Estou entrando no ambiente JEE. Pesquisando me deparei com essa dúvida.
Começo a acreditar que dominar o uso de um framework pode gastar mais tempo do que desenvolver uma solução “caseira” para evitar a reescrita de códigos.
Gostaria de receber opiniões a respeito.
Alguém já desenvolveu algo para ajudar na contrução de aplicações web?
Alguém já teve o sucesso esperado usando um framework popular? Que tipo de aplicação foi? Que framework?
Se cada um relatar sua experiência, esse tópico pode ser de grande utilidade aos iniciantes.
Abraços
Até onde o uso de frameworks é produtivo?
2 Respostas
Minha humilde opinião é a seguinte.
Se vc está desenvolvendo uma aplicação padronizada como um produto de uma softhouse específico e que tenha necessidades bem específicas é melhor vc criar uma solução caseira que otimize o trabalho repetitivo.
Pois os frameworks são bem genéricos e como vc disse talvez leve muito tempo para domina-los e eles podem não satisfazer plenamente.
Pode ser uma extensão customizada de uma framework (para não criar a partir do zero), um gerador de código, um conjunto de templates, uma API, etc.
Agora se o framework atende totalmente suas necessiades (como a maioria dos casos) use, mas com senso crítico e não porque apenas estão usando (mesmo que seja um ótimo argumento).
Procure antes entender os fundamentos do J2EE para depois se aventurar em algum framework.
Outra coisa pode ser a imposição da gerencia, por motivos de reaproveitamento de know-how, custo,etc.
Mas dependendo da sua necessidade cria uma solução que melhor lhe convém.
Se for criar soluçao caseira, você vai acabar implementando algo que já está implementado e bem testado por algum framework existente (vulgo reinventar a roda).
A menos que seja algo muito, muito simples (beirando o ridículo da simplicidade), é melhor você usar algum framework existente e estendê-lo. Mas, pensando bem, se o que você vai fazer é tão ridículo de simples, melhor nem fazer em Java…