Até que ponto a contratação via PJ é benéfica?

19 respostas
C

Hoje estava conversando com um camarada que trabalhou em um projeto no Rio comigo ha 3 anos.
Estavamos alocados como Pessoa Juridica, ganhando por hora trabalhada por uma “consultoria” em um empresa multinacional.
Ele estava reclamando que desde aquela epoca ele não tinha um aumento no seu valor/hora e que toda vez que ele reclamava do valor para os gerentes da multi, eles se esquivavam dizendo que este assunto era com a consultoria, e quando ele questionava o gerente da consultoria ele esquiva dizendo que não podia fazer nada pois a multi não havia aumentado e ele não abria mão de seus 30%…
Alem disso, não ganha 13 salario, ferias, plano saude, ticket refeicao, vale transporte e nenhum sindicato os protege. hummm, será? será?

Fiquei com pena… 3 anos de desvalorização com essas inflações… e tudo subindo…

Mas parece que essa é uma pratica que anda comum pela area de TI, não???

Eu felizmente sai desse esquema…

Outro dia me disseram que essa pratica de “quarteirização” é ilegal… Uma maneira de sonegar impostos, será?

Oq vc acham?

19 Respostas

C

É triste mas isso acontece, e muito! Na minha opinião, deveria existir um conselho para a Informática, tipo a OAB, ditando ordens e cumprimentos, ou seja, só pode advogar nas maneiras corretas, se entrar na OAB, mas na Informática, qualquer um pode entrar e trabalhar, só é preciso conhecer alguma coisa, e por isso que nós ficamos desvalorizados e sem ordens!!!

:humm:

C

E irmao, primeiramente seja bem vindo ao PJ!!

Bem…
A regulamentacao da profissao para TI ja ta + q na hora d sai ja kra, e isso mesmo q acontece kra, o kra sai com uma mao na frente e outra atras. Tem projetos de leis no congresso nacional pra isso regulamentarizar a profissao, mas n podemos esquecer q o campo d TI e muito, mas muito abrangente, entao fica ainda + dificil d ser elaborada leis!!

BLZ ?? :razz:

R

é bom só pra quem contrata o desenvolvedor… :evil:

M

“Reifel”:
É triste mas isso acontece, e muito! Na minha opinião, deveria existir um conselho para a Informática, tipo a OAB, ditando ordens e cumprimentos, ou seja, só pode advogar nas maneiras corretas, se entrar na OAB, mas na Informática, qualquer um pode entrar e trabalhar, só é preciso conhecer alguma coisa, e por isso que nós ficamos desvalorizados e sem ordens!!!

então qndo eu entrei na faculdade, isso no começo de 2003… itnha um cara ja q tava saindo q tava falando q os caras pretendiam criar essa “OAB” da informatica :), bem sei la, informatica eh um assuto muito longo, nao da pra vc saber direito TD, entao conforme passa o tempo a gente vai aprendendo cada dia mais, dai fica dificil a ideia de constituir um orgao desse padrao
bem eu curti a ideia, mas dai terminariam as certificaçoes ?

eh uma coisa meio dificil :slight_smile:
[]s

C

“MurrayBR”:
“Reifel”:

então qndo eu entrei na faculdade, isso no começo de 2003… itnha um cara ja q tava saindo q tava falando q os caras pretendiam criar essa “OAB” da informatica :), bem sei la, informatica eh um assuto muito longo, nao da pra vc saber direito TD, entao conforme passa o tempo a gente vai aprendendo cada dia mais, dai fica dificil a ideia de constituir um orgao desse padrao

[]s

OAB = Ordem dos Advogados do Brasil

Apenas citei que na Informática deveria existir uma coisa parecida. :wink:

M

quanto é o equivalente de um salario em CLT com um por PJ? 2000 em CLT é tipo 3000 como PJ?

