Atualização de ComboBox de formulários diferentes

1 resposta
java
Fernando_Ortiz

Pessoal, estou com o seguinte enigma.
Eu tenho um formulário de cadastro de cidades. Onde eu apenas cadastro o nome da cidade.
Meu outro formulário eu cadastro o cliente. No formulário do cliente, no campo da cidade, é um comboBox, onde ele trás as cidades já cadastradas certo?

Porém se uma pessoa vai cadastrar alguém, e não existe essa cidade, eu fiz o seguinte. Coloquei um botão ao lado do comboBox de cidade, esse botao chama o formulário cidade. Quando o formulário cidade é chamado, a pessoa cadastra a cidade.

Eu queria saber se existe uma possibilidade de quando ela “fechar” o formulário de cidade após o cadastro, comboBox que está no formulário de cliente se “atualizar automáticamente”, sem ter a necessidade de fechar e abrir o formulário de cliente.

Já tentei muitas coisas e não consegui, me desculpe pela regra de negócio meio zuada, é que sou bastante leigo ainda, e to aprendendo…

Agradeço desde já!

1 Resposta

RamonPS

As cidades são salvas em um banco de dados?

Se sim, o que você deveria fazer é notificar a classe de cadastro do cliente para que ela atualize os dados do comboBox puxando do banco os dados novamente.
Você poderia fazer criando um método na classe de cadastro de cliente:

public void atualizaCidades(){
    //Aqui dentro lógica para buscar cidades do banco
    //  e inserir na comboBox
}

E na hora de inicializar a classe de cadastro das Cidades passar por parâmetro (no construtor ou em método) a instância da classe de cadastro do cliente. Agora na classe de cadastro de cidades você, logo depois de cadastrar uma cidade, chamar a instância, por exemplo: cadastroCliente.atualizaCidades();

Acredito que essa seja a ideia básica.

Criado 16 de janeiro de 2016
Ultima resposta 16 de jan. de 2016
Respostas 1
Participantes 2