Atualizar a página após uma inclusão

6 respostas
lpc

Olá!
Fiz um formulário para cadastro e, abaixo dos campos, estou mostrando os dados que a tabela já possui. Só que após clicar no botão para inclusão, mostro uma mensagem ao usuário dizendo que os dados já foram incluídos e volto para o formulário inicial para nova inclusão. Só que quando volto não consegui mostrar nesta tabela o registro que acabei de incluir (só clicando no botão para atualizar a página ou usando F5). Existe algum comando que, após a inclusão dos dados, já volte o formulário para nova inclusão já atualizado? E neste caso posso deixar de mostrar a mensagem “Dados incluídos com sucesso?”
Agradeço o auxílio!

Paulo

6 Respostas

lpc

Nada?

ASOBrasil

Você está usando algum framework? Como você está fazendo essa volta para a tela com a lista?

ASOBrasil

lpc

Como estou começando, sinceramente ainda não sei usar frameworks. Estou pegando uma dica aqui, uma apostila ali, e vou tentando entender.
Bom, após preencher os campos (text), clico no botão submit, que chama a página inc_Alunos.jsp (código abaixo - um pouco amador mas tá quebrando o galho!):

<sql:update var="res" dataSource="${con}">
    insert into alunos(codAluno, rgAluno, nomeAluno, endeAluno, teleAluno, nascAluno, senhaUser)
    values (<c:out value="${param.codAluno}"/>,
    '<c:out value="${param.rgAluno}"/>',
    '<c:out value="${param.nomeAluno}"/>',
    '<c:out value="${param.endeAluno}"/>',
    '<c:out value="${param.teleAluno}"/>',
    '<c:out value="${param.nascAluno}"/>',
    '<c:out value="${param.senhaUser}"/>')
</sql:update>
<script language='JavaScript'>
    <c:choose>
        <c:when test="${res > 0}">
            alert('Registro incluído com sucesso!');
        </c:when>
        <c:otherwise>
            alert('Registro não incluído!');
        </c:otherwise>
    </c:choose>
    history.go(-1);
</script>

Após a inclusão e a mensagem ‘Registro incluído com sucesso!’, volta para a página de inclusão, onde aparece a tabela com os dados incluídos no banco, sem o último registro incluído.

Caso tenha alguma solução, ficarei grato!
Paulo

ASOBrasil

lpc,

Já que você está começando, seria legal começar da maneira correta. Recomendo a apostila da Caelum (link abaixo), ela é bem didática e tenho certeza que vai te ajudar bastante.

Dica:
O seu último registro não está aparecendo na lista, pois você está utilizando o comando “history.go(-1);”, este não irá carregar a lista atualizada. Só está voltando para a página anterior. Você tem que carregar a lista novamente.

ASOBrasil

lpc

Demorei!
Agradeço a dica da apostila! Já comecei a baixar. Vou estudá-la sim.
Quanto à carregar a página novamente, vou ver se descubro como fazer.

Mais uma vez, valeu!

Paulo

lpc

Consegui! (mais ou menos)

Coloquei <c:redirect url=“Alunos.jsp”/> abaixo de alert(‘Dados incluídos…’) e agora, após a inclusão, já aparece o formulário, com um novo código, os campos limpos para nova inclusão, o novo registro na tabela. Só a mensagem de Dados incluídos com sucesso que ??? sumiu. Mas tudo bem, tá melhor que antes.

Valeu!

Paulo

Criado 26 de maio de 2007
Ultima resposta 29 de mai. de 2007
Respostas 6
Participantes 2