Atualizando o RichFaces para 3.2 e

....como eu já esperava por problemas, vamos lá.
Atualizei o RichFaces para 3.2 ontem e agora meu datascroller (que funcionava perfeitamente antes) não está mais funcionando. Ao invés disso, está sendo gerado a exceção:

SEVERE: Servlet.service() for servlet Faces Servlet threw exception java.lang.NoSuchMethodError: org.richfaces.component.UIDatascroller.setupFirstRowValue()V at org.richfaces.component.DataScrollerViewPhaseListener.updateScrollers(DataScrollerViewPhaseListener.java:54) at org.richfaces.component.DataScrollerViewPhaseListener.updateScrollers(DataScrollerViewPhaseListener.java:59) at org.richfaces.component.DataScrollerViewPhaseListener.updateScrollers(DataScrollerViewPhaseListener.java:59) at org.richfaces.component.DataScrollerViewPhaseListener.updateScrollers(DataScrollerViewPhaseListener.java:59) at org.richfaces.component.DataScrollerViewPhaseListener.updateScrollers(DataScrollerViewPhaseListener.java:59) at org.richfaces.component.DataScrollerViewPhaseListener.updateScrollers(DataScrollerViewPhaseListener.java:59) at org.richfaces.component.DataScrollerViewPhaseListener.beforePhase(DataScrollerViewPhaseListener.java:68) at javax.faces.component.UIViewRoot.notifyPhaseListeners(UIViewRoot.java:616) at javax.faces.component.UIViewRoot.encodeBegin(UIViewRoot.java:548) at javax.faces.component.UIComponent.encodeAll(UIComponent.java:934) . . .
Sim, eu sei que java.lang.NoSuchMethodError: UIDatascroller.setupFirstRowValue()V quer dizer que o método setupFirstRowValue() não existe, mas, eu baixei o código fonte do rf 3.2 e o método existe sim e está lá. O que eu estou achando mto estranho e sem o menor sentido é o ‘V’ que aparece depois do nome do metodo.
Abaixo segue o meu codigo:

<rich:panel id="panelRegistros" header="Registros"
	style="border-color:#999999; background-color: #f7f7f7; padding:0px; margin:15px;">
	<rich:dataTable id="tabela" width="100%" rows="#{bean.limitePaginacao}" 
		styleClass="tabela"	value="#{bean.dataModelList}" var="linha" 
		headerClass="headerTabela">
		<f:facet name="header">
			<rich:columnGroup styleClass="headerTabela">
				<c:forEach var="componente" items="#{bean.listaComponentes}"
					varStatus="contador">
					<c:if test="#{componente.exibirTabela}">
						<rich:column style="text-align:center">
							<a4j:commandLink id="#{componente.id}" styleClass="link"
								data="#{componente.id}" actionListener="#{bean.filtrar}"
								reRender="tabela">
								<h:outputText value="#{componente.label}"
									styleClass="textoLink"></h:outputText>
								<rich:toolTip value="#{componente.comentario}" layout="block"
									styleClass="tooltip" />
								<c:if test="#{componente.tipoComponente == 5}">
									<rich:spacer width="5px"></rich:spacer>
									<h:outputText value="?" styleClass="textoLink" />
								</c:if>
								<c:if test="#{componente.id == bean.ordena}">
									<rich:spacer width="5px"></rich:spacer>
									<c:if test="#{bean.ascendente}">
										<h:graphicImage url="/imagem/asc_branco.gif"
											title="Ascendente"></h:graphicImage>
									</c:if>
									<c:if test="#{not bean.ascendente}">
										<h:graphicImage url="/imagem/desc_branco.gif"
											title="Descendente"></h:graphicImage>
									</c:if>
								</c:if>
							</a4j:commandLink>
						</rich:column>
					</c:if>
				</c:forEach>
				<rich:column style="text-align:center; width:2%; color:white;">
					<h:outputText value="Alterar"></h:outputText>
				</rich:column>
				<rich:column style="text-align:center; width:2%; color:white;">
					<h:outputText value="Excluir"></h:outputText>
				</rich:column>
			</rich:columnGroup>
		</f:facet>
		<rich:columnGroup binding="#{bean.colunaGrupo}">
			<rich:column style="text-align:center;">
				<h:commandLink id="editar" action="#{bean.editar}">
					<a4j:support event="onclick"									reRender="inserir,filtrar,limparfiltro,salvar,mensagem,#{bean.idComponentes}"></a4j:support>
					<a4j:actionparam id="objetoEditar" value="#{linha}" />
					<h:graphicImage url="/imagem/editar.gif" title="Editar"></h:graphicImage>
				</h:commandLink>
			</rich:column>
			<rich:column style="text-align:center">
				<h:commandLink id="excluir"
					onclick="return confirm('Confirma Exclusão?');"
					action="#{bean.remove}">
					<a4j:support event="onclick" ajaxSingle="true"
reRender="inserir,filtrar,limparfiltro,salvar,mensagem,#{bean.idComponentes}"></a4j:support>
					<a4j:actionparam id="objetoExcluir" value="#{linha}" />
					<h:graphicImage url="/imagem/excluir.gif" title="Excluir"></h:graphicImage>
				</h:commandLink>
			</rich:column>
		</rich:columnGroup>
	</rich:dataTable>
	<h:panelGrid id="panelNavegacao" columns="2" width="100%"
		columnClasses="colunaNavegador,colunaPaginador">
		<h:column>
			<rich:datascroller id="navegador" align="center" for="tabela" renderIfSinglePage="false"/>			 
		</h:column>
		<h:column>
			<h:outputText value="Exibir: "></h:outputText>
			<h:selectOneMenu value="#{bean.limitePaginacao}">
				<f:selectItem itemLabel="10" itemValue="10" />
				<f:selectItem itemLabel="25" itemValue="25" />
				<f:selectItem itemLabel="50" itemValue="50" />
				<f:selectItem itemLabel="100" itemValue="100" />
				<a4j:support event="onchange" reRender="tabela,navegador"></a4j:support>
			</h:selectOneMenu>
		</h:column>
	</h:panelGrid>
</rich:panel>

