Boa tarde galera, to com um projeto pequeno aqui onde ele tem um botao INICIAR, como faço para ativar esse botao INICIAR pelo meu teclado apertando por exemplo alt + i.
Desde ja agradeço a todos.
Boa tarde galera, to com um projeto pequeno aqui onde ele tem um botao INICIAR, como faço para ativar esse botao INICIAR pelo meu teclado apertando por exemplo alt + i.
Desde ja agradeço a todos.
Coloca a letra “I” na propriedade mnemonic do seu JButton.
Abraço.
rsrs biro tem como da um exemplo por favor? eu criei os botoes todos pela paleta nao sei como fazer o que vc me falou, se tiver como da um exemplo agradeço d mais!!
seria isso?
jButtonIniciar.setMnemonic(“I”);
opa fuçando aqui eu consegui ficou assim:
jButtonIniciar.setMnemonic(KeyEvent.VK_I);
mas dai uma duvida esse “VK” esta fazendo qual açao pra mim pq dessa forma eu so consigo utilizar com o alt e se eu quisesse somente o “I” teria como?
O parâmetro a ser passado para o método setMnemonic() é um char.
Ficaria assim então:
jButton1.setMnemonic('I');
Desta forma ele adicionaria um sublinhado na primeira letra “I” do texto do jbutton.
Eu desconheço uma forma de acionar o botão sem o ALT, teclando somente o “I”.
hum brigadao biro mas vc sabe me dizer qual a diferença entre os codigos:
jButtonIniciar.setMnemonic('I')
jButtonIniciar.setMnemonic(KeyEvent.VK_I)
setMnemonic (int) é o recomendado; setMnemonic (char) é obsoleto e não deve ser usado.
puts nao entendi entanglement se for um parametro (int) como vou indicar a letra que eu quero?
Dá uma olhada na documentação da classe KeyEvent, a constante VK_I, por exemplo, retorna um int.
Oi,
Como assim? obsoleto?
Tchauzin!
rsrs se vc nao entendeu Lina imagina eu kkk
Oi,
Fui ler a especificação e encontrei: setMnemonic(char) is deprecated.
Motivo:
Porque trata apenas as teclas de caracteres (a-z e A-Z), deixando de fora uma série de outras teclas. (“This method is now obsolete, please use setMnemonic(int) to set the mnemonic for a button. This method is only designed to handle character values which fall between ‘a’ and ‘z’ or ‘A’ and ‘Z’.”)
Estranho, minha IDE não apresentou o mesmo como deprecated.
Tchauzin!
Só para citar.
Existem outras formas de tratar pressionamento de botões:
a) Se você tem um botão, que deve ser pressionado quando o usuário pressionar ENTER, a qualquer momento. Isso é chamado botão padrão. Para defini-lo faça, na construção do seu frame:
getRootPane().setDefaultButton(seuBotao);
b) Se você tiver uma ação, que precisa ser executada assim que uma tecla é pressionada (como os botões de uma calculadora), use um ActionMap e um KeyMap:
http://www.guj.com.br/posts/list/140986.java
c) Se você tem uma tecla, que deve ser ativada quando for pressionada sobre um componente específico, use um KeyListener.