput.executeValidate(UIInput.java:1233) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIInput.processValidators(UIInput.java:698) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIForm.processValidators(UIForm.java:253) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at javax.faces.component.UIViewRoot.processValidators(UIViewRoot.java:1172) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at com.sun.faces.lifecycle.ProcessValidationsPhase.execute(ProcessValidationsPhase.java:76) [jsf-impl-2.1.7-jbossorg-2.jar:]
at com.sun.faces.lifecycle.Phase.doPhase(Phase.java:101) [jsf-impl-2.1.7-jbossorg-2.jar:]
at com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.execute(LifecycleImpl.java:118) [jsf-impl-2.1.7-jbossorg-2.jar:]
at javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:593) [jboss-jsf-api_2.1_spec-2.0.1.Final.jar:2.0.1.Final]
at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.internalDoFilter(ApplicationFilterChain.java:329) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.doFilter(ApplicationFilterChain.java:248) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.core.StandardWrapperValve.invoke(StandardWrapperValve.java:275) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.core.StandardContextValve.invoke(StandardContextValve.java:161) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.jboss.as.web.security.SecurityContextAssociationValve.invoke(SecurityContextAssociationValve.java:153) [jboss-as-web-7.1.1.Final.jar:7.1.1.Final]
at org.apache.catalina.core.StandardHostValve.invoke(StandardHostValve.java:155) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:102) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.core.StandardEngineValve.invoke(StandardEngineValve.java:109) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:368) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:877) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.coyote.http11.Http11Protocol$Http11ConnectionHandler.process(Http11Protocol.java:671) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint$Worker.run(JIoEndpoint.java:930) [jbossweb-7.0.13.Final.jar:]
at java.lang.Thread.run(Unknown Source) [rt.jar:1.6.0]
[/code]
Tem que alterar o faces-config.xml. Coloque isso:
<managed-bean>
<managed-bean-name>loginCadastroForm</managed-bean-name>
<managed-bean-class> com.formulario.bean.PessoaCadastroFormBean</managed-bean-class>
</managed-bean>
Eu coloquei, ficou uma mensagem de erro em cima do managebean dizendo!!
ajuda por favor.
cvc-complex-type.2.4.b: The content of element 'managed-bean' is not complete. One of'{"http://java.sun.com/xml/ns/javaee":managed-bean-scope}' id expected.
<managed-bean>
<managed-bean-name>loginCadastroForm</managed-bean-name>
<managed-bean-class> com.formulario.bean.PessoaCadastroFormBean</managed-bean-class>
<managed-bean-scope>request</managed-bean-scope>
</managed-bean>
Erick, coloquei assim, mas quando eu clico em qualquer um dos botoes , da erro!!
Tou usando a ide eclipse, tá muito dificil de fazer funcionar.
quer que eu poste meu projeto compactado pra você da uma olhada aê?
por favor
15:57:58,940 WARNING [javax.enterprise.resource.webcontainer.jsf.lifecycle] (http-localhost-127.0.0.1-8080-2) /Cadastro.xhtml @18,89 value="#{loginCadastroForm.login}": Target Unreachable, identifier 'loginCadastroForm' resolved to null: javax.el.PropertyNotFoundException: /Cadastro.xhtml @18,89 value="#{loginCadastroForm.login}": Target Unreachable, identifier 'loginCadastroForm' resolved to null
Primeiro, qual a razão pela qual colocou todas as letras em maiúsculo no título do tópico? Se você não sabe, na ética da internet, letras maiúsculas simbolizam gritos e, ninguém que eu conheça, acha legal ter alguém gritando ao seu lado, salvo em shows de rock.
Segundo, se postou, espere respostas. Não adianta cobrar agilidade. Se quer cobrar, pague um funcionário ou consultor.
Terceiro, você está usando annotations, a definição de managedbean não deve ser feita no faces-config.xml. Ou um ou outro, nunca ambos.
Quarto, ao que parece, ele não está conseguindo associar o nome loginCadastroForm com a classe respectiva.
Sugiro o seguinte, crie um método construtor no managedbean e nele coloque um System.out.println(“Instanciando o MB loginCadastroForm”); e veja se essa mensagem é exibida no log do jboss.
Eu poderia orientar a verificar a extensão do arquivo, lib do jsf, mas você está usando JBoss e, creio, não criou um html, mas, um xhtml, senão não ocorreriam erros.
1° Eu não coloquei tudo em maiúsculo para representar gritos, e sim pra da um foco maior esse tópico, isso por que já havia postado 3 tópicos,e ninguem me respondeu, então eu descidi criar esse com as letras maiúsculas, e o teclado é meu e o digito da forma como quizer.
2/ Eu sei que ninguem é obrigado a responder, mas eu posso postar da maneira como eu achar melhor.
3° obrigado pela ajuda, vou verificar…
[quote=joaolenosi]1° Eu não coloquei tudo em maiúsculo para representar gritos, e sim pra da um foco maior esse tópico, isso por que já havia postado 3 tópicos,e ninguem me respondeu, então eu descidi criar esse com as letras maiúsculas, e o teclado é meu e o digito da forma como quizer.
2/ Eu sei que ninguem é obrigado a responder, mas eu posso postar da maneira como eu achar melhor.
3° obrigado pela ajuda, vou verificar… [/quote]
Você não é melhor que ninguém no fórum. Siga as regras, aguarde as respostas.
A grande maioria das pessoas que respondem aqui trabalham e, nem sempre conseguem dispor de tempo para responder.
Não importa se fez com esta ou aquela intenção, o resultado é o mesmo, quem vê entende que quem escreveu é mal educado.
E quando decidir, escreva corretamente:
Descer existe, descidir, não, apenas decidir.
Pode fazer o que quiser, inclusive, resolver o problema sozinho, principalmente se continuar se mostrando afoito, desesperado e infantil, a ponto de não aceitar sugestões para melhorias.
Pois já que o resultado é o mesmo, então eu posto da forma como eu achar mais adequado…
Eu digito da forma como eu quizer, não importa se teve erros órtograficos, o importante é que você entendeu a mensagem que foi transmitida ótario.
Pois já que o resultado é o mesmo, então eu posto da forma como eu achar mais adequado…
Eu digito da forma como eu quizer, não importa se teve erros órtograficos, o importante é que você entendeu a mensagem que foi transmitida ótario.[/quote]
Ih, a filhinha da mamãe tá tendo chilique…
Quem está aqui pedindo penico não sou eu, portanto, o otário aqui é você.
[quote]Ih, a filhinha da mamãe tá tendo chilique…
Quem está aqui pedindo penico não sou eu, portanto, o otário aqui é você. [/quote]
Eu pedindo chilique ? Me poupe, eu apenas criei um tópico pedindo ajuda, e outra se não que ajudar, cai fora do tópico panaca, você não estar vendo que estar acabando com o tópico não ?
Não sei se você descobriu porque estava dando esse erro no seu projeto managebeans… mas no meu projeto eu consegui resolver clicando em cima do projeto com o botão direito e clicando em build project (construir projeto), a partir dai, meu projeto voltou a funcionar normalmente.
Antes eu não tinha notado, pois esta opção estava automático.
Não repara se eu escrevi alguma coisa errada. esta é a primeira vez que posto alguma coisa.