Amigos alguem sabe se existe um framework para atualização automatica de projeto??
tenho um projeto web que disponibilizado para alguns clientes (utilizarem em suas redes locais), e precisei fazer uma correcao de bug ou coisa do genero, e possivel fazer os projetos dos clientes se atualizarem automaticamente ou preciso enviar para cada cliente, para o tomcat e atualizar o war?
obrigado
Se a solução for web, vc atualiza o tomcat que todos ja são atualizados. Vc pode usar o Ant.
Se a soluçaõ for desktop, vc pode usar web start para fazer a atualização automática para todos os clientes.
Fernando, a minha duvida não e atualizar o tomcat e sim a minha aplicacao que roda no tomcat… entendeu?
Desenvolvi um sistema web. vou no meu cliente A instalo o tomcat e faco o deploy do meu projeto no tomcat dele, faco isso em mais uns 4 clientes. passa uns 5 meses eu tenho uma atualizacao nesse meu sistema web, e preciso repassar isso para os meus clientes.
preciso ligar para cada um, enviar o .war e pedir para eles fazerem o deploy individualmente em cada tomcat, ou tem como eu disponibilizar isso em um determinado link e o meu proprio sistema fazer isso automaticamente.
[quote=fabioebner]Desenvolvi um sistema web. vou no meu cliente A instalo o tomcat e faco o deploy do meu projeto no tomcat dele, faco isso em mais uns 4 clientes. passa uns 5 meses eu tenho uma atualizacao nesse meu sistema web, e preciso repassar isso para os meus clientes.
preciso ligar para cada um, enviar o .war e pedir para eles fazerem o deploy individualmente em cada tomcat, ou tem como eu disponibilizar isso em um determinado link e o meu proprio sistema fazer isso automaticamente.
[/quote]
De primeira não tem oque fazer. Vc tem que enviar o war para o administrador do tomcat da corporação para ele atualizar.
Mas…existem varias formas de vc tentar contornar essa issue.
-
Se vc tiver acesso remoto a todos os servidores tomcat de todos os clientes…vc pode escrever um robo para propagar esse war para todos os tomcats remotamente. Vc poderia usar o ANT. Tome cuidado com a politica de downtime de cada empresa.
-
Por que criou um tomcat para cada empresa? Não poderia estar todos as empresas usando 1 war? Esse arquitetura se chama Multitenancy - http://en.wikipedia.org/wiki/Multitenancy. É o mais indicado para isso.
-
Vc poderia utilizar virtualização/cloud para gerenciar isso automatizando essa atualização…
E por ai vai…é só pensar um pouco q tem varias opções com seus pros e contras…
O segredo é analisar bem as consequências e tomar a melhor decisão.
Eu tinha pensando em SAAS e tudo mais, porem e complicado os clientes querem o projeto rodando na maquina dele com o banco dele, tudo fechado. entendeu…
bom vou pensar em alguma solução
vlw