Olá amigos, não sei se o tópico que eu vou criar já foi aberto ou comentado, mas enfim, vamos lá… Estou estudando Java, e pretendo fazer provas de certificação e tudo mais. Afinal quero trabalhar com isso! Eis que me surgiu a dúvida: Até quando o mercado precisará de profissionais que trabalham com Java? Na verdade não quero dizer que o mercado não precisára de nós, mas será que daqui há dois ou três anos os profissionais de Java serão tão excassos quanto hoje? Afinal há tanta gente estudando Java e tanta gente querendo aprender que às vezes acho que estou caminhando rumo a umas espécie de “Serra Pelada” no fim dos anos 80! Até o ano passado antes de começar a estudar a linguagem, Java era só um lugar com altas ondas, para onde todo surfista sonha em ir. Mas hoje até o meu gerente conhece a linguagem, e se refere a ela como " A linguagem da Portabilidade". Detalhe, ele não entende nada de informática!:shock: Mas e o pessoal que entende? Poderiam estes saturar o mercado rapidamente? :roll: Comentem!!! Até que ponto, posso estar certo?
Até quando precisarão de nós?!
26 Respostas
Com certeza um dia pode saturar o mercado… Mas ae q vem a questão, no mercado tem muito nego q sabe java, mas será q tem nego BOM em java??? Cara q programa java conheco muito, mas bom mesmo conheco 2, isso mesmo 2 num universo grande de pessoas q sabem java…
Mas o problema (qualidade? ) é q a linguagem evolui com as tendencias de mercado e surgimento de novas tecnologias… entao uma cara q sabe java ontem, tem q saber WW hoje a SOA amanha… entao vai ser esse inferno de sempre, se atualizar pro resto da sua vida… Isso é o problema da nossa profissão

hehehe … até que chega a ser interessante o seu questionamento.
Cara, a demanda por um BOM profissional é muito alta e tende a crescer dia a dia.
Agora vamos a uma realidade estatística:
Você vê e sempre verá muitos e cada vez mais pessoas querendo aprender e tentando e tentando, porém, existe um fato comprovado estatísticamente e você pode comprovar isso com o tempo. Cerca de 10% ou menos dessas pessoas que você vê estudando, realmente vão ter paciência e competência para se tornarem programadores. E muitos dos programadores que você conhecer se tornarão Analista ou Gerentes e deixarão de programar, surgindo assim mais vagas.
Não se preocupe, conheco pessoas que programam até hoje em cobol e pelo visto vão se aposentar assim.
Abs.
Eu acredito que por muito e muito tempo.
Ao mesmo tempo que o número de profissionais aumenta, o volume de trabalho e de projetos também aumenta. Outro ponto é que vários países chegam a importar bons profissionais, se países que tem uma estrutura educacional e tecnológica mais sólida que o brasil importam, por aqui ainda existe muito mercado.
O que pode acontecer é o mercado começar a querer mais um determinado tipo de profissional ou metodologia, ou sei lá o que, aí java pode ser que perca mercado (no caso de outra linguagem ser melhor), mas por outro lado nada impede que a própria linguagem mude e acompanhe estas mudanças.
E por último tem muita coisa que foi feita e migrada para java, mesmo que apareçam novas linguagens, vai existir muito código para dar manutenção o pessoal de cobol que o diga, conheço vários que trabalham apenas com isso e várias empresas que não pensam em mudar seus sistemas de cobol (algumas inclusive procuram integrar cobol com java).
vão-se os aneis, ficam os dedos…
Complementando minha mensagem anterior sobre a demanda de profissionais.
Entre em http://www.monster.com/ e pesquise sobre JAVA.
Só nos EUA são mais de 1000 vagas. rsss
Abs
Mesmo que um dia o mercado fique saturado de profissionais java, vc não pode se prender só a ela e sempre aprender coisas novas e serão novos mercados e assim vai.

Mesmo que um dia o mercado fique saturado de profissionais java, vc não pode se prender só a ela e sempre aprender coisas novas e serão novos mercados e assim vai.
![]()
Precisa uma imagem desse tamanho na assinatura ?
Pelo que venho percebendo existem muitos ramos surgindo hoje em dia na tecnologia java, mas principalmente existe necessidade de se bons profissionais, não só em java, mas também em análise, banco de dados, que entenda de algum negócio específico, as exigências estão cada vez maiores.
E não se iluda que java somente vai te garantir boas expectativas daqui a uns 3 anos no máximo. Seja esperto e ‘ágil’ 
![]()
Precisa uma imagem desse tamanho na assinatura ?
É impressão minha ou depois que você virou moderador, se tornou uma pessoa mais chata no fórum? 