C

Pessoal, mas independente da profissão ser regulamentada ou não, a maioria das empresas estão esquecendo (e abusando) dos direitos do profissional. Atualmente, me parece que a unica forma de contratação temporária legal e amparada pelo MTE, é essa forma de “CLT”, vejam esse link: http://www.mte.gov.br/Empregador/fiscatrab/download/Manual_Terceirizacao.zip

A maioria das empresas de consultoria nem sequer chegam a ter 10% das exigências impostas pelo MTE (ministerio do trabalho e emprego). Elas simplesmente ignoram !!! :cry:

Realmente não sei a relação dos valores entre CLT e PJ… Para mim eles deveriam pagar o que pagam em PJ como CLT !! :grin: (Utopia)

C

E kra, mas esse e o Brasil!! :cry:

M

nesse site tem uma planilha pra fazer a comparação http://www.apinfo.com/
galera eu trabalho atualmente como clt e realmente vc tem uma tranquilidade maior.

entao nao defendendo a maneira q as empresas exploram os q trabalham como consultor mas o q nao foi abordado nesse topico eh a questao dos impostos abusivos q as empresas tem q pagar pra contratar por clt…e nos tbem pagamos o MALDITO IRRF tenho um amigo q trabalha como consultor e faz um esquema q declara como se ele ganhase uns 700 por mes ficando livre do leao…

J

Bom…
isso ai é muito questionável… como CLT vc tem muitas vantagens, como por exemplo, ferias, 13 salario, etc… porem vc ganha um pouco menos, pois a empresa tem muitas dispesas …
Como PJ vc tem regalias como, ganhar mais, poder sempre estar viajando(pra quem gosta) poder ficar em um lugar e ganhar bem por um tempo, mesmo nõa gostando do lugar…

Bom, cada caso eh um caso eh dificil dizer o que eh melhor… se a pessoa quer mais estabilidade, e ficar sossegado no canto dele, CLT com certeza eh a melhor opção… mas se a pessoa gosta de aventuras e tal =) dai eh PJ mesmo…
Mas o cara que vc falaou ali emcima esta a 3 anos na mesma empresa?! aheuiaheiua porra… dai num eh PJ mesmo neh kra… tem que reclamar mesmo hahahaha sei la se isso ja estipula alguma vinculo empregatício, ou não … bah sei la…

bom, é difícil dizer o que é melhor ou não vai de cada um mesmo… Mas noramalmente um PJ fica no máximo 1 ano por ai… varia pra cima ou pra baixo… eh dificil passar disso… o equema de PJ eh que, acabou o projeto, um abraço, ja era… ta desemppregado etc etc…
haeiuaheiuha

Bah, sindicato… não sei até onde é vantajoso…
Só quem fez faculdade eh que podera exercer a profissao?! isso num eh muito justo, tem cada loko que faz faculdade e num sabe nada… e tem gente que num faz faculdade e manja horrores… isso é muito relativo… Bom, não sei se vcs sabem, mas tem zilhoes de sindicatos ja existentes querendo “nos” adotar… sabem quantos profissionais da area de TI existem?! sabe quanto isso renderia pra eles?!
haeiuaheuhaue pois eh…
Nem sempre um sindicato ajuda…

buenas é isso ai!

Abraço!

M

se vcs ganhassem 2000 como CLT, e outra empresa chamasse por 3.500 como PJ, aceitariam?

J

Se ganhasse 2000 como CLT, e ganhasse plano medico odontologico,VT +VR

eu nào largaria não haeiuhaiuehiaueh
ou seja, ainda teria mais 13, mais ferias… Ferias?!? nossa num sei o que eh isso a tanto tempo =\ máximo eh feriadao prolongado na casa dos pais =\

foda bicho!

R

hum. é pra se pensar

como CLT, vc ganha 12 meses de salario + 13º. digamos q ferias pagar contam como um salario extra (tem o abono, né?)
ou seja 14 salarios
sem contar os beneficios

agora, com PJ, 3.500 por mes. em um ano 42.000 reais…
depende se vc quer juntar dinheiro ou viver…

M

“Reifel”:
“MurrayBR”:
“Reifel”:

[]s

eu sei meu caro, mas criando essa organizaçao
nao teria porque você tirar as certificaçoes ja que você é certificado na ordem da informatica do brasil seria um pouco incoveniente :slight_smile: e abrangendo demais!! assim desqualificando a expecializaçao :slight_smile:

C

Eu ja discordo, tp… vc ser filiado a Associacao d TI e uma coisa, ter certificacao e totalmente outra!!!

