Aew galera…
Estou com uma duvida, pode ate ser besta pra vcs, mais eu nao sei,
tipow, por que em uma classe, os atributos sao declarados como private e os metodos dessa classa sao declarados como public?
valeu ai pela atenção
Aew galera…
Estou com uma duvida, pode ate ser besta pra vcs, mais eu nao sei,
tipow, por que em uma classe, os atributos sao declarados como private e os metodos dessa classa sao declarados como public?
valeu ai pela atenção
A sintaxe de Java é fortemente derivada de C++, que por sua vez é uma linguagem orientada a objeto porém derivada diretamente de C, uma linguagem estruturada.
Na linguagem Smalltalk, 100% orientada a objeto, os atributos são private por padrão e os métodos, públicos. Em Java, por questão de retrocompatibilidade, foram mantidos qualificadores que controlam o acesso, sendo inclusive ampliados. Estes qualificadores, se usados com propriedade, não atrapalham a orientação a objeto. Vejamos alguns idiomas:
public final static int UMA_CONSTANTE = 33;
Torna-se uma constante acessível por todos porém no espaço de nomes da classe onde foi declarado.
public class Aplicacao
{
public int valor;
}
Esta é uma classe de tão alto nível que o uso de um método getValor() em nada contribui para melhorar a legibilidade do código-fonte.
bom cara… posso dizer o seguinte…
em uma classe… vc declara atributos como private quando você não quer que ele seja alterado fora da sua classe… isso ocorre para a segurança… pense na seguinte operação
digamos q vc tem algo como 1 lista, com itens q tem valores… e vc vai e sai colocando itens na lista… a cada item colocado vc soma a um atributo seu… o valor do item…
caso vc deixe este atributo a mostra… alguem pode alteralo de fora da classe… entaum suas contas vão sair erradas… agora c vc usa um método para retirar este valor da classe e entregar pro cara… o cara tem acesso ao valor… mas não pode alteralo… isso é questão de segurança… private / public…
mesma coisa um método… os metodos que o usuario da classe for usar… tem q ser declarados como public… agora métodos q são internos a classe… que fazem operações… q só a classe deve solicitar… devem ser declarador como privados… para que a pessoa não o chame de fora… acidentalmente… ou intencionalmente…
isso dai é só questão de privacidade…