Atualizar o Java no Linux

2 respostas
FranciscoCoelho

Bom dia a todos;

Gostaria de saber de algum poderia me ajudar com uma dúvida que não é muito de Java. Sempre usei o windows e alguns dias eu abandonei o sistema operacional da Microsoft pelo Ubuntu.
Gostaria de saber se alguém sabe me dizer onde eu atualizo a minha JDK, pois quando instalei a JDK pelo Synaptic não veio a última versão.

Fico aguardando uma retorno de algum possa me ajudar;

Abraços…

2 Respostas

Victor_Neves

Colega, quando voce baixa algo do Synaptics voce está pegando um softeware do repositório.
repositório são apenas lugares que possuem softwares para que sua distribuição Linux baixe-os e instale-os sem haver a necessidade de correr riscos baixando-os de lugares não seguros ocasionando uma possível queira do sistema.
as versões que estão nos repositórios são como versões “homologadas” para tal versão do ubuntu, ou seja, são versões onde a possibilidade de dar algum conflito de pacote é baixa…
se voce quer a ultima versão dos updates do java então voce tem que baixar o java do site e instalar voce mesmo.

particularmente, eu não vejo vantagem em ficar atualizando o java só por conta daqueles updates, acho um esforço desnecessário para algo que no final das contas não vai fazer muuuuuuita diferença…

para saber mais: http://wiki.ubuntu-br.org/GerenciamentoDePacotes#head-52852b0580c2a8229e18f699f93657528d4f2a85
como voce é novo no ubuntu, vai dando uma explorada ai: http://wiki.ubuntu-br.org/Documentacao

vinnysoft

Amigo,

Basicamente é assim:

1- Baixe o JDK no site da Sun/Oracle, depois crie uma pasta para a instalação (normalmente é /etc/local) e copie o arquivo para lá.

2- Entre na pasta, execute o comando “chmod +x nome_do_arquivo.bin” (ex: jdk-6u24-linux-x64.bin) para dar permissão de execução ao arquivo. (Os comandos são sem as aspas!)

3- Execute o comando “sh nome_do_arquivo.bin” para rodar o instalador.

4- Para verificar se o JDK foi instalado corretamente, execute o comando “cd /etc/local/<pasta_do_JDK>/bin”, depois “./java -version” , e deverá aparecer a versão do Java.

5- Depois disso, vc tem que configurar as variáveis de ambiente JAVA_HOME e PATH com o caminho do JDK. Para deixar configurado sempre que inicializar o Ubuntu, edite o arquivo /etc/profile e adicione as linhas:

JAVA_HOME=/etc/local/<pasta_do_JDK> (ex:jdk1.5.0_06)
export $JAVA_HOME
PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
export $PATH

6- Reinicie o micro e está configurado o Java!

Espero ter ajudado.

Até +!

Criado 23 de abril de 2011
Ultima resposta 23 de abr. de 2011
Respostas 2
Participantes 3