Também li o manual de referencia da versão 3.2 e não vi nada a respeito de alterações neste componente.
Alguém tem alguma idéia?
Obrigado pela atenção!!

Tb estou com problemas para migrar, porem o meu problema é diferente do seu.
O erro acontece em todos os componentes o qual eu tenho que especificar a largura ou altura, aparece a seguinte mensagem:

org.apache.jasper.JasperException: /index.jsp(24,16) PWC6341: According to the TLD, deferred-value is specified for the attribute height of the tag handler org.richfaces.taglib.SeparatorTag, but the argument for the setter method is not a javax.el.ValueExpression

E a pagina é bem simples assim

&lt;%@taglib prefix="f" uri="http://java.sun.com/jsf/core"%&gt;
&lt;%@taglib prefix="h" uri="http://java.sun.com/jsf/html"%&gt;
&lt;%@taglib uri="http://richfaces.org/a4j" prefix="a4j"%&gt;
&lt;%@taglib uri="http://richfaces.org/rich" prefix="rich"%&gt; 
&lt;html&gt;
    &lt;head&gt;
        &lt;meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8"&gt;
        &lt;title&gt;JSP Page&lt;/title&gt;
    &lt;/head&gt;
    &lt;body&gt;
        &lt;f:view&gt;
            &lt;h:form&gt;
                &lt;rich:separator id="linha" height="2" lineType="dotted"/&gt;<br/>
            &lt;/h:form&gt;
        &lt;/f:view&gt;
    &lt;/body&gt;
&lt;/html&gt;

na documentacao fala que o valor padrão da propriedade height é 6 pixels, se vc tirar esta propriedade ou colocar um valor superior a 6, funciona?

Acho importante esses problemas serem reportados/perguntados no forum oficional do richfaces, assim eles podem rastrear possíveis problemas e corrigí-los o mais rápido.
http://jboss.com/index.html?module=bb&op=viewforum&f=261

Não, nao esta funcionando para qualquer valor acima ou abaixo :?
Se eu tirar a propriedade acontece o seguinte erro:

According to the TLD, deferred-value is specified for the attribute lineType of the tag handler org.richfaces.taglib.SeparatorTag, but the argument for the setter method is not a javax.el.ValueExpression

Ou seja, agora ele reclama que o atributo lineType esta incorreto.
Se eu tirar ae funciona, mas olha só como ficou

<rich:separator id="linha" />

Parece que não estou conseguindo passar parametros nos atributos.
Eu estou glassfish-v2ur1 que ja vem com a implementação do JSF 1.2

Qual servidor de aplicação vc esta usando ?

[quote=Luiz Aguiar]Acho importante esses problemas serem reportados/perguntados no forum oficional do richfaces, assim eles podem rastrear possíveis problemas e corrigí-los o mais rápido.
http://jboss.com/index.html?module=bb&op=viewforum&f=261
[/quote]
Vou postar lá, mas não acho que seja um bug, creio que seja um problema meu de configuração.

tive estes problemas tbm,e simplismente ao reiniciar o servidor sumiram e rodou td certinho

Não, nao esta funcionando para qualquer valor acima ou abaixo :?
Se eu tirar a propriedade acontece o seguinte erro:

According to the TLD, deferred-value is specified for the attribute lineType of the tag handler org.richfaces.taglib.SeparatorTag, but the argument for the setter method is not a javax.el.ValueExpression

Ou seja, agora ele reclama que o atributo lineType esta incorreto.
Se eu tirar ae funciona, mas olha só como ficou

<rich:separator id="linha" />

Parece que não estou conseguindo passar parametros nos atributos.
Eu estou glassfish-v2ur1 que ja vem com a implementação do JSF 1.2

Qual servidor de aplicação vc esta usando ?[/quote]

Estou usando o Apache TomCat 6,0.14 e aqui os menus são dinamicos. Estou criando eles dinamicamente no bean. No meu caso não estou especificando o height. Mas está funcionando.

