Atributo e Método

2 respostas
M

Aew galera…

Estou com uma duvida, pode ate ser besta pra vcs, mais eu nao sei,
tipow, por que em uma classe, os atributos sao declarados como private e os metodos dessa classa sao declarados como public?

valeu ai pela atenção

2 Respostas

H

A sintaxe de Java é fortemente derivada de C++, que por sua vez é uma linguagem orientada a objeto porém derivada diretamente de C, uma linguagem estruturada.

Na linguagem Smalltalk, 100% orientada a objeto, os atributos são private por padrão e os métodos, públicos. Em Java, por questão de retrocompatibilidade, foram mantidos qualificadores que controlam o acesso, sendo inclusive ampliados. Estes qualificadores, se usados com propriedade, não atrapalham a orientação a objeto. Vejamos alguns idiomas:

public final static int UMA_CONSTANTE = 33;

Torna-se uma constante acessível por todos porém no espaço de nomes da classe onde foi declarado.

public class Aplicacao

{

public int valor;

}

Esta é uma classe de tão alto nível que o uso de um método getValor() em nada contribui para melhorar a legibilidade do código-fonte.

T

bom cara… posso dizer o seguinte…

em uma classe… vc declara atributos como private quando você não quer que ele seja alterado fora da sua classe… isso ocorre para a segurança… pense na seguinte operação

digamos q vc tem algo como 1 lista, com itens q tem valores… e vc vai e sai colocando itens na lista… a cada item colocado vc soma a um atributo seu… o valor do item…

caso vc deixe este atributo a mostra… alguem pode alteralo de fora da classe… entaum suas contas vão sair erradas… agora c vc usa um método para retirar este valor da classe e entregar pro cara… o cara tem acesso ao valor… mas não pode alteralo… isso é questão de segurança… private / public…

mesma coisa um método… os metodos que o usuario da classe for usar… tem q ser declarados como public… agora métodos q são internos a classe… que fazem operações… q só a classe deve solicitar… devem ser declarador como privados… para que a pessoa não o chame de fora… acidentalmente… ou intencionalmente…

isso dai é só questão de privacidade…

Criado 11 de março de 2004
Ultima resposta 11 de mar. de 2004
Respostas 2
Participantes 3