Atualização de Dados no Combo Box - JSF

Boa noite colegas, venho através do fórum do GUJ recorrer a ajuda de vcs! Estou tendo um problema com combo box aninhado em jsf.
É o seguinte tenho 3 combos aninhados em um sisteminha de cadastro de cursos. O primeiro combo refere-se a categoria das especializações tipo graduação, mestrado, mba… conforme a opçao escolhida o segundo combo carrega os dados de cursos relacionados com a opção escolhida, e o terceiro combo é carregadp com as instituições relacionadas ao curso escolhido! Está tudo funcionando corretamente, entretanto houve a necessidade de colocar um link para um formulário para que o usuário cadastre curso ou instituição caso a sua não exista como opção no combo.
Quando o usuário clica em cadastrar nesse formulário as informações são cadastradas corretamente no Banco de Dados e a página conforme meu navigation rules retorna a página dos combos, entretanto a opção não aparece nos combos, sendo a solução escolher outra opção para reenderizar os combos ou dar um refresh! O que não é a solução ao meu ponto de vista a ideal!
Gostaria de contar com a ajuda de vcs para solucionar esse meu probleminha!!!
Estou usando escopo de sessão, e ajax pelos componentes do RichFaces!!!
Grato aguardo pela ajuda de vcs!!!

Kra, nesses casos posto as partes do seu código q estão envolvidas com o problema em questão pq assim fica mais fácil de ajudar. Mas vamos lá…
Como vc disse os seu ManagedBean está no escopo de sessão. Então vc, provavelmente, está carregando os dados nesse bean o q significa q após o término do cadastro esses dados ñ são carregados novamente (isso só se vc foi esperto e usou método @PostConstruct p/ carregar esses dados). Nesse caso o seu problema ñ é com o framework mas com a OO, o JSF só evidenciou isso. Vc pode resolver isso facilmente se vc mover as listas q alimentam os selectItems p/ um outro ManagedBean com escopo de request. Assim eles serão corretamente atualizados quando vc navegar novamente p/ a página dos combos.