A aplicação que estou desenvolvendo ainda não está em produção, está tudo rodando na minha maquina. Já reiniciei um monte de vezes mas não adiantou. Agora conversando com vc, estou pensando se não algum novo filter a ser acrescido no web.xml. Vou ver isso agora!!!

[quote=Luiz Aguiar]Acho importante esses problemas serem reportados/perguntados no forum oficional do richfaces, assim eles podem rastrear possíveis problemas e corrigí-los o mais rápido.
http://jboss.com/index.html?module=bb&op=viewforum&f=261
[/quote]

Vou fazer isso, quem sabe alguém lá já achou o problema. valew!!!

também estou com problemas para passar pro 3.2… vou postar lá tmb… se alguém souber algo novo…posta ai…

vc´s ja tentaram excluir o projeto do servidor e exporta-lo novamente,pois no meu foi so isso que fiz,estou usando Jboss so dei um clean nele e o projeto funcionou perfeitamente
flws

[quote=lgweb]vc´s ja tentaram excluir o projeto do servidor e exporta-lo novamente,pois no meu foi so isso que fiz,estou usando Jboss so dei um clean nele e o projeto funcionou perfeitamente
flws[/quote]
E ae Igweb, blz??? Meu projeto ainda não está em produção, está tudo na minha máquina. Como eu faço isso?
Obrigado pela atenção!!

cara mais qual servidor de aplicacao,ou container vc esta usando,pq vc tem que estar usando um senao nao roda msm,vc usa o que tomcat,jboss,glassfish…?

estou usando o tomcat 6.0.14 local, mas ontem a noite eu postei no site do jboss e um cara lá me deu uma dica. Ele disse que eu poderia estar com as bibliotecas da versão antiga e da versão nova. Então quando eu dei um CTRL+SPACE eu observei que só apareciam os componente da versão antiga. Agora, o f…a é que eu já apaguei os .jar da versão 3.1.4 e continua aparecendo só os componentes antigos. Já deletei o tomcat e inseri-o novamente, já exclui todas as lib’s do classpath(inclusive as que não tinham nada a ver) e mesmo sem nenhuma lib no classpath o eclipse continua auto completando com os componentes antigos. Cara, já estou no desespero… se tiver alguma idéia…

valew pela força.

va no diretorio do tomcat onde tem o .war do seu projeto e exclua ele de la, depois exporte o projeto dinovo e reinicie o servidor,meu problema era igual ao seu e foi resolvido assim,e realmente com os jars da antiga versao e da nova nao funciona msm,na lib do tomcat ou em algum outro lugar vc deve ter os jars antigos senao nao iria estar carregando no ide,faz isso que te falei eposta ai.
flw t+

ops, blz né?? Bom, ainda não estou gerando .war’s. Estou rodando a aplicação pelo Eclipse 3.3, até já reinstalei o tomcat aqui pra ver se o problema é isso, mas não deu. Valeu Igweb pela boa vontade. Vou continuar fazendo experiencia de apaga aqui e ali até acertar.

Abraços,
rodrigo.

[quote=rdantas] ops, blz né?? Bom, ainda não estou gerando .war’s. Estou rodando a aplicação pelo Eclipse 3.3, até já reinstalei o tomcat aqui pra ver se o problema é isso, mas não deu. Valeu Igweb pela boa vontade. Vou continuar fazendo experiencia de apaga aqui e ali até acertar.

Abraços,
rodrigo. [/quote]

Entao rdantas, tb toh com esse problema…
Jah fiz Clean, Publish e Clean Tomcat work directoru no server Tomcat dentro do Eclipse tb mas ateh agora nada!
C eu conseguir algo te aviso!

Bem, tive problemas parecido, as variaveis do sistema é o problema, principalmento no s.o windows, bem tive que desinstalar tudo e tirar todas vas variaveis, desinstalar o tomcat antigo antes de instalar a nova versão, caso já tenha instalado, tirar a mais velha e depois a mais nova, retire as variaveis do ambiente, faça uma limpa nos arquivos, vê se não ficou nelhuma pasta do tomcat e seus arquivos, depois da limpa geral no seu sistema, não esqueça de fazer o backup sempre!, reinicie e instale a nova versão! bem em um micro deu certo, o outro já estava tão lento e com tanta coisa que formatei a maquina, pois mesmo com esse procedimento não estava dando certo

Eu tive esse mesmo problema nesse final de semana…após muita luta eu consegui resolver :smiley:

Eu fiz algo semelhante com o que alguns colegas sugeriram.

Apaguei do tomcat todas as referências ao meu projeto.

Fiz um clean e depois um publish.

Também dei um clean e depois package(maven) no meu projeto.

Isso resolveu o problema.

Eu uso tomcat 6.0.14 e eclipse 3.3.1.

[]s