Atualizar formulario com PrimeFaces

Olá eu tenho o seguinte botão para navegar entre os registros (primeiro, anterior, proximo e ultimo):
<p:commandButton id="btnPrimeiro" actionListener="#{permissaoController.primeiro()}" update="frmCadastro" icon="fa fa-angle-double-left Fs16 White" />
porem ao clicar no botao ele esta efetuando a validação do formulario e não retorna os valores se eu não preencher o campo obrigatorios. ja tentei utilizar a opcao ajax=“false” porem tbm não resolveu, se eu utilizar o comando:
<h:commandLink id="btnPrimeiro" actionListener="#{usuarioControle.primeiro()}" title="Primeiro" styleClass="btn btn-default"> <span class="glyphicon glyphicon-step-backward"></span> <f:ajax render="@all" /> </h:commandLink>

ele funciona normal sem validar, porem por motivo do layout eu gostaria de utilizar o commandButton do primefaces, teria como?

não compreendi muito bem sua dúvida mas segue abaixo algumas dicas

se o campos estiverem required = true o form será enviado quando os mesmos forem preenchidos, se vc quer pular a fase de validação coloque no p:commandButton a propriedade immediate = true, verifique se vc possui outros forms na mesma pagina, caso sim coloque tb no p:commandButton process = @form

Ola lucciano01, utilitando o immediate=“true” ele não efetua a validação conforme eu gostaria mas ocorre que ele não atualiza os inputText com os valores do banco.

exatamente o immediate pula fase de validação do clico de vida da pagina jsf se retira-lo ele vai verificar todos os campos que estão com a propriedade required = true

se vc quiser atualizar o mesmo formulario -> update = @form

se quiser atualizar outro formulario na mesma pagina - > update = :idDoFormulario