:razz:

R

“Ratinho”:
Eu ja discordo, tp… vc ser filiado a Associacao d TI e uma coisa, ter certificacao e totalmente outra!!!

:razz:

estou contigo e não abro!

se tivesse uma associação, ela poderia cuidar de partes trabalhistas, etc
nada de ficar ditando regras, impondo barreiras para nós, profissionais, exercermos o nosso trabalho

na minha turma de colégio técnico, sei que de 40 alunos, irão se formar 35, destes, apenas metade são competentes, o resto são um bando de encostos e tenho certeza que tem muita gente que não tem curso algum que manja muito mais do que a outra metade

é injusto estes poderem exercer a profissão sem ter competencia para isso pq tem diploma e os que tem competencia mas não diploma exercerem

se fosse medicina, tudo bem, vc mexe com a vida das pessoas, vc tem que ter um ensino mais específico

mas informatica, o maximo q vc vai causar de dano é falir alguma empresa pow…

J

“MurrayBR”:
“Reifel”:
“MurrayBR”:
“Reifel”:

[]s

nao teria porque você tirar as certificaçoes ja que você é certificado na ordem da informatica do brasil seria um pouco incoveniente :slight_smile: e abrangendo demais!! assim desqualificando a expecializaçao :)

Embora tbm discorde da OAB dos informatas, eu acho que as certificações não seriam desvalorizadas, e nem desmerecidas… continuariam sim, sendo portas para trabalhos, e tendo o mesmo peso que tem hoje…
Porem, uma pessoa com certificaçoes, de todos os tipos nao poderia trabalhar na área por que nao é formada… e não tem a “carterinha da associaçao” … isso sim que eh cagada… =\ quanta gente que não se formou e que é um profissional excelentemente qulificado… tenho um amigo, que não conlcuiu a faculdade, e que hoje, é consultor de uma grande empresa de telecomunicaçoes, e ganha somente uns 12K por mes, fora beneficios! certificado Oracle Developer, Cisco, etc etc etc… e ae, diga pra um cara desse que ele num pde trabalhar pq ele num eh formado…
haeuihaiuehiuah
ele iria rir da sua cara… haiuehaiueha

cya!

O

To de saco cheio desse papinho pra boi dormir de “o pessoal da universidade não sabe nada e o pessoal q não fez universidade sabe mais”.

Sou totalmente à favor de uma regulamentarização da profissão.

O

Juliano Carniel:
“MurrayBR”:
“Reifel”:
“MurrayBR”:
“Reifel”:

[]s

nao teria porque você tirar as certificaçoes ja que você é certificado na ordem da informatica do brasil seria um pouco incoveniente :slight_smile: e abrangendo demais!! assim desqualificando a expecializaçao :)

Embora tbm discorde da OAB dos informatas, eu acho que as certificações não seriam desvalorizadas, e nem desmerecidas… continuariam sim, sendo portas para trabalhos, e tendo o mesmo peso que tem hoje…
Porem, uma pessoa com certificaçoes, de todos os tipos nao poderia trabalhar na área por que nao é formada… e não tem a “carterinha da associaçao” … isso sim que eh cagada… =\ quanta gente que não se formou e que é um profissional excelentemente qulificado… tenho um amigo, que não conlcuiu a faculdade, e que hoje, é consultor de uma grande empresa de telecomunicaçoes, e ganha somente uns 12K por mes, fora beneficios! certificado Oracle Developer, Cisco, etc etc etc… e ae, diga pra um cara desse que ele num pde trabalhar pq ele num eh formado…
haeuihaiuehiuah
ele iria rir da sua cara… haiuehaiueha

cya!

Se o cara é tudo isso não é problema pra ele fazer uma universidadezinha né…

Criado 10 de dezembro de 2004
Ultima resposta 21 de dez. de 2008
Respostas 19
Participantes 9