Estou com um empasse e não sei como poderia fazer. Eu tenho uma pagina que a qualquer mudança no banco de dados por qualquer usuario a pagina deverá aparecer atualizada no mesmo instante. O problema e que pode acontecer varias mudanças num curto espaço de tempo ou uma unica mudança em um longo espaço de tempo, então eu não queria utilizar javascript para dar refresh na pagina a cada segundo.
Existe alguma maneira de fazer isso atraves do meu servidor para que a cada evento ele atualize a visão e isso seja refletido para o usuario sem ele precisar dar refresh?
conceitualmente é possível sim, embora talvez seja melhor pensar se a aplicação não deveria ser uma aplicação desktop.
Bom, se você acha que precisa ser mesmo desktop, uma idéia é:
usar ajax para chamar um método que verifique o seu modelo (ou o que quer que você esteja querendo ver se foi alterado ou não).
usar as novas Collections e métodos bloqueantes do Java 5 para esse método “ouvir” uma fila de mensagens do que foi alterado.
Estou dizendo as coisas puramente do conceito e nunca fiz isso. Pode ser que tenha algum furo aí e não funcione, mas é uma idéia.
Realmente esperava ler exatamente o que vocês me indicaram, porém não custava tentar procurar uma solução eficente para meu problema.
Eu sei tambem que existe uma solução usando Flex, pq eu já vi aplicações se atualizarem em tempo real com Flex. O meu problema com Flex é o pouquissimo conhecimento; vou demorar demais para aprender o suficiente de Flex.
Enfim … vou manter os olhos nesse topico, quem sabe alguem saca uma carta da manga!