lfpolli:
luidhi,
acho que me expressei mal, afirmei que concordava com o ckornell na questão de que há profissionais que aceitam trabalhar por salários muito baixos e então tem empresas que procuram explorar oferecendo salários cada vez menores, mas isso não é regra geral. Não acho que os valores salariais devem ser definidos com base na lei da oferta e da procura, profissionais de TI não são mercadoria de prateleira para serem tratados dessa maneira.
Concordo com você, mas vivemos num mundo capitalista e neoliberal. Isso é ruim? Não acho… É a forma de se ter oportunidades.
Hoje se pode ganhar dinheiro com Java, SAP (ABAP) e outras.
O futuro, talvez seja RoR. Ou Python/Zope. Daqui a 2 ou 3 anos. Sei lá.
O que importa é não ficar correndo atrás do que já está firmado.
Se você quer ganhar dinheiro, procure nichos onde existe necessidade.
Se fosse começar hoje, começaria com Java? Com certeza não, o mercado já tem bastante gente divididos entre experientes e novatos. Os novatos são a grande massa e brigam por baixos salários.
Os experientes estão em uma posição confortável.
O mercado sempre foi oferta e procura. Hoje a procura é por Java, SAP e Cobol. Amanhã pode ser por Delphi também e RoR. O Java vai ficar cheio de gente.
O que eu acho errado é essa correria atrás de aprender frameworks. Struts, JSF, JDO,Hibernate, VRaptor, Mentaway, Spring, winter, hell, heaven, pqp!!! Não se foca em nada!!! Não aguento mais buzzwords!!!
Se perde 1 mês para gravar um “Hello World” na base de dados e mostrar isso num campo text numa página html… Escalabilidade onde 90% dos sistemas vão morrer legado?
Para que isso?
Acho que a programação vai ficar mais simples, ou seja, vai voltar a se valorizar o código de negócios e não o “preenchedor de hbm.xml” que é o que tem mais hoje.
[]'s