atenÇÃo todos - sugestÃo de curso - leiam por favor

Karas eu tava querendo da uma idéia pro guj o lance era o seguinte: hj o forum esta subdividido assim.

Índice do Forum GUJ
1- GUJ
1.1 - Assuntos gerais (Off - topic)
1.2 - Artigos e Tutoriais
1.3 - Desenvolvimento do GUJ2.0
2 - JAVA
2.1 - Java básico
2.2 - Java Avançado
2.3 - Interface Gráfica
2.4 - Servlets e JSP
2.5 - J2EE
2.6 - Java Micro Edition
2.7 - Padroes, Arquiteturas e Projetos

pois bem a minha idéia é a seguimte que eles acrescentacem mais um tópico no índice que se chamaria Cursos. ai ficaria assim:

Índice do Forum GUJ
1- GUJ
1.1 - Assuntos gerais (Off - topic)
1.2 - Artigos e Tutoriais
1.3 - Desenvolvimento do GUJ2.0
2 - JAVA
2.1 - Java básico
2.2 - Java Avançado
2.3 - Interface Gráfica
2.4 - Servlets e JSP
2.5 - J2EE
2.6 - Java Micro Edition
2.7 - Padroes, Arquiteturas e Projetos
3 - CURSOS
3.1 - Java básico
3.2 - Java Avançado
3.4 - Servlets e JSP
3.5 - e outros (sugestões)…

isto é acrecentaria outro item ao índice (3 - CURSOS)
Dentro de Cursos teria :
(3.1 - Java básico, 3.2 - Java Avançado, 3.4 -Servlets e JSP, 3.5 - outros …)

vamos supor dentro de Java básico teria:
3.1.1 fundamentos da linguagem
3.1.2 estruturas de condição
3.1.3 estruturas de repetição

dentro de cada item desse os dois primeiros topicos seriam:
anuncio: apostila de como fazer (tópico fixo)
anuncio: exercícios (tópico fixo)

esses dois tópicos os próprios usuários (os que sabem +) preencheriam (poderia ser até com artigos e/ou tutoriais do guj) e o restante ficaria para comentar ou tirar dúvidas ( eu mesmo tenho vários tutoriais e exercícios)

SERIA UM CURSO ON-LINE
C VCS GOSTARAM POSTEM SUAS SUGESTOES, OU ENTÃO MANDEM MSG PRIVADAS PARA MIM OU PARA MEU E-MAIL (javan10@pop.com.br)…valeu

Sei não, n10. Valeu pela sugestão. Mas acho que a idéia do fórum não é ensinar as pessoas, mas tirar as dúvidas e, de vez em quando, dar uns toques sobre como fazer o quê. Para ensinar as pessoas, nós damos preferência aos artigos ou colunas que podem abordar qualquer tema relacionado a Java. Se você ou alguém aqui do fórum estiver interessado em partilhar conosco algum conhecimento relevante, escreva-nos um artigo (veja aqui como fazer) que nós o publicaremos. Além do mais, você corre um sério risco de ganhar vale-livros (eu já ganhei um, antes de ser coordenador do GUJ).
Mas, mais uma vez, obrigado pela sugestão.

Eu acho que a parte de Artigos e Tutoriais ja ajudam bastantes. Alem do mais, tem o forum Tutoriais pra tirar eventuais duvidas. Acho que isso ja ajuda pacas! Mais que isso, so fazendo um curso real, com professor e tudo mais… heheheheh Mas isso em ultimo caso…

Abraços!

Hummm … sinceramente não acho que seja uma boa idéia.

Quer dizer, a idéia é boa mas na prática não rola.

Um curso ao pé da letra exige dedicação do responsável e não acredito que aqui existam pessoas com esse tempo disponível.

Além disso o resultado é duvidoso pois não há comprometimento nem por parte dos possíveis alunos …

Eu respeito a opnião de cada um (realmente daria trabalho + se o pessoal contribuisse era possível) e algumas coisas poderiam ficar redundantes.
Na verdade eu queria era botar os tutoriais e artigos numa ordem (tipo primeiro leia esse artigo depois esse tutorial depois esse, que vc vai se dar bem), seria um passo a passo e teria exercícios, pro cara praticar.

Acho que ficaria dificil administrar tantos foruns…ainda mais foruns de curso…por experiencia propria, forum de cursos realmente é complicado administrar.

ate mais…

Hmmm, nao tem nada impedindo colocar os artigos e tutoriais em ordem de aprendizado… mas nao precisa de um forum pra isso :wink:

Hmmm, nao tem nada impedindo colocar os artigos e tutoriais em ordem de aprendizado… mas nao precisa de um forum pra isso ;)[/quote]

E concordo que essa seria uma EXCELENTE idéia, pois quem entra pela 1ª vez na area de tutoriais fica, digamos, + perdido que cego em tiroteio,hehe. Colocar um ordem lógica na coisa seria muito legal. :smiley:

e os exercícios???..

Quem determina o formato do artigo/coluna é você, não somos nós. Crie artigos para iniciantes e proponha exercícios e nós publicaremos aqui no GUJ com o maior prazer.

O Daniel jah disse tudo…mas concordo com o richardpeder…qto maior o num de fóruns,mais difícil é de se administrar…e sim,os tutoriais deveriam seguir uma ordem de aprendizado…

vcs tem razão, é difícil administrar muitos foruns (quem sabe eu mesmo não bote minha idéia na prática e eu mesmo faça um forum com as minhas idéias… :slight_smile: )…
quanto idéia de fazer um passo a passo eu mesmo mandando os tutoriais ou artigos é q pelas próprias regras do forum eu não posso enviar um artigo ou tutorial q seja feito por outra pessoa :frowning: isso acarreta q eu tenho boas apostilas(algumas iniciantes outras avançadas) que poderiam serem utilizadas para ajudar, só que não posso utiliza-las pq não foi feita por mim… (isso não é obrigar a reinventar a roda naum ?! acho q se não omitisse os autores originais não seria errado, até pq esse site não tem fins lucrativos :wink: )…
Acho q a minha idéia principal era realmente colocar os artigos em uma ordem, só que nisso poderia também ser incluido os tutoriais…
se estou sendo polêmico foi mal…hehehe…

[quote=“n10”]
quanto idéia de fazer um passo a passo eu mesmo mandando os tutoriais ou artigos é q pelas próprias regras do forum eu não posso enviar um artigo ou tutorial q seja feito por outra pessoa :frowning: isso acarreta q eu tenho boas apostilas(algumas iniciantes outras avançadas) que poderiam serem utilizadas para ajudar, só que não posso utiliza-las pq não foi feita por mim… (isso não é obrigar a reinventar a roda naum ?! acho q se não omitisse os autores originais não seria errado, até pq esse site não tem fins lucrativos :wink: )… [/quote]

Se você fosse o autor da apostila e alguém a reproduzisse sem lhe dar os devidos créditos, como você se sentiria? Eu já passei por uma situação parecida e lhe adianto: você se sente muito sacaneado MESMO.

no tópico de Certificação tem bastante posts que servem como exercício.