O que se percebe é que mesmo com muita gente estudando e apredendo, ou melhor trabalhando com Java é que a cada dia que se passa uma demanda enorme ainda vai existindo, e com certeza não é de agora que Java irá bater as botas.
Se lembre que talvez Java fosse uma das primeiras grandes linguagens linguagens que desse uma portabilidade e extensibilidade muito grande para a sua época, nós temos 3 segmentos de Java, que cada qual é praticamente completamente diferente, e não entanto Java abrange os 3, por isso temos muitos profissionais, pois a linguagem é extensiva e pode-se fazer desde um sisteminha em swing básico, até um sistema web que interage com outro sistema feito em .NET e com +1 sistema feito em swing que por sinal se comunica com PADs que rodam J2ME, e por aí vai.
Duende Macabro? Hal Jordan? Virou forum de gibi agora?
Cara. nao sei se é verdade
quando eu estudava java, esse ano ainda, eu vi varias pessoas, inclusive professores meus que trabalha com java ah um bom tempo, fala que parece que a sun feiz algum tipo de contrato com a IBM algo assim, nao lembro direito, que java tava garantido no mercado, sim garantido por 10 anos ainda. depoi disso só deus sabe… Agora 10 anos é muita coisa, até la ja seaprendeu varias coisas…
Agora falando sobre emprego… seis acha que tem muita gente que programa em java no brasil? acho que tem muita pouca gente que sabe java pra um Brasil…
esses dia mesmo meu professor me falo que na empresa dele precisa de 5 programadores java senio pra receber (4 a 5 mil) e simplesmente nao acha…
Cara to estudando java, ja aprendi jsp, banco de dados, vo fazer uns curso de j2ee, vo tirar certificação mês que vem, quero ta estagiando esse ano ainda… eu frequento varios sites de emprego daqui de Brasilia, no meu ponto de vista acho que está bom, por que todo dia tem varios emprego de Java…
t+
Cara. nao sei se é verdade
quando eu estudava java, esse ano ainda, eu vi varias pessoas, inclusive professores meus que trabalha com java ah um bom tempo, fala que parece que a sun feiz algum tipo de contrato com a IBM algo assim, nao lembro direito, que java tava garantido no mercado, sim garantido por 10 anos ainda. depoi disso só deus sabe… Agora 10 anos é muita coisa, até la ja seaprendeu varias coisas…Agora falando sobre emprego… seis acha que tem muita gente que programa em java no brasil? acho que tem muita pouca gente que sabe java pra um Brasil…
esses dia mesmo meu professor me falo que na empresa dele precisa de 5 programadores java senio pra receber (4 a 5 mil) e simplesmente nao acha…
Cara to estudando java, ja aprendi jsp, banco de dados, vo fazer uns curso de j2ee, vo tirar certificação mês que vem, quero ta estagiando esse ano ainda… eu frequento varios sites de emprego daqui de Brasilia, no meu ponto de vista acho que está bom, por que todo dia tem varios emprego de Java…t+
Cara,
Na boa, antes de se preocupar em aprender Java, você deveria aprender Português...
Entre polêmicas e picuinhas… Vê-se que teremos o tempo que for para trabalhar com Java, talvez a vida inteira. Contudo, o que se ganhará durante este tempo irá diminuir. Isso, é claro, se optarmos por continuar a fazer em dez, apenas o que se faz hoje. Esta é a verdade desse ramo, e não há como fugir disso. Temos que evoluir! Sendo assim, o que nos cabe aprender para darmos esse passo a frente?
Cara,Na boa, antes de se preocupar em aprender Java, você deveria aprender Português…
hehe.
pode ficar tranquilo que o português eu sei…
acho que é costume de jogos, msn etc…
lol
…e virar a proxima geracao da mafia de COBOLeiros.
Se vc quer ser um bom programador e ganhar dinheiro, vc nao pode se atrelar a uma linguagem, ambiente, plataforma ou cor de cueca.
Agora parem de discutir e vao aprender Ruby. 
Se vc quer ser um bom programador e ganhar dinheiro, vc nao pode se atrelar a uma linguagem, ambiente, plataforma ou cor de cueca.
Agora parem de discutir e vao aprender Ruby. ;)
eu não diria ruby, mas sim princípios de metodologi ágil, pode até continuar com java … até tentar mudar um pouco a filosofia
ahahhahha Essa foi boa! Na verdade foi com essa intenção que eu falei isso mesmo. Num tom meio irônico. Essa da mesma cor de cueca foi hilária! Java é show, mas também não quero ser da geração de “Javaleiro” em 2030…
Cara, seguinte:
O mercado SEMPRE terá vagas para BONS profissionais!
Não tema a “concorrência”, porque ela quase sempre é “ficctícia”; Lembra das famigeradas “Relações Candidato/Vaga” dos tempos do Vestibular? Você não concorreu EXATAMENTE com, digamos, dez candidatos para a mesma vaga: um faltou à prova, o outro passou mal na hora H, outros dois estavam com diarréia e ‘arregaram’, outros três estavam despreparados etc.
O mercado, em todas as áreas, sempre teve seus “aventureiros”. Sempre tem um infeliz que aceita fazer o teu trabalho ganhando a metade. Dá vontade de matar um condenado como esse, mas isso não resolveria…
O que você tem a fazer, a meu ver, é mais ou menos o que eu tô fazendo: estudar pelo prazer de aprender e só depois usar o conhecimento adquirido para “fazer dinheiro”; Se liberte da dimensão tempo. Não estou querendo dizer com isso que você não deve ter metas; O que proponho é que você não se martirize por não conseguir aprender “na primeira lida”, nem fique doido para acabar logo o curso.
Procure ver que conhecimentos o mercado pede, e aprenda. Agora conhecimento não é tudo: postura é fundamental. Isso a gente dificilmente encontra nos livros, é mais fácil aprender com outras pessoas. São aqueles “toques” que pedimos para alguém mais experiente nos dar.
No mais, o que posso acrescentar, é te pedir para investir no teu micro. Bota mais RAM nele, compre um disco maior. Mais pra frente, instala o VMWare nele, monta um “servidor virtual” para suas aplicações Java etc. Use a criatividade. Essa tecnologia de virtualização é poderosa, dá pra aprender muito!
Tamo aê, é só chamar.
Concordo, tem uma tonelada de linguagens por aí (tá certo que amamos java). Mas uma amante não vai fazer mal nenhum! (pelo menos nesse caso)
Continue repetindo isso até acreditar…
Até hoje não entendo porque esse pessoal do Ruby não procura encrenca a altura com alguém do seu próprio tamanho, tipo PHP ou Python. Java is way out of your league.
BTW, rosinha, com nome de “rubi”? Sei não hein, isso me parece coisa de homens mais sensíveis.
Thiago, tu ta ciente que já disseram exatamente o mesmo quanto à Java em relação ao Cobol, né? Então, antes de sair despejando pensamentos não-pensados, coisa que tu faz muito por aqui, shut the fuck up, pensa um pouco, e dai sim fala 
Senhores, o texto acima me obriga a fazer um apelo:
DIGA NÃO À LOBOTOMIA.
Hahaha, pessoalzinho xiita não demorou a responder! Não, isso que você disse não aconteceu.
A propósito, por favor reveja toda a “lógica” por trás de tudo que é publicado pelos Rubyzeiros, incluindo nesse fórum, e veja as falhas como por exemplo, como RoR pode contra todo o Java (!?), contagem de “quantas teclas” preciso usar como “coisa boa” (como se “implícito” fosse melhor que “explícito”), comparação com Java usando-se notepad (uma IDE meia boca como o Eclipse já é suficiente para fazer a balança pender para o Java), DSLs são a salvação mas não tenho tool support (esqueça refactoring, suggested fix pelos editores, etc), DSLs são a salvação mas o Unix já foi por esse caminho e não é a coisa mais fácil de se usar, etc.
Acho que qualquer pessoa intelectualmente honesta enxergaria determinadas falhas em todo esse hype. Mas quantos anos já fazem que é assim? Um ano?
Agora eu que farei uma comparação simplista, sabe o Linux? Todo ano tem sido declarado pelos fanboys que será o “ano do Linux no desktop”, isso desde 1998.
Pois é, esse dia nunca chegou. Acho que ruby vai seguir o mesmo caminho, com a diferença que o Linux tem a IBM que o carrega nas costas, quem o Ruby tem?
Thiago, por muito tempo eu também fui contra o Ruby\Rails por causa do Hype.
Daí pensei, “ta tão fazendo um Hype em cima dele exageirado, e daí? Alguma coisa boa deve ter.”
Gastar um tempo razoável estudando Ruby\Rails faz bem. Não é a silver bullet, claro. Mas não deixa de ser uma linguagem boa e um framework muito bom por causa disso.
Digamos que eu sou o anti-xiita. Sempre que eu ver uma manifestação hypesca anti-Java pró-Ruby eu me manifestarei.
Apenas pretendo trazer a razão à discussão, senão não tem graça, os fanboys com sua distorção da realidade ficarão dizendo “amém” e tecendo comentários elogiosos a si próprios.
“Não é a silver bullet, claro. Mas não deixa de ser uma linguagem boa”
Experimenta colocar qualquer linguagem a frente.
“PHP não é a silver bullet, claro. Mas não deixa de ser uma linguagem boa”
“Python não é a silver bullet, claro. Mas não deixa de ser uma linguagem boa”
Parece que é uma opinião “genérica”.