Atribuir valor ao jtextfild e alterar a cor de fundo do jFrame

Olá pessoal estou com uma dúvida fiz um projeto que contém varios campos jtextfilds que serão preenchidos pelo usuário com valores numéricos e depois os valores serão somados. Minha dúvida é o seguinte como atribuir o valor zero(0) para cada textfild mas ao mesmo tempo o valor não aparecer no campo do textfield? nas propriedades do textfield nocampo texto coloquei o valor .0 mas quando tiro o botão soma não faz os cálculos. gostaria de uma orientação pois sou iniciante em java e mais ainda na interface swing. outra coisa não consigo alterar a cor de fundo do jFrame. Vou em propriedades altero a cor de fundo e nada acontece será pq eu não fiz o Frame manualmente?
Obrigado.

Não dá para fazer isso, porque um JTextField aceita apenas Strings.

O correto, no seu caso, é criar um método que recupera o valor numérico de cada JTextField da seguinte forma:

• se o JTextField estiver vazio ou preenchido apenas com espaços, o valor numérico é zero.
  • Senão, ache o valor numérico.

Não fique se preocupando em mudar a cor do fundo do JFrame. Deixe a perfumaria para depois.

package guj;

import java.awt.EventQueue;

public class JFrameRoxo extends JFrame {

/**
     * Launch the application.
     */
    public static void main(String[] args) {
        EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
            public void run() {
                try {
                    JFrameRoxo frame = new JFrameRoxo();
                    frame.setVisible(true);
                } catch (Exception e) {
                    e.printStackTrace();
                }
            }
        });
    }

/**
     * Create the frame.
     */
    public JFrameRoxo() {
        getContentPane().setBackground(Color.MAGENTA);
        setBounds(100, 100, 450, 300);
        setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);

}

}

obrigado pela ajuda, eu estava convertendo o texto do jtextfield em double para fazer as operações e depois convertia para String para retornar o valor o único problema era que eu queria fazer com que não aparece-se nada na jtextfild e mesmo assim ela ficase com valor zero mais vou tentar implementar o método que vc falou já estava pensando em algo parecido vou tentar não sei se consigo mas vou tentar obrigado.