Atualizando campos em XML com JDOM

Seguinte galera, já vou logo dizendo que estou desesperado…

Tenho um programa em java que faz registros de anormalidades.
Quem faz os registros são usuários de de arquivos da ede que registram se há erro em algum deles.

Basicamente os registros são:

A equipe que ocorreu o erro, o indocador e o tipo do erro e ainda uma descrição do erro.

Depois de registrado o erro (estou gravando em XML), esse erro e verificado por 3 auditores que darão pesos pra este erro.

Daí começa meu dilema - inicialmente o arquivo xml é salvo com 3 marcas de verificação em false, quando um verificador faz a avaliação eu tenho que mudar uma marca para true, só que quando faço isso estou gerando outro registro com o mesmo id…

E o que eu quero é atualizar o mesmo registro apenas mudando a marca de false para true.

Já procurei na net por todos os lados, em livros e nada…

Se alguem neste mundo puder me ajudar…segue meu arquivo xml

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?> 4 - Controle de Intervenções 4-Serviço não Satisfatório 4-PÓS 1/12/2008 teste true true [color=red]false[/color] 0 false

[color=darkred]Percebam que o arquivo é atualizado, porém eh regaro outro registro com o mesmo id[/color]

• 4 - Controle de Intervenções 4-Serviço não Satisfatório 4-PÓS 1/12/2008 teste true true [color=red]true[/color] 3 false