Até os qualificados serão vítimas de suas próprias criações?

Um artigo do The New York Times escrito por Paul Krugman enfatiza que ter apenas alto nível intelectual com um diploma universitário não é mais garantia de emprego e sucesso, a demanda por este tipo de trabalhador tende a diminuir a medida que softwares inteligentes ocupam espaços onde se exigiam milhares de trabalhadores para realizá-lo, um caso estudado é o da área de direito, para realizar pesquisas, hoje um software faz isto rapidamente e com custos bem reduzidos, tirando o emprego de vários trabalhadores que o faziam, isto é apenas uns dos casos.

Agora vamos pensar na área de TI, hoje aqui o Genexus, Maker e outros software são esnobados e ignorados pela maioria que frequentam este fórum por serem automatizadores de tarefas e gerador de programas, como sabemos, tudo evolui, o que antes se exigia uma grande equipe para gerar uma solução, uma ferramenta destas com os avanços que vem recebendo, certamente com o tempo substituirá e reduzirá drasticamente a necessidade do profissional humano qualificado para realizar tarefas que facilmente estes softwares estariam fazendo, com custos relativamente reduzidos.

O que artigo enfatiza, é que o número de empregos nas pessoas mais qualificadas está sendo reduzido, trabalhos que não exigem nível intelectual aumentam mais do que os que exigem, então dizer que educação de alto nível é sucesso garantido, estamos enganados, portanto não desprezem o Maker, Genexus, podem ser piadas hoje, amanhã poderão estar tirando o seu emprego, viva a automação.

eu entro no catho online, insiro a tag java, escolho Rio De janeiro e todas as vagas que surgem solicitam ao menos que o interessado esteja cursando ensino superior.
pode ser que se torne uma verdade… vai esperar acontecer? ESTUDE!

[quote=Elizeu_Santos]eu entro no catho online, insiro a tag java, escolho Rio De janeiro e todas as vagas que surgem solicitam ao menos que o interessado esteja cursando ensino superior.
pode ser que se torne uma verdade… vai esperar acontecer? ESTUDE![/quote]

Você leu e entendeu a matéria? hoje você digita e tem essa escolha, e depois? Isso é uma tendência que está ocorrendo, se vai atingir esse nicho que é a área de TI, realmente não sei, mas muita coisa já está mudando, Cloud é só o começo, melhor aproveitar o que está dando retorno agora e ficar antenado com o mercado, e não fique só lendo coisas técnicas, economia é importante saber como ela funciona, aliás, tudo está ligado a ela.

isso nao rola com software por que, software é arte…

genexus e afim são muito bons para fazer CRUDS quando começar a complexibilidade a arte entra em cena.

Eu acredito que ainda estamos distantes dessa realidade. E se vier a acontecer, e acredito que vai, só vai servir para elitizar mais ainda o trabalhador qualifcado.
Quanto a TI, concordo com você e acho que a tendência é a automação. E a cada dia estamos criando soluções que facilitem cada vez mais o nosso trabalho. Mas ainda estamos longe de ver geradores de código tirar emprego de programadores humanos.
Quando certas mudanças ocorrerem, teremos que nos adaptar, não tem jeito.

Pessoal,

este assunto é interessante e esta preocupação já existe a bastante tempo.
Complementando esta matéria deem uma olhada em um artigo que li a 4 anos atrás publicado por um professor da facundade onde estudei:

http://www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/projetos/fim-dos-empregos/encruzilhada.htm

:shock:

Concordo plenamente…

[quote=tiagogn][quote]
isso nao rola com software por que, software é arte…
[/quote]

Concordo plenamente…[/quote]
Não somente uma arte, mas uma rica ciência.
Já utilizei o maker, os recursos dele é extremamente limitado, sem falar que ele não é nada personalizado.

[quote=knowledgebr][quote=Elizeu_Santos]eu entro no catho online, insiro a tag java, escolho Rio De janeiro e todas as vagas que surgem solicitam ao menos que o interessado esteja cursando ensino superior.
pode ser que se torne uma verdade… vai esperar acontecer? ESTUDE![/quote]

Você leu e entendeu a matéria? hoje você digita e tem essa escolha, e depois? Isso é uma tendência que está ocorrendo, se vai atingir esse nicho que é a área de TI, realmente não sei, mas muita coisa já está mudando, Cloud é só o começo, melhor aproveitar o que está dando retorno agora e ficar antenado com o mercado, e não fique só lendo coisas técnicas, economia é importante saber como ela funciona, aliás, tudo está ligado a ela.[/quote]

eu li seu comentário. você destorceu a matéria???

Esse tipo de discussão vive inflamando o off-topic. Vira e mexe alguém lê uma matéria como essa, ou pergunta se uma ferramenta automática (JCompany, Rails, etc…), vai fazer com que os programadores passem fome.

Quem quiser realmente perder tempo com isso, procure um dos tópicos abertos.

Esse aqui será trancado.