Asterisk-Java

Senhores,

Estou iniciando o trabalho com esta API e tenho algumas dúvidas básicas:

Para usar o Live API é necessário que eu escreva o script AGI e faça as alterações necessárias no arquivo properties “fastagi-mapping.properties” no meu classpath? Utilizando o LiveAPI ou o ManagerAPI é necessário a existencia deste properties?

Obrigado a todos pela colaboração!!!

Bem, as dúvidas acima já foram sanadas; porém outras surgiram…

Alguém tem algum exemplo de como faço para observar o estado de todos os peers no Asterisk usando a API Asterisk-Java (AMI)?

Alguém trabalha ou já trabalhou com esta API que possa me ajudar?

Obrigado mais uma vez!!!

Tenta com o CommandAction

CommandAction commandAction = new CommandAction("sip show peers");
CommandResponse response = (CommandResponse) c.sendAction(commandAction);
for (String line : response.getResult())
{
     System.out.println(line);
}

da uma olhada na documentação:
http://asterisk-java.org/latest/apidocs/index.html

Estou utilizando a 0.3 e to gostando muito do resultado.

Boa, aqui é um prazer saber que tem pessoas interessadas no assunto.
Sou do RJ e estou inciando no assunto…
Caso os amigos tenham interesse me adicione em seus msn X lista de e-mails para trocarmos conhecimentos refente ao assunto asterisk
msn: valmir.net@hotmail.com
e-mails: valmir@shelter.inf.br - valmir.net@hotmail.com - valmir.jar@gmail.com.

Abraços ao amigos

Olá,

Iniciei o desenvolvimento, consegui estabelecer a comunicação com o Asterisk seguindo a recomendação do amigo acima. Estou agora estudando todos os comandos possíveis, mas tenho algumas dúvidas…

Por exemplo, como faço para ver o estado de um user, tipo, tirou o telefone do gancho, se encontra em uma ligação, entre as outras possibilidades que conheçemos!

Gostaria de, por exemplo, demonstrar esses dados aos usuários de um sistema (tipo CTI) de maneira mais visual, mas observei que as repostas vem, obviamente, em String, manipulação de string é uma saco e pelo que vi o padrão desta resposta pode variar, estou certo?

Por exemplo:

dou o comando “sip show peers” e desejo demonstrar apenas o nr. dos peers em minha interface, supondo que receba isso:

200/João …
201 …
Pedro/pedro …

Ou seja, quem escreveu o dialplan coloca o que bem entender, se não quiser fazer um contexto com o número do ramal pode colocar o nome da pessoa ou qq outra coisa, depois pode colocar o nome do user ou não, e assim por diante.

Talvez seja por isso que, o único CTI que vi até hoje para Asterisk não demonstre nada visual, apenas “imprime” as strings q recebe na tela do usuário…

Mas, voltando ao assunto, alguém pode me dar as dicas para obter as informações q necessito?

Obrigado pessoal!!!

Infelizmente a maioria das repostas estao em plain text, mas para um CTI, sempre vem com um PBX que tem um padrão já definido (dialplan, regras de discagem…)
com isso eles conseguem essas informações, se não tiver um padrão fica muito dificil personalizar uma aplicação assim.

Talvez pode tentar comunicar direto com protocolo SIP, som que também é em plain text, mas é padronizado.

E em relação aos comandos, vc acha ser possível ter acesso àquelas informações que necessito?

Acho que não entendi muito bem o que vc escreveu…

Terias algum exemplo para, por exemplo, pegar o status de um ramal SIP? :twisted:

Valew!!!

Infelizmente eu nao tenho, mas vou dar uma pesquisada pois tambem vou precisar disso.

Se descobrir primeiro que você, vou postar aqui.

Opa, com certeza…vamos conversando a medida que evoluir nosso trabalho, pode ser?

ton-floripa@hotmail.com => meu MSN

Abraço!

pode sim vou add aki

Amigos, alguem possui DOC em portugues com referencia ao assunto?

Vamos trocar ideias tenho um conhecimento bem avançado em Asterisk e telecom , sou gerente de um grande CALL Center a utilizo a plataforma, agora preciso integrar com java AGI , se um dos amigo tiver DOC referente a essa integração e poder me passar agradeço e tb caso algum dos queiram tirar duvidas referente ao asterisk estou aqui.

Boa

Abraços