Assunto polemico quantas e quais camadas vcs dividem suas aplicações Web/SE

10 respostas
leonardobhbr

Boa tarde galera seguindo a ideia do topicohttp://www.guj.com.br/java/229983-duvida-programar-em-camadas
e para trocar uma ideia sobre camadas e packages como vcs dividem suas aplicações tanto web tanto desktop?

divisão dos package:

[list]bean[/list]
[list]exceptions[/list]
[list]dao[/list]
[list]daoimpl[/list]
[list]entity[/list]
[list]service[/list]
[list]view[/list]

e camadas

Visão: Tela + Bean
Controller: Framework+Service
Model: Entity+DAO

10 Respostas

rogelgarcia

Costumo dividir assim:

entity (entidades ligadas ao hibernate)
dao
service
controller
view (JSPs)

Basicamente assim… as vezes eu dou uma roubada e faço os controllers acessarem diretamente o dao

As vezes preciso de outras classes… e outros pacotes… mas basicamente… uso dessa forma

A

Para aplicação desktop (stand-alone) talvez você não precise de tudo isso. Recomendaria isso:
entity
dao
service ou domain model (repository)
view (swing)

Você pode usar algum framework para desenvolvimento desktop pra te ajudar entre o a view e o service, como SwingBean, Genesis, Spring RCP ou Swing Application Framework. Se For uma aplicação mais simples pode até deixar de usar isso.

heitormachado

boa essa

x111

divisão dos package:
[list]bean[/list][list]exceptions[/list][list]dao[/list][list]daoimpl[/list][list]entity[/list][list]service[/list][list]view[/list]

Ai você está separando os pacotes pelo que eles represantam para o sofware e não para o dominio! O Ideal separar eles conforme eles se relacionam digamos
[list]dominio.financeiro[/list][list]dominio.cadastro[/list] Digamos que em financeiro entram todas a classes relacionadas a contas a pagar, receber etc.

e camadas

Visão: Tela + Bean
Controller: Framework+Service
Model: Entity+DAO

eu utilizaria:
[list]Infraestrutura (Banco de dados, envio de e-mails, etc) - DAOs e outros.[/list][list]dominio e serviços do domínio - Entity, Objeto Valor, etc[/list][list]Serviços do aplicativo - Beans e outros serviços relacionados a aplicação[/list][list]visualização[/list]
Uma ótima fonte para saber como separar é o livro Domain Driven Design do Evans

x111

amhfilho:
Para aplicação desktop (stand-alone) talvez você não precise de tudo isso. Recomendaria isso:
entity
dao
service ou domain model (repository)
view (swing)

entity -> Entitidade separada do dominio? Entidade sem repositório? Não entendi?
service ou domain model (repository) Também não entendi. Dentro do dominio pode haver vários classes que se enquadram como serviço. O dominio sempre vai existir e os serviços de aplicativo (que são separados do dominio) também de modo que se possa acessar o dominio, senão vai haver uma acoplamento alto ai. O que pode é juntar o serviços de aplicativo com a visualização, ai o acoplamento só entre esses dois pelo menos salva o dominio.

leonardobhbr

x@ndy:
Ai você está separando os pacotes pelo que eles represantam para o sofware e não para o dominio! O Ideal separar eles conforme eles se relacionam digamos
[list]dominio.financeiro[/list][list]dominio.cadastro[/list] Digamos que em financeiro entram todas a classes relacionadas a contas a pagar, receber etc.

dentro dos pacotes por exemplo DAO ai que eu sub-divido no dominio tipo DAO.financeiro o q vc acha

esmiralha

O ideal é quebrar primeiro por conceito de negócio (aggregate root se você usar DDD) e depois por conceito técnico. Dessa forma, você agrupa todas as classes referentes a um mesmo conceito de negócio sob um único pacote e pode implantar apenas esse pacote, caso uma alteração não afete classes de outro pacote.

Classes que mudam juntas, devem ser empacotadas juntas.

x111

Perfeito! Resumiu tudo o que eu queria dizer.

Utilizando o repositório nas entidades do domino você pode criar um pacote de infraestrutura assim para seu DAO perfeitamente, assim você espelha o dominio para sua camada de infraestrutura!
Abstraindo mais eu faria Infraestrutura.Financeiro.DAO.DAOJPA.,
Sendo que dentro de Infraestrutura.Financeiro eu poderia ter outros pacotes relacionados ao dominio não somente a persistência

A

Tomem cuidado com o excesso de encapsulamentos e abstrações! Comece do mais simples e use REFATORAÇÃO sempre. Lembre-se do conceito mestre em desenvolvimento de software: Inspeção e Adaptação

x111

Concordo!

Criado 13 de janeiro de 2011
Ultima resposta 20 de jan. de 2011
Respostas 10
Participantes 6