Atualizar apenas componente do datagrid (JSF 2.0 + Primefaces)

Boa noite a todos. É o seguinte, estou com um problema que não consigo solucionar. Tenho um poll e um datagrid. O poll fica indo ao meu managed bean de 1 em 1 segundo atualizando a lista que preenche o datagrid e consequentemente atualiza o datagrid. Nesse datagrid tenho algumas informações e um ícone definindo o status do registro. Então… gostaria de poupar ficar recriando o datagrid de 1 em 1 segundo, ou seja, gostaria de atualizar apenas o h:graphicImage. Já coloquei um id no h:graphicImage e esse id no update do p:poll mas não funcionou. Só funciona se eu colocar o id do datagrid no update do poll, o que gostaria de evitar.

Vai um exemplo abaixo…

        <p:poll interval="1" update="imgStatus" actionListener="#{meuManagedBean.meuMetodo}"></p:poll>
        <p:dataGrid id="dataGrid" var="objeto" value="#{meuManagedBean.lista}" columns="6">
            <p:column>
                <p:panel>
                    <f:facet name="header">
                        <h:graphicImage styleClass="imgStatus" id="imgStatus"></h:graphicImage>
                        <h:outputText value="Descrição"></h:outputText>
                    </f:facet>
                    <h:panelGrid columns="1" style="width:100%">                        
                        ... qualquer coisa ...
                    </h:panelGrid>
                </p:panel>
            </p:column>
        </p:dataGrid>

Alguém poderia me ajudar???

ninguém???