Atualização BD

9 respostas
Valkyrium

Boa noite galera,
sou novo por aki e nesses eskemas de fóruns (ainda tenhu mtoo q aprender), esse eh o meu 1° post…
Queria parabenizar todos aki por fazer esse site um dos mais renomados fóruns do Brasil.
E espero q eu possa ajudar a galera tbm, qdo eu souber, lógico =P

Bom, vamos a duvida:

Eu tou fazendu téc em informatica e estou começando a bolar meu tcc… Já montei um protótipo que utiliza aplicação java “pura” e usa o H2 como banco de dados… assim fiz uma conexão embedded pra rodar sem problemas lah no curso…
Agora chegou a hora do “vamo vê”, preciso começar a bolar o tcc pra valer…
Pra isso, eu pensei em um sistema onde o usuário terá o aplicativo java (eh um sistema para escolas), e queria q o banco de dados atualizasse sempre, qdo novos registros fossem adicionados ou deletados. Por exemplo, o admin terá acesso para cadastrar os alunos para utilizarem o programa e poderá deletar registros tbm… aí sempre q um registro fosse modificado, isso atualizasse em todos os pcs que utilizam o aplicativo. Então na verdade, seria um banco de dados “universal”, um banco único.
Gostaria de saber se isso eh possivel, e se for, indiquem o melhor caminho para isso…
Programo bem, mas tenho mtoos problemas em banco de dados…

Agradeço a todos desde já,
Qualquer duvida sobre a minha ideia, eh soh dizer aki…

OBS: Desculpe se jah existe outro post com a mesma duvida, eh q como jah explikei, sou meio novo em fóruns ainda … xD

9 Respostas

prog.tiago

Opa cara, boa noite!

Cara, você terá que usar um banco de dados em que todos os micros terão acesso.

Posso estar enganado, mas com bancos de dados embedded isso não é possível.

Você terá que utilizar um MySql da vida, ou similar.

Mas fica tranquilo que se vc nunca utilizou não é nada do outro mundo não.

Qualquer coisa, posta aí e seja bem vindo.

Valkyrium

opaa tiago, brigadão pelas boas vindas… =]
intaum, até onde eu sei, realmente naum vou poder usar o embedded mesmo…
a minha preocupação eh q nesse mesmo protótipo de TCC, eu tentei usar o PostgreSQL… soh q tive mtaas dificuldades pra puxar td certinhu na hora de fazer a aplicação (usar o driver certinhu, junto com a connection e statement)… ainda naum tou mtoo familiarizado com isso.
Mas se tu achar algum tutorial mostrando essa ligação via network, sei lah, eu agradeceria mtoo… Eu jah pesquisei mtoo e naum achei o q eu precisava…
Mas eu tenhu um bom tempo pra isso, tenhu 6 meses pra concluir o TCC…
Por isso peço ajuda de todos q puderem… ^^

prog.tiago

Bom dia,

Então cara, na apostila da caelum FJ 21 tem um passo a passo que vai te explicar muito bem como trabalhar com banco de dados. Nos exemplos vc verá o uso do MySql, no entanto vc aplica esses conhecimentos para a maioria dos bancos com poucas modificações (quase nenhuma) :smiley:

Abraço

Tiago José

Valkyrium

brigadão cara, jah tou começando a ler pra entender mais sobre o assunto…

intaum, eu acabei de encontrar aki no guj, um cara com praticamente a mesma duvida q eu…
mas o cara q respondeu, aconselhou ele a comprar um roteador ou hub pra dexar eles em rede… acha q isso eh necessário??
tem como essa conexão ser sem rede??? apenas pelo ip do servidor, por exemplo…

prog.tiago

Os micros devem ter conexão com o servidor… Isso é fato.
Se o banco tá no servidor, as estações devem ter conexão com o servidor.

Agora se o seu banco MySql está local, você se conectará a ele usando o seu ip local ou simplesmente localhost.

Valkyrium

eu dei uma lida na apostila, mas o foco dela eh aplicação web… eu preciso de aplicação java mesmo… mas ajudou bem o tópico sobre o bd, me ajudou com bastante código q eu naum sabia direito =]
mas vou tentar esclarecer minha dúvida melhor, ae fika mais fácil de tentar me ajudar… xD

olha, eu penso em fazer um aplicativo java para 3 tipos de acessos:
1°) a escola será o admin, onde poderá cadastrar alunos e professores, além de colocar os boletins escolares
2°) os alunos terão acesso apenas para fazer down de matérias postadas pelos professores e suas notas…
3°) os professores poderão fazer upload de matérias, além de postar observações e as notas dos alunos ao final de cada matéria, por exemplo

esse aplicativo terá em todos os pcs da escola (tem uns 6 laboratórios com 40 pcs cada, além dos pcs dos professores), e para isso, preciso de um único banco de dados num servidor para q atualize tudo para todos os aplicativos da escola…

pelo visto, naum vou poder utilizar o h2 como bd, bom, naum sei, pode até ser q dê…
a questão eh o seguinte, eu vou dexar o bd pronto em um pc (por exemplo, aki em casa) e posso pedir pra um amigo meu acessar o aplicativo na casa dele, passando todo o programa pra ele, menos o bd, que fikará no servidor (em casa)…
para isso, eu preciso estar conectado com a máquina do meu amigo para atualizar o bd? ou apenas com o bd aki em casa puxando o meu ip eu consigo??

eu tou me preocupando com isso desde já, pq eu assisti umas apresentações de tcc lah no meu curso da galera q tah terminando o curso no meio do ano, e todos utilizaram um bd ali na hora, conectando em um note pra fazer o programa rodar… eu naum queru q isso aconteça… eu queru mostrar 2 pcs conectando esse mesmo bd sem mtaa dificuldade se possível =P

qualquer duvida sobre a minha ideia, eh soh mandar ae ^^

prog.tiago

esse aplicativo terá em todos os pcs da escola (tem uns 6 laboratórios com 40 pcs cada, além dos pcs dos professores), e para isso, preciso de um único banco de dados num servidor para q atualize tudo para todos os aplicativos da escola…

pelo visto, naum vou poder utilizar o h2 como bd, bom, naum sei, pode até ser q dê…

Mesmo que se dê, não recomendo para múltiplas conexões simultâneas.

a questão eh o seguinte, eu vou dexar o bd pronto em um pc (por exemplo, aki em casa) e posso pedir pra um amigo meu acessar o aplicativo na casa dele, passando todo o programa pra ele, menos o bd, que fikará no servidor (em casa)...

Sim, pode ser, desde que o seu amigo tenha acesso ao seu pc na sua casa, não tem problemas. Acho que vc terá que utilizar o NO-IP para isso.

Qualquer idéia q não tenha ficado clara, posta ae.

Abraço

Valkyrium

eu dei uma olhada nesse no-ip, parece ser bom…
mas naum eh perigoso?? tipo, otros pcs saberem se conectar facilmente ao seu pc…
se for soh isso, fika mtoo simples…
vou fazer um teste com o meu pc e o do meu amigo pra ver se dá certo.
se conseguir achar algum tuto sobre esse no-ip, me dah um toque, please ^^

pow, desde já agradeço mtoo Tiago… jah tah me ajudando bastante =]

prog.tiago

Pode ser um pouco perigoso sim. :evil:

Mas se vc souber configurar bem seu firewall, vc acaba evitando problemas.

Recomendo utilizar o seu banco de dados numa máquina virtual com o NO-IP instalado lá.

Flw e precisando, só postar…

Criado 16 de junho de 2011
Ultima resposta 17 de jun. de 2011
Respostas 9
Participantes 2