Atualizando Chave Primaria

Eu to usando o MySQL e me deparei com o seguinte problema:

Quando eu insiro usuários a chave primaria vai sendo incrementada uma apos a outra, (1, 2, 3, 4…), mas digamos que eu tenha que deletar o 3, ficaria (1, 2, 4…), como eu faria pra colocar os indexes de forma que fossem sequenciais ?

Tomara que eu tenha sido claro e que eu n seja muito chingado se for muito facil…

Valeu pessoal

Ninguem vai te xingar nao… no maximo vai vir um RTFM. :smiley:

Bom, quanto a sua duvida: nunca vi nada assim e penso que voce vai ter que fazer esse controle manualmente.

Agora vem ca: tem certeza de que voce quer fazer isso? Nao faz sentido e acho que voce nao precisa disso… a chave primaria ja existe justamente para isso: identificar de forma unica uma entidade em qualquer instante de tempo. Ja pensou se quando alguem morresse, seu numero de RG fosse reaproveitado? :smiley:

Marcio Kuchma

boa :slight_smile:

É verdade… mas quando comecasse a ficar muito grande poderia ser trabalhoso pra o usuario digitar uns numeros meio loucos…

Na verdade ninguem me pediu isso… foi viagem da minha cabeca num dia q n tem nada p se fazer…

Mai surgiu uma outra duvida… q danado eh RTFM ?

Read The Fucking Manual :mrgreen:

Rafael

hehe escroto :stuck_out_tongue:

[quote=JBoy__]É verdade… mas quando comecasse a ficar muito grande poderia ser trabalhoso pra o usuario digitar uns numeros meio loucos…

Na verdade ninguem me pediu isso… foi viagem da minha cabeca num dia q n tem nada p se fazer…

Mai surgiu uma outra duvida… q danado eh RTFM ?[/quote]

O quão grande vc imagina que sua tabela pode chegar pra a chave que começa de 1 e segue sequenciamente fique grande o bastante pra esses numeros ficarem loucos?

Um milhão? 1000000 aí teria um número no meio que seria 684597
Um bilhão? 1000000000 da mesma forma o numero no meio 789658888

é muito registro heim?

isso em uma tabela, imagino que teu sistema tenha mais outras 20 tabelas com um bilhão de registros, é a média de sistema de médio porte?

20 * 1.000.000.000 = 20.000.000.000

Teu sistema chegaria a esses números?

E mesmo que chegue, os códigos ainda continuam simples.

Além disso tudo vc ainda pode dar ao seu sistema recursos de encontrar os registros sem necessitar de decorar os códigos, por exemplo é mais fácil vc localizar um cliente pelo nome ou pelo código? Ainda mais que o cliente não precisa saber o código dele no sistema.