Atributo não enviado ao servidor

Pessoal estou com um probleminha que é o seguinte, tenho uma datatable do primefaces com os registros cadastrados na base de dados, até ai tudo certo os dados estão sendo exibidos certinho na datatable, alem disso tenho uma barra de botões onde para alterar algum registro tenho que seleciona-lo na datatable e clicar no botão para alterar até ai também tudo certo, o problema é que quando clico no botão que chama o método no servidor para alterar o registro o id não é enviado abaixo segue o código que não esta funcionando:

<h:form id="formEditFab">
                    <p:dialog header="Editar Fabricante" widgetVar="dlgEditFab" resizable="false" id="dialogEditFab" modal="true">
                        <h:panelGrid id="pngEdit" columns="2" cellpadding="4" >
                            <h:outputLabel value="Id:" rendered="false"/>
                            <p:inputText value="#{gerenciamentoFabMB.fabricante.idFabricante}" rendered="false"/>
                            <h:outputLabel value="Nome:"/>
                            <p:inputText value="#{gerenciamentoFabMB.fabricante.nome}"/>
                            <h:outputLabel value="Telefone:"/>
                            <p:inputMask value="#{gerenciamentoFabMB.fabricante.telefone}" mask="(99)9999-9999" converter="convertInputTel"/>
                            <h:outputLabel value="Email:"/>
                            <p:inputText value="#{gerenciamentoFabMB.fabricante.email}"/>
                        </h:panelGrid>
                        <p:separator/>
                        <p:commandButton value="OK" actionListener="#{gerenciamentoFabMB.editaFabricante}" update=":formFabricantes:tableFabricantes, dialogEditFab" oncomplete="dlgEditFab.hide();"/>
                        <p:commandButton value="Cancelar" onclick="dlgEditFab.hide();"/>
                    </p:dialog>
                </h:form>

Os campos: <h:outputLabel value="Id:" rendered="false"/> <p:inputText value="#{gerenciamentoFabMB.fabricante.idFabricante}" rendered="false"/> estão com a propriedade rendered="false" porque não quero exibir o id para o usuário, porem o valor do id não esta sendo enviado para o servidor, dai se retirar a propriedade rendered="false" o id é exibido para o usuário e quando clico no botão que é responsável chamar o método para editar os dados o id é enviado para o servidor, alguem sabe porque isso acontece? ou se tem alguma forma de não exibir o id para o usuário mais envia-lo para o